Saúde
Hidrogel programável eleva o patamar do tratamento de cortes e ferimentos
A tecnologia também pode ser útil para liberar medicamentos aos poucos
Hidrogel programável
Hidrogéis são materiais sintéticos, projetados para diversas funções, que absorvem e retêm água. Eles já são usados em vários tratamentos médicos, incluindo curativos de feridas.
Mas ainda havia um problema com os hidrogéis atuais: Eles aderem indiscriminadamente a todas as superfícies, o que significa que o curativo pode potencialmente danificar tecidos delicados durante a cicatrização.
Agora, Zhen Yang e colegas da Universidade McGill (Canadá) descobriram que é possível manipular a maneira como as superfícies dos hidrogéis são organizadas para programar não apenas onde eles irão aderir – ou seja, a algumas superfícies e não a outras – mas também com que grau de intensidade e com que rapidez a adesão pode estabelecer-se ao longo do tempo.
No caso do tratamento de cortes cirúrgicos e ferimentos, isso significa que o gel adesivo pode ser programado para formar ligações fortes com tecidos saudáveis e ligações fracas com tecidos feridos, evitando danos secundários.
A tecnologia também pode ser útil para liberar medicamentos aos poucos
“Este trabalho é potencialmente benéfico para os cirurgiões, pois lhes dará tempo suficiente para colocar com precisão um adesivo que adere apenas ao local desejado, mas não a outros,” disse Yang. “O próximo passo na pesquisa é ver como esta descoberta também poderia beneficiar o projeto de dispositivos médicos destinados à liberação sustentada de medicamentos nas superfícies dos tecidos”.