Politíca
PCdoB assume presidência da Federação Brasil da Esperança na Paraíba em 3 de abril
A posse da nova presidência da Federação Brasil da Esperança (FeBrasil) na Paraíba está marcada para o próximo dia 3 de abril, em João Pessoa. A cerimônia acontecerá em local e horário que continuam sendo definidos, e será um momento importante para a política local, marcando a chegada de Gregória Benário, presidente estadual do PCdoB, como coordenadora da FeBrasil.
Já a definição da data ocorreu durante um encontro de coordenadores da FeBrasil paraibana, que contou com a presença de destacados membros dos partidos que fazem parte da federação, como o presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, e o presidente estadual do PV, Sargento Denis. Além disso, estiveram presentes Marcos Santos, secretário de Organização Estadual do PCdoB, e Valdir Porfírio, secretário de Finanças Estadual do PCdoB.
Durante a reunião, foi discutido o cenário político dos municípios da Paraíba e as estratégias eleitorais da FeBrasil para as eleições de 2024. Também foi agendada uma nova reunião dos coordenadores para o dia 27 de março, para dar continuidade aos preparativos e discussões sobre as eleições municipais deste ano.
Com a união inédita dos partidos PCdoB, PT e PV para as eleições municipais de 2024, a Federação Brasil da Esperança terá um papel fundamental na articulação dessas legendas. A presidência da FeBrasil será assumida pelo PCdoB neste primeiro momento, sendo que em 2025 será a vez do PV assumir a liderança.
A criação da FeBrasil foi uma iniciativa aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral em 2022, tornando-se a primeira federação partidária do país após a reforma eleitoral daquele ano. A atuação conjunta dos partidos como um único ente partidário representa uma inovação na política brasileira, com a intenção de fortalecer as agremiações e ampliar sua representatividade.
A formação da federação partidária Brasil da Esperança segue as disposições da Lei 14.208/21, que regulamenta a atuação conjunta de partidos políticos por um período mínimo de quatro anos. Essa modalidade difere das coligações partidárias, que são temporárias e visam exclusivamente o período eleitoral, enquanto as federações têm caráter permanente e visam a atuação conjunta dos partidos em diversos aspectos, incluindo o legislativo e as eleições.
Com a integração da FeBrasil, espera-se uma atuação mais coesa e estratégica dos partidos PCdoB, PT e PV, consolidando uma frente política forte no estado da Paraíba. A posse de Gregória Benário como coordenadora da FeBrasil representa um marco nesse processo, e a expectativa é de que a federação tenha um papel relevante nas próximas eleições e na atuação política local.