Connect with us

Saúde

Zika Vírus: entenda a doença

O QUE É UMA EPIDEMIA?

epidemia acontece quando há o surto de uma doença em diversas regiões. Por surto entende-se o aumento repentino do número de casos da doença em uma região específica, como bairros, por exemplo. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o número esperado pelas autoridades.

Uma epidemia pode ser municipal, quando diversos bairros apresentam o problema, estadual, quando os casos acontecem em várias cidades ou nacional, quando a epidemia ocorre em diversas regiões do país.

Uma epidemia é diferente da pandemia, que é quando a doença se espalha por diversas regiões do planeta, como a pandemia de AIDS, por exemplo. Ela difere também da endemia, isto é, quando a doença ocorre muitas vezes no mesmo local. As doenças endêmicas podem ser sazonais, como a febre-amarela, considerada uma doença endêmica da região norte do Brasil.

Desde 2015 o Brasil passa por uma epidemia de três doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypt.: a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Confira as principais diferenças entre essas formas de vírus e de que forma elas se relacionam com o quadro social e político brasileiro.

O QUE É A DENGUE?

A dengue é uma doença geralmente transmitida através da picada do mosquito Aedes, mas já existem registros de transmissão da doença de forma vertical, ou seja, passada da gestante para o bebê.

infecção por dengue pode ocorrer de forma assintomática ou grave, levando a morte. Os principais sintomas são febres alta, dor de cabeça, dores no corpo e em articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e coceira na pele. A perda de peso, náuseas e vômitos também são sintomas comuns. Na sua forma grave, os sintomas ainda podem ser dor abdominal intensa e sangramento de mucosas.

O QUE É A CHUKUNGUNYA?

Também transmitida pelo mosquito Aedes, a doença foi identificada pela primeira vez no Brasil em 2014. Seus principais sintomas são: febre alta; dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos; dor de cabeça; dores nos músculos; e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos de Chikungunya não apresentam sintoma e a pessoa só pode ser infectada uma vez, ficando imune pelo resto da vida.

O QUE É O ZIKA VÍRUS?

O primeiro caso de Zika Vírus foi identificado em uma floresta de Uganda em 1947, em um macaco que vivia em cativeiro. Posteriormente, casos de seres humanos foram relatados na Nigéria, em 1957, espalhando-se depois para outros países. Durante os anos de 2013 e 2014 o vírus se dispersou rapidamente pela Oceania, Polinésia Francesa, e várias outras localidades.

O principal modo de transmissão do vírus é pela picada do Aedes, e alguns casos recentes indicam que o vírus também pode ser sexualmente transmissível. Os principais sintomas da doença são: febre baixa, dor de cabeça, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Sintomas menos comuns são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômito.

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem os sintomas. Raramente a doença se manifesta de forma grave, mas quando acontece o quadro clínico pode evoluir para óbito, como identificado em novembro de 2015, pela primeira vez.

O Zika vírus pode provocar também a Síndrome de Guillain-barré, uma reação a agentes infecciosos, como vírus e bactérias, que causa fraqueza e paralisia dos músculos.O principal risco da síndrome é quando ocorre o acometimento dos músculos respiratórios, devido a dificuldade para respirar. Nesse caso, a síndrome pode levar à morte, caso não sejam adotadas as medidas de suporte respiratório.

COMO PREVENIR ESSAS DOENÇAS?

Ainda não existem vacinas ou tratamentos específicos para nenhuma das três doenças, e o que pode ser feito são tratamentos para alívio dos sintomas, como uso de medicamentos para controle da febre e da dor. A única forma de prevenir a doença é eliminando o mosquito, através de melhorias nas condições de saneamento e de limpeza, isto porque a falta de saneamento básico, as más condições sociais e a falta de recursos médicos potencializam a disseminação das doenças.

As ações de prevenção ocorrem sobretudo na esfera municipal. Os focos de mosquito devem ser detectados e, quando os moradores não conseguem eliminá-lo, devem acionar a Secretaria Municipal de Saúde. Algumas formas de prevenção podem ser: utilização de telas em janelas e portas, roupas que minimizem a exposição da pele, repelentes e inseticidas, mosquiteiros e, no caso do zika vírus, a prática de sexo seguro.

COMO SURGIU A EPIDEMIA DO ZIKA VÍRUS NO BRASIL?

Não existe um consenso sobre o surgimento da doença no Brasil. Alguns especialistas acreditam que o vírus tenha se manifestado pela primeira vez durante a Copa das Confederações. Outros defendem que o ponto inicial do surgimento da doença foi o Campeonato Mundial de Canoa Polinésia, realizado em agosto de 2014, no Rio de Janeiro. A competição contou com a participação de diversos atletas da Polinésia Francesa e possivelmente, alguns deles estavam contaminados, já que o vírus havia se manifestado no país pouco tempo antes.

Até abril de 2016 , o mosquito Aedes já havia infectado milhares de pessoas, sendo 91 mil casos de Zika, 802 mil de dengue e 29 mil de chikungunya. A grande maioria dos casos aconteceu no nordeste do país. Segundo o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde de São Paulo, Marcos Boulos, o Brasil vive a maior epidemia por zika já registrada no mundo.

Para o especialista, uma das razões do grande número de casos é a falha das prefeituras ao não manter um grupo técnico permanente de controle do vírus. A declaração de Boulos é reafirmada pela diretora da Organização Mundial de Saúde (OMS) Margaret Chan. Para ela, a epidemia do vírus da zika é o preço pago pela falha nas políticas públicas de controle do mosquito Aedes.

Além do impacto da doença na saúde da população, a epidemia de Zika causa também um impacto econômico, devido principalmente aos custos diretos com assistência aos pacientes, aos danos à produtividade e ao impacto com a evasão de recursos, como as perdas com o turismo.

Apesar de ainda não terem sido realizados estudos para estimar o impacto econômico do vírus no Brasil, o Banco Mundial estima que a infecção vai custar aproximadamente US$ 3,5 bilhões em 2016 no cenário mundial e US$ 310 milhões no Brasil.

QUAL A RELAÇÃO ENTRE ZIKA VÍRUS E MACROCEFALIA?

A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada, prejudicando o desenvolvimento da criança. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é igual ou superior a 32 cm. Essa malformação congênita pode ser efeito de uma série de fatores, como substâncias químicas e agentes biológicos (infecciosos), como bactérias, vírus e radiação.

Em abril de 2016, o  Centro de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis (CDC) dos Estados Unidos confirmou a relação entre o vírus zika e a ocorrência de microcefalia em bebês cujas mães foram infectadas pelo zika durante a gravidez. A relação entre o vírus e a microcefalia já havia sido reconhecida pelo governo brasileiro em novembro de 2015, quando o vírus foi identificado em amostras de sangue e tecidos de um bebê com microcefalia e também no líquido amniótico de duas gestantes.

Apesar de confirmada a relação entre o zika vírus e a microcefalia, isto não significa que toda mulher que for infectada pelo vírus durante a gravidez dará à luz um bebê com microcefalia. Durante a epidemia, muitas mulheres infectadas tiveram bebês saudáveis.

Até julho deste ano, já haviam sido confirmados 1.709 casos de microcefalia no Brasil. Ao todo, foram 8.571 notificações entre outubro de 2015 e julho deste ano. Conforme o Ministério da Saúde, 3.680 casos foram descartados e 3.182 continuam sob investigação. O número de mortes chegou a 102 no mês de julho e os estados com maior número de casos de microcefalia são Pernambuco, Bahia e Paraíba.

O QUE O ZIKA VÍRUS TEM A VER COM GLOBALIZAÇÃO?

O Zika Vírus vem se espalhando rapidamente pelo planeta, especialmente nas Américas Central e do Sul, que já identificaram casos em 26 países. A doença já foi reportada também nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, como Itália, Espanha e Portugal.

facilidade com que o vírus se espalha têm alertado autoridades médicas sobre a possibilidade real de uma pandemia do Zika Vírus. Esse indício tem relação direta com o fenômeno da globalização.

O aumento das locomoções intercontinentais, resultado dos avanços em transporte, facilitou trocas comerciais e interações culturais, gerando uma série de benefícios sociais e econômicos. Mas esse intenso fluxo de pessoas permite também que muitas pessoas viajem de um país a outro trazendo em seu corpo doenças infecciosas. Assim, um vírus pode ir de uma parte à outra do mundo em poucas horas, disseminando a doença e, no pior dos cenários, causando uma pandemia mundial.

Para especialistas em saúde, a vigilância sanitária no mundo deve ser aperfeiçoada e os governos precisam investir em saneamento e saúde, tornando assim o mundo menos vulnerável a estes tipos de pandemia.

Fonte: Politize

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 minuto ago

Qual será o impacto se o Google for forçado a vender o navegador Chrome?

ECONOMIA3 minutos ago

Primeira parcela do 13º salário deve ser paga até esta semana; entenda regras

CIDADE7 minutos ago

Prefeitura de Cabedelo divulga calendário de pagamentos dos meses de novembro, dezembro e 13º

Nacional13 minutos ago

Planalto vai chamar líderes para apresentar pacote de corte de gastos

Nacional19 minutos ago

Enquanto governo quer cortar gastos, Congresso amplia renúncia fiscal

CIDADE34 minutos ago

CFO é favorável a realocação e crédito especial que somam R$ 1,29 milhão

Segurança Pública2 horas ago

Ex-padre Egídio tem mandado de busca e apreensão de carro e ações judiciais cobrando condomínio de imóveis de luxo

Nacional2 horas ago

Governo prepara novo bloqueio de emendas parlamentares para ajustar as contas públicas

Politíca2 horas ago

Deputado Luciano Cartaxo destina R$ 130 mil para Aspan, Associação permanente de idosos no Cristo Redentor

CIDADE2 horas ago

TJPB, por unanimidade, rejeita embargos e mantém condenação do prefeito a 5 meses de detenção e suspensão dos direitos políticos

Judiciário2 horas ago

STF sob críticas: New York Times expõe desmonte da Lava Jato

Saúde3 horas ago

58 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 descartadas: prejuízo bilionário expõe falhas graves na gestão da saúde pública

Nacional3 horas ago

PEC do aborto é prioridade da CCJ da Câmara nesta semana

Judiciário4 horas ago

STF começa a discutir regulação das redes sociais e Marco Civil da Internet

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Sedest realiza no Bairro das Indústrias última edição de 2024 do Feirão da Empregabilidade

ENTRETENIMENTO4 horas ago

Bolo de Rapadura

Esporte4 horas ago

Olheiro Lance!: cinco nomes livres no mercado para substituir Rafael Paiva no Vasco

Judiciário4 horas ago

Crimes contra ordem econômica

Judiciário4 horas ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional4 horas ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA4 horas ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA4 horas ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário4 horas ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte5 horas ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca5 horas ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte14 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte14 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte14 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura6 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br