Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Iniciativa que combate à fome em propriedades familiares será reproduzida em escala nacional

O Sisteminha permite que famílias de baixa renda se alimentem com o que é produzido, por meio de estruturas simples montadas com recursos disponíveis no lugar

Rede organizada pelo MDA e pela Embrapa quer levar o Sisteminha Comunidades a mil famílias em todo o Brasil

Um sistema produtivo que produz pequenos animais e vegetais para consumo local será reproduzido em, pelo menos, mil propriedades familiares em todas as regiões do Brasil. Desenvolvido originalmente nos laboratórios da Universidade Federal de Uberlândia, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e aperfeiçoado na Embrapa, o Sisteminha Comunidades é uma tecnologia capaz de combater a fome no campo.

A tecnologia foi aplicada com sucesso em comunidades no Brasil e na África e agora o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), com apoio da Embrapa, Institutos Federais de Educação Técnica e outras instituições quer multiplicá-la em escala nacional. O MDA está organizando a formação de uma rede nacional para levar o Sisteminha Comunidades a mil localidades nas cinco regiões brasileiras, no prazo de 36 meses.

“A rede não se limitará a mil famílias. Esse é um número que consideramos alcançável para os R$ 14 milhões iniciais de investimento do Ministério. Porém, queremos que o projeto continue crescendo e garantindo segurança alimentar a muito mais pessoas“, declarou o secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas e Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, na manhã do dia 20 de março, durante a abertura de uma oficina voltada a estruturar a rede, realizada em Brasília, durante 3 dias.

A participação da Embrapa na rede faz parte de um esforço da empresa de intensificar o trabalho com comunidades e povos tradicionais, de acordo com a diretora de Negócios da estatal, Ana Euler. “Estamos com trabalhos com a comunidade quilombola Kalunga, com povos indígenas e grupos sociais de mulheres. Estamos reformulando a transferência de tecnologia para que as soluções cheguem a esses públicos”, anunciou a diretora.

O criador da tecnologia, o pesquisador Luiz Carlos Guilherme, da Embrapa Cocais (MA) explicou que o Sisteminha foi concebido para ser uma solução efetiva ao problema da fome, com o qual a própria comunidade é capaz de produzir o próprio alimento. “É voltado a qualquer cidadão que queira aumentar a sua diversidade de alimentos seja no meio rural, urbano e periurbano”, comentou.

O encerramento da oficina contou com a presença da presidente da Embrapa, Silvia Massruhá. Junto com o MDA, foi assinado o termo de parceria formalizado através de um TED (Termo de Execução Descentralizada). 

Silvia destacou que o sisteminha cumpre o desafio de contribuir com o governo federal na redução da insegurança alimentar e no combate à fome. “A ciência só tem significado se alcançar a cada um dos brasileiros”, afirmou, lembrando que essa etapa de expansão irá alcançar 500 mulheres chefes de família.

Participaram da solenidade, junto com a presidente da Embrapa, o presidente do Incra, César Fernando Schiavon, o secretário de Territórios e Sistemas Produtivos Quilombolas Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, a coordenadora-geral de governança Fundiária e Territorial de Quilombos e Povos Tradicionais do MDA, Ana Maria Sales Placidino, a secretária-executiva adjunta do MDA, Marina Godoi de Lima, o chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bonfim, o pesquisador Luiz Carlos Guilherme, criador da tecnologia, além de parceiros da sociedade civil.

Na foto acima, assinam o termo a o chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bonfim, o secretário do MDA, Edmilson Cerqueira, a presidente Silvia Massruhá e a secretária-executiva adjunta do MDA, Marina Godoi.

O que é o Sisteminha?

Trata-se de um sistema de baixo custo inicial que integra a criação de peixes à produção vegetal e outros tipos de criação. De pequeno porte, a tecnologia é voltada à prover segurança e soberania alimentar aos usuários, sendo projetada para pequenas propriedades (a partir de 100m2). Com o passar do tempo, ele gera excedentes de produção que podem ser comercializados promovendo também o desenvolvimento social.

Versátil, o Sisteminha pode ser facilmente adaptado às necessidades, experiência, preferências do produtor e condições de clima, solo, água e mercado locais. Recentemente, ele recebeu uma versão voltada ao empreendedorismo comunitário, batizada de Sisteminha Comunidades, que contempla o desenvolvimento local com parte da produção voltada ao mercado.

O Sisteminha foi implantado com sucesso em comunidades no Maranhão, onde virou política pública sendo implantado nos 30 municípios mais carentes do estado. Também tirou da fome famílias em países africanos como Gana, Uganda e Moçambique. E agora com a parceria com o MDA ganhará escala e se expandirá para todo o Brasil (ver box sobre a estratégia de expansão)

“Quando começamos, a maioria de nós não tinha o básico para comer”, conta Milena Pereira Martins, do Quilombo São Martins em Paulistana (PI). “Uma família começou [o Sisteminha] e outras perceberam que se todas entrassem a compra de insumos iria ser mais fácil e a produção aumentaria para todo mundo”, relatou durante a Oficina.

Antônia Maria Messias do Nascimento, etnia indígena Krenyê no Maranhão, contou que a comunidade depende de um único meio de transporte para acessar a cidade mais perto que fica a 60 quilômetros da aldeia Pedra Branca, onde mora. Entre os mantimentos que mais transportava estavam os ovos, por terem preço mais acessíveis. “Essas são as nossas galinhas hoje do Sisteminha”, mostrou a foto em sua apresentação, “em pouco tempo, já teremos ovos lá mesmo”, apresentou.

Solução nasceu de uma dificuldade de pesquisa

A tecnologia social conhecida hoje como Sisteminha teve seu início em uma pesquisa de doutorado de Luiz Guilherme, em 2002, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). À época, ele estudava peixes do rio Uberabinha e precisou desenvolver tecnologias para manter esses animais em pequenos espaços. A necessidade provocou o desenvolvimento de um biofiltro e de um sistema de recirculação da água. 
A tecnologia foi patenteada em 2005, e seu desenvolvimento foi financiado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig). Em 2008, Guilherme ingressou na Embrapa Meio-Norte, na Unidade de Execução de Pesquisa (UEP) de Parnaíba, litoral do Piauí, onde a ideia ganhou corpo até ser finalizada em 2011.O módulo pioneiro começou então a ser usado no treinamento de índios das tribos Nova Gavião e Juçaral Guajajara, do município de Amarante do Maranhão, e de pequenos agricultores do entorno da Embrapa em Parnaíba.  Na foto ao lado, Luiz Guilherme e a diretora de Negócios,  Ana Euler participam da cerimônia de abertua do seminário Sisteminha Comunidade.

Tecnologia terá princípios norteadores para sua expansão


A expansão do sisteminha seguirá princípios norteadores para sua instalação. Foi o que ficou decidido durante a oficina que discutiu o escalamento da tecnologia. O encontro reuniu a rede formada por institutos federais de educação, universidades públicas, organizações de assistência técnica  e extensão rural, pesquisadores da Embrapa, associações entre outros

“A nossa perspectiva é dar um ganho de escala à tecnologia com apoio de uma política pública”, explicou o chefe-geral da Embrapa Cocais, Marco Bonfim. A estratégia de expansão contará com a figura dos multiplicadores populares. “Os agentes de ATER irão até as comunidades para fazer a capacitação nas comunidades e, ao mesmo tempo, identificar aqueles produtores que têm habilidade e aptidão para trabalhar na instalação. Eles passarão a ser referência no território. E assim garantimos que o conhecimento permaneça no local e se multiplique, trazendo mais autonomia para os agricultores”, explicou Bonfim.

Em uma primeira etapa, a estratégia de expansão será aplicada onde já existe uma base de conhecimento do sisteminha: nas regiões de Paulistana (PI), Arari (MA), Petrolina (PE) e Juazeiro (BA) e posteriormente nas demais regiões do Brasil, pois também há o compromisso firmado com o MDA de levar a tecnologia para o Sul, Sudeste, Norte e Centro-Oeste.

“Para isso, nossa meta será ampliar as parcerias com os institutos federais, hoje temos atuação conjunta com os institutos do Maranhão e da Bahia, mas nosso objetivo é ampliar para os IFs de todo o Brasil. Os IFs passam a ser os nossos principais parceiros, por sua capilaridade e pela presença dos jovens”, afirmou.

A Embrapa fornecerá um processo de formação continuada permanente para os multiplicadores e contará com o apoio da rede que também atuará nas capacitações. Serão utilizados ainda processos de capacitação virtuais, inclusive com o fortalecimento da comunicação digital.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE45 minutos ago

Vereador de Jacaraú é condenado a indenizar colega por dano moral

Segurança Pública1 hora ago

Operação combate desmatamento do bioma Mata Atlântica na Paraíba e mais 17 estados no país

CIDADE2 horas ago

Nova pesquisa aponta Domiciano Cabral na frente de Taciana Leitão

Judiciário2 horas ago

Paraíba terá em 2024 maior número de eleitores aptos a votar de toda sua história

CIDADE2 horas ago

Lucena tem 50 candidatos concorrendo a nove vagas de vereador

CIDADE2 horas ago

TCE investiga grande esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura São José de Caiana

Nacional3 dias ago

Gleisi tenta apaziguar tensões e nega apoio do PT a candidatura de Hugo Motta para presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO3 dias ago

O truque que uso para me ajudar a sair do ciclo de tristeza

Educação & Cultura3 dias ago

Estudantes universitários: o que você precisa para seu dormitório!

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Libertar-se do pecado requer não gostar dele

Educação & Cultura3 dias ago

A maior lição depois de 20 anos de educação especial nas escolas católicas

Segurança Pública3 dias ago

Pena para feminicídio vai aumentar para até 40 anos

ECONOMIA3 dias ago

Fazenda eleva projeção para alta do PIB em 2024 de 2,5% para 3,2%

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sabadinho Bom apresenta grupo Pé de Choro neste final de semana

Saúde3 dias ago

Como ser doador de órgãos em vida ou após a morte? Entenda

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Café Gelado

Educação & Cultura3 dias ago

Projeto proíbe trote estudantil humilhante em universidades

Educação & Cultura3 dias ago

Novo Plano Nacional de Educação tem quarta audiência na CE

Judiciário3 dias ago

Supremo começa a julgar se condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após decisão

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Inscrições do concurso para agente comunitário de saúde e de endemias terminam na próxima segunda-feira

Internacional3 dias ago

Mesmo após sua morte, Alberto Fujimori ainda polariza o Peru

Internacional3 dias ago

China encerra programa de adoção por estrangeiros

Internacional3 dias ago

Austrália retira medalhas de militares por crimes de guerra

Internacional3 dias ago

A Otan deve derrubar drones russos no oeste da Ucrânia?

Judiciário3 dias ago

Justiça Eleitoral derruba segunda pesquisa IPN em Bananeiras por suspeitas de fraude eleitoral

Esporte3 dias ago

Neymar no Brasileirão? Novo reforço do Corinthians revela papo com craque: ‘Volte para casa’

ECONOMIA3 dias ago

Dinheiro esquecido no Banco Central irá para o governo após 30 dias de publicação da nova lei

CIDADE3 dias ago

Karla Pimentel desponta como favorita à reeleição em Conde com 62% das intenções de voto revela pesquisa

Segurança Pública3 dias ago

Dinheiro vivo e avião apreendidos pela PF: empresário e dono de Faculdade de Medicina sob suspeita em operação eleitoral

Politíca3 dias ago

Traição, Racha no Centrão e Apoio de Lira a Hugo Motta: A Explosiva Disputa pela Presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional6 meses ago

China

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional4 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional4 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional4 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde3 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura3 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura3 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br