Politíca
Marmuthe inaugura agência da Caixa no Valentina, ao lado do prefeito e autoridades
Um dia histórico para o bairro do Valentina e sua grandiosa população. Esta segunda-feira (18) ficará marcada como o dia da inauguração da agência da Caixa Econômica no bairro. Uma das obras mais importantes e mais aguardadas pelos moradores nos últimos 10 anos. E quem mais lutou e deu início a luta para trazer esta agência para o Valentina foi o vereador Marmuthe Cavalcanti (Republicanos), morador e representante legítimo do bairro.
Como começou – A luta do parlamentar por esta grande obra teve início no primeiro ano do seu mandato, em 2013. Em 16 de abril daquele ano, Marmuthe reuniu-se com o superintendente Regional da Caixa na Paraíba, Elan Miranda, e solicitou pessoalmente a implantação desta unidade bancária. No dia seguinte, 17 de abril de 2013, apresentou e aprovou na Câmara de João Pessoa o Requerimento 1.692/2013, solicitando oficialmente à Caixa Econômica Federal a inclusão em seu projeto de expansão, de uma agência bancária no bairro do Valentina. Pouco tempo depois, Elan atendeu o pedido do vereador, incluiu a nova agência no plano de expansão, e ainda veio ao bairro para participar de uma solenidade no Mercado Público, no dia 17 de julho de 2013, quando anunciou a conquista para os moradores e oficializou que foi uma luta do vereador Marmuthe.
“A luta pela abertura desta agência da Caixa no Valentina foi muito longa e desafiadora. Diversas foram as tentativas, reuniões e negociações para convencer as autoridades competentes sobre a importância deste equipamento e serviços bancários para a população local. Foram anos de trabalho árduo, esforço, dedicação, persistência e foco no objetivo: beneficiar o bairro e o povo da nossa região. Valeu a pena”, disse Marmuthe.
Viagens até Brasília – Para atender a demanda dos moradores por uma agência da Caixa no Valentina, o vereador e “Filho do Bairro” não poupou esforços. Viajou até Brasília várias vezes, entre 2014 e 2023, e dialogou com representantes nacionais do banco, senadores e deputados federais paraibanos, para que pudessem apoiar e ajudar com esta solicitação, tão importante e necessária para impulsionar o desenvolvimento local. A primeira dessas viagens ocorreu no dia 02 de setembro de 2014, quando Marmuthe reuniu-se com o superintendente Nacional da Caixa Econômica, Odilon Pires, ao lado do saudoso deputado federal da Paraíba, Manoel Júnior.
Visitas técnicas – Outro capítulo importante na história desta agência da Caixa no Valentina foram as diversas visitas técnicas de funcionários do banco, para conhecer o potencial econômico do bairro e buscar possíveis locais e imóveis para a futura agência. Estas visitas sempre foram acompanhadas por Marmuthe, como representante da população local, por sua insistência, contato direto e constante com os dirigentes da Caixa. A primeira visita ocorreu em 13 de dezembro de 2013.
Final feliz – Em 2023, 10 anos após o início desta luta, a Caixa atendeu o pedido de Marmuthe – e de muitos outros que estiveram lutando ao seu lado, ano após ano – dando início a construção da agência às margens da Perimetral Sul, em frente ao Condomínio Park Cowboy, no Valentina de Figueiredo. Uma obra que irá trazer benefícios significativos para essa região, pois além de oferecer serviços bancários essenciais, como abertura de contas, empréstimos e financiamentos, a presença da Caixa no bairro também contribuiu para o desenvolvimento econômico e imobiliário.
“Finalmente, chegou o momento que todos esperavam no Valentina. Após 10 anos de uma luta incansável, a agência da Caixa Econômica é aberta em nosso bairro. O dia 18 de março de 2024 representa um marco na história da minha vida e da nossa região. A inauguração desta agência é um sonho realizado, uma grande vitória, e um símbolo da perseverança do nosso trabalho. Uma história que ninguém vai apagar, pois está integralmente registrada e documentada, para quem ainda tiver alguma dúvida. Hoje é dia de comemorar e agradecer a todos que me ajudaram, incentivaram e acreditaram que era possível realizar este sonho. Feliz demais por viver este momento”, concluiu Marmuthe.