Judiciário
Ao vivo: julgamento de Moro no TRE-PR
O TRE-PR (Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) começou a julgar nesta segunda (1º) duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes) que, em processo unificado, apontam suposto abuso de poder econômico por parte do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) na campanha eleitoral de 2022. Acompanhe o julgamento ao vivo.
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/parana/julgamento-sergio-moro-tre-parana/
Copyright © 2024, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
O julgamento começou na tarde desta segunda-feira, mas pode continuar na quarta (3) e na próxima segunda (8). O rito começou com a manifestação dos advogados de acusação – que representam a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e o PL – e de defesa.
Na sequência, vota o relator do caso, Luciano Carrasco Falavinha Souza, e outros cinco ministros: Claudia Cristina Cristofani, Anderson Fogaça, Guilherme Denz, Julio Jacob Junior e Rodrigo Sade. O presidente da Corte, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, também vota. “Como é um processo que pode resultar em perda de mandato, a Corte entendeu necessário quórum completo seja qual for o placar, então o presidente também votará”, informou o TRE-PR.
Se for condenado no TRE-PR, Moro pode recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Caso seja condenado também na instância superior, ele perde o mandato e uma eleição suplementar ao Senado será convocada no Paraná.