Connect with us

Internacional

Crise de fome na Etiópia pode ser pior do que as anteriores

Seca, conflito, corrupção: os motivos da crise alimentar no país africano são variados. Etíopes têm ido para a cama com fome, enquanto a distribuição de ajuda emergencial sofre reveses

Em 1985, o músico e ativista Bob Geldof organizou os lendários shows beneficentes Live Aid em Londres e na Filadélfia para arrecadar doações em resposta a uma devastadora crise de fome que durava dois anos na Etiópia.

Quase quatro décadas depois, Geldof talvez precise voltar à ativa e planejar outro evento de tais proporções se as previsões de especialistas em fome na Etiópia se confirmarem. De acordo com o Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas, cerca de 20 milhões de pessoas na Etiópia precisam urgentemente de assistência alimentar.

Um ex-diretor do PMA, que não quis ser identificado, disse à agência de notícias Associated Press que o país está “marchando em direção à fome” mais uma vez.

Em algumas regiões, apenas uma minoria consegue receber ajuda

Getachew Reda, presidente da administração interina da região do Tigré, no norte do país, declarou recentemente que mais de 90% da população da área corria risco de fome e morte. As autoridades do Tigré alertaram sobre uma “fome crescente” que poderia se igualar ao desastre de 1984-85, que custou a vida de centenas de milhares de pessoas.

O governo em Adis Abeba inicialmente tentou ignorar esses relatos e os definiu como “imprecisos”, acusando Reda de “politizar a crise”.

Do conflito à fome

Em 2022, um painel da ONU publicou um relatório acusando o governo da Etiópia de usar “a fome como método de guerra”, entre outras violações de direitos humanos cometidas durante o conflito do Tigré.

Tendo em vista a cada vez maior conscientização sobre a cumplicidade do governo com a fome, o primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, decidiu suavizar seu tom acusatório e divulgou uma declaração conjunta com a ONU na sexta-feira (02/02).

Nela, o primeiro-ministro “associa a situação atual ao fato de as comunidades civis nessa região ainda não terem se recuperado do impacto do conflito”, disse Laetitia Bader, vice-diretora para a África da Human Rights Watch (HRW).

Após anos de combates mortais, o governo agora está reconhecendo discretamente que as pessoas das regiões do Tigré e de Amhara estão enfrentando um novo inimigo: a fome.

“Conflito e seca estão intrinsecamente ligados”

De acordo com os números mais recentes, pelo menos 372 pessoas já morreram em consequência da fome nos últimos seis meses no conflituoso norte do país. A escassez de alimentos se acelerou principalmente devido à guerra na região do Tigré e na vizinha Amara – e a pior seca em décadas no Chifre da África só agravou a situação.

“Não há dúvida de que o conflito e a seca estão neste momento intrinsecamente ligados no norte da Etiópia e contribuem para a devastadora situação de insegurança alimentar lá”, disse Bader à DW.

O persistente estado de insegurança no local, tanto no aspecto político como agrícola, fez com que apenas metade das terras agrícolas do Tigré fosse usada na principal estação de plantio no ano passado, de acordo com a ONU.

Milhares de pessoas foram forçadas a se deslocar como resultado da guerra no Tigré

Na maioria dos casos, apenas cerca de um terço da produção estava aproveitável. Em algumas áreas do Tigré, esse rendimento chegou a 2%.

“Nada do que plantamos [neste ano] resultou em colheita, e agora há fome no país”, disse à DW Fitsum Woldegbriel, do distrito de Atsbi, no leste do Tigré. Ela acrescentou que, em todo o ano de 2023, só viu chuva na província duas vezes.

A senhora de 65 anos disse que nem sabe mais como alimentar sua família. “No passado, quando havia um problema semelhante, você ia a algum lugar e implorava [por algo] para comer. Agora não temos nem mesmo energia para ir.”

Corrupção governamental

O PMA decidiu suspender a ajuda alimentar ao Tigré em março de 2023 após relatos de roubo generalizado de doações de ajuda, especialmente grãos. Em junho, a suspensão foi ampliada para toda a Etiópia em resposta ao desvio contínuo de doações.

“A programação da ajuda alimentar foi interrompida na Etiópia em um momento crítico por muitos meses, enquanto a ONU e o governo dos EUA investigavam as alegações de roubo generalizado de suprimentos de ajuda em todo o país”, disse Bader.

As autoridades norte-americanas disseram acreditar que o roubo de grãos pode ter sido o maior desvio deliberado de grãos da história – quando essas commodities seguem com alta demanda em meio às exportações limitadas da Ucrânia devido à guerra contra a Rússia.

“Obviamente, é essencial que os doadores e a comunidade de ajuda investiguem e tomem medidas contra o roubo de suprimentos de ajuda”, disse Bader. “Mas, ao mesmo tempo, é fundamental que isso não ocorra às custas das muitas pessoas necessitadas.”

Para onde foi a ajuda?

Ainda não está claro quem se beneficiou com o roubo de doações de ajuda. Alguns grupos humanitários culparam os funcionários do governo etíope, enquanto outros apontaram o dedo para os poderosos militares do país.

“Esse é um governo – e as forças que [o primeiro-ministro] supervisiona – que deliberadamente impediu o acesso de civis a alimentos como parte de sua estratégia de guerra na região do Tigré”, disse Bader.

Laetitia Bader, da HRW: Investigação sobre roubo de alimentos não pode impedir que ajuda chegue aos necessistados

Após a descoberta da fraude generalizada, o PMA tomou uma série de precauções para evitar futuros roubos, e retomou parte de sua limitada distribuição de ajuda à Etiópia há apenas seis meses. Os EUA só reiniciaram seu programa de ajuda em dezembro.

Mas um mês depois da retomada das entregas de ajuda pelo PMA e por outras agências de ajuda e governos, apenas uma pequena fração das pessoas no Tigré disse estar recebendo ajuda alimentar.

O Tigray Food Cluster, grupo de agências de ajuda copresidido pelo PMA e que trabalha com autoridades etíopes, anunciou há duas semanas que somente 14% das mais de 3 milhões de pessoas previstas para receber ajuda na região puderam se alimentar.

Crianças mais afetadas

Yosef Gebremichael, enfermeiro infantil na região do Tigré, está preocupado que a fome se torne novamente a maior causa de morte de crianças no país, e disse à DW que a taxa de desnutrição infantil triplicou nos últimos meses.

“Em apenas alguns meses, mais de 80 crianças com desnutrição grave receberam apoio em nosso hospital. E mesmo aquelas que receberam alta do tratamento tiveram que voltar novamente.”

Enquanto isso, na região vizinha de Amhara, a distribuição de ajuda também parece estar sofrendo contratempos, dificultada por uma rebelião desde agosto passado, que, segundo especialistas, está obstruindo as iniciativas das organizações humanitárias no local.

Bader, da HRW, preocupa-se com o fato de que qualquer possível escalada do conflito em Amhara resultaria em mais sofrimento. “As forças do governo e seus aliados restringiram a assistência humanitária, visaram atores humanitários, visaram deliberadamente fontes de alimentos e fontes de subsistência durante todo o conflito [no Tigré]”, disse.

“Homenagem a Abiy é irônica”

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, acaba de retornar de uma recente viagem à Itália, onde recebeu a Medalha Agricola – o maior prêmio concedido pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação.

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed, foi recentemente reconhecido por sua “visão, liderança e compromisso com a segurança alimentar” pela ONU

O órgão da ONU disse que o prêmio reconheceu a “visão, a liderança e o compromisso de Abiy com a segurança alimentar e a nutrição, bem como a busca de soluções inovadoras para a autossuficiência do trigo no contexto de circunstâncias desafiadoras e em rápida mudança”.

“É claro que há uma ironia”, disse Bader, referindo-se à homenagem a Abiy diante do desastre da fome na Etiópia.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE2 horas ago

Procon-JP participa de fiscalização conjunta esta semana para evitar fraudes durante a Black Friday

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Vemos nossa comida como um ato da providência divina de Deus?

CONCURSO E EMPREGO2 horas ago

Especialização x Generalização: Qual caminho seguir no início da carreira?

Internacional2 horas ago

Quem é Yamandú Orsi, o discípulo de Mujica eleito presidente do Uruguai

Saúde3 horas ago

Stalkers: A Obsessão Oculta no Cotidiano

CIDADE3 horas ago

Leo Bezerra assina ordem de serviço de revitalização do Centro de Referência da Juventude, nos Funcionários I

Educação & Cultura3 horas ago

Imortal da APL, escritora Neide Medeiros aborda pluralidade e diversidade no 1º FliParaíba

Educação & Cultura3 horas ago

Funesc abre a exposição coletiva ‘Panapaná Pretitudes’, nesta quarta-feira (27)

Internacional3 horas ago

Guerra no Sudão leva refugiados para vizinho e pobre Chade

Internacional3 horas ago

Argentina denuncia novo cerco à embaixada em Caracas

Internacional3 horas ago

Desastre, calote, desconfiança: as reações à COP de Baku

ESTADO3 horas ago

Procon Paraíba dá início ao último Mutirão de Renegociação de Dívidas do ano realizado em João Pessoa

Politíca3 horas ago

Ruy revela que ministro Haddad assegurou reforço no orçamento para retomada da Operação Carro-Pipa na Paraíba

Esporte3 horas ago

Camila Toscano participa de Circuito nordeste de Voleibol e destaca importância de Guarabira receber evento

Internacional3 horas ago

Entenda por que as relações comerciais entre China e Brasil estão cada vez mais prósperas

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 horas ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA3 horas ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE3 horas ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional3 horas ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional3 horas ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE4 horas ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública5 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional5 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca5 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE5 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário5 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde6 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional6 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário7 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br