Connect with us

Nacional

O que mudou no PL das Fake News após ataques de Elon Musk a Moraes

Em menos de uma semana, a polêmica envolvendo o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), fez o “PL das Fake News” (PL 2.2630/2020) quase voltar à pauta da Câmara, para na sequência retornar à estaca zero.

No último final de semana, o magnata publicou uma série de críticas em seu perfil na rede da qual é dono, acusando o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de atentar contra a liberdade de expressão. Musk ameaçou desbloquear perfis retidos na rede por determinação judicial — e cumpriu.

Os ataques de Musk motivaram uma campanha para que o Congresso retomasse a discussão sobre a regulação das plataformas digitais. A seguir, explica por que o debate acabou resultando no enterro do PL 2.630/2020 e discute o que deve acontecer agora.

1. POR QUE O “PL DAS FAKE NEWS” VAI RECOMEÇAR DO ZERO?

Com a polêmica envolvendo o dono do X, o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), levou ao colégio de líderes a proposta de retomar a votação do “PL das Fake News”. Na reunião, porém, o presidente da Câmara, Arthur Lira, voltou a constatar que não havia apoio para aprovar o texto.

Lira já se posicionou a favor do “PL das Fake News” e chegou a apresentar uma notícia-crime contra as plataformas no ano passado, por causa da campanha de assédio sobre os deputados. A desistência de colocar em votação o projeto que estava na mesa veio da constatação de que a resistência na Câmara era incontornável.

Na terça-feira (9), Lira declarou que, embora tenha havido um “esforço gigantesco” dos líderes para votar a proposta, nunca foi possível encontrar consenso. “Ele estava fadado a ir a canto nenhum”, avaliou o deputado após a reunião com as lideranças.

Ao justificar a decisão, o presidente da Câmara considerou que “o texto foi polemizado”, devido ao excesso de disputas políticas e ideológicas. “Quando um texto ganha uma narrativa como essa, ele simplesmente não ganha apoio. Não é questão de governo e oposição.” Lira também afastou o relator do projeto, Orlando Silva (PCdoB-SP).

“O Lira percebeu que, com o texto do Orlando e com o Orlando, não ia virar”, relata uma fonte que acompanha as negociações. Na sua avaliação, o afastamento do relator se deve mais à polarização do que a falhas do deputado na condução das negociações. “O Orlando foi tachado de ser comunista por ser de um partido com esse nome.”

2. O QUE DEVE ACONTECER DAQUI EM DIANTE?

Na tentativa de contornar a polarização e reduzir resistências ao projeto, Lira buscou envolver outros partidos na construção do texto. Por isso, anunciou a criação de um grupo de trabalho para discutir o projeto.

Segundo o regimento da Câmara, o procedimento para criação de um grupo de trabalho começa com a publicação de ato normativo informando o prazo dos trabalhos e nomeando seus integrantes, entre eles um coordenador e um relator. Todos os membros são indicados pelas lideranças dos partidos.

O ato que criará o novo grupo ainda não foi publicado, mas Lira já afirmou que, após a instalação do GT, os parlamentares deverão ter de 30 a 45 dias para “chegar um texto mais maduro ao plenário”.

O tempo de discussão sugerido por Lira, porém, é menor do que o dos quatro grupos criados no ano passado pela Casa, que tiveram prazo inicial de 90 dias de trabalho. Todos eram compostos por 13 ou 14 parlamentares.

Fontes que acompanham as negociações relataram que ao menos três deputados já teriam demonstrado interesse na relatoria do projeto:

  • Hugo Motta (Republicanos-PB);
  • Elmar Nascimento (União Brasil-BA);
  • Any Ortiz (Cidadania-RS).

O posto deve ser disputado porque o futuro relator, caso consiga desatar o nó, sairá fortalecido nas negociações da disputa para a sucessão de Lira na presidência da Câmara, em fevereiro de 2025. Para isso, porém, o relator precisará encontrar uma fórmula que vença as resistências dos deputados sem abandonar as preocupações do governo.

“Se aprovar, o relator fica bem com o governo e sinaliza para a sociedade que existe regra no Brasil”, avalia o especialista ouvido pelo Aos Fatos em condição de anonimato.

Para contornar a rejeição à proposta, o relator deve precisar acenar a parlamentares que são contrários à regulação das redes, como integrantes da bancada evangélica, reafirmando a proteção à liberdade de religião.

A solução pode incluir também o reforço da blindagem de parlamentares e outros detentores de mandatos eletivos em relação a decisões do STF. O texto anterior já previa estender a imunidade parlamentar às redes sociais. Parte dos deputados gostaria de mecanismos que evitassem casos como o do ex-deputado Daniel Silveira, preso após publicar um vídeo atacando o STF.

3. POR QUE A VERSÃO DO ‘PL DAS FAKE NEWS’ EM DEBATE ATÉ AGORA FOI DESCARTADA?

O PL 2.630/2020 prevê a regulação das plataformas digitais à semelhança do modelo em vigor na União Europeia. Uma primeira versão do texto chegou a ser aprovada pelo Senado em 2020. O projeto foi retomado pela Câmara no ano passado, após os ataques de 8 de janeiro e a onda de atentados e ameaças às escolas.

A última versão do texto, apresentada no primeiro semestre do ano passado pelo relator, o deputado Orlando Silva (PC do B-SP), trazia regras para serem cumpridas por redes sociais, ferramentas de busca e serviços de mensageria instantânea com mais de 10 milhões de usuários no país.

O principal impasse do “PL das Fake News” dizia respeito a qual órgão deveria ser o responsável por fiscalizar o cumprimento da lei, instaurar processos administrativos e aplicar sanções às plataformas que descumprissem obrigações.

No texto original, o governo havia sugerido a criação de uma entidade autônoma de supervisão, que deveria ter independência administrativa e contar com a participação de diversos setores. A proposta, no entanto, foi retirada do parecer final do relator após se tornar alvo de ataques da extrema-direita, que acusou o Executivo de querer criar uma espécie de “Ministério da Verdade” para controlar o que circula nas redes.

O Congresso passou, então, a discutir alternativas para a entidade autônoma, como a possibilidade de delegar a função à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) ou até permitir que as plataformas se autorregulassem. Nos últimos meses, Orlando Silva tentou costurar um consenso sobre o tema, embora admitisse a possibilidade de que a decisão fosse tomada apenas na votação no plenário.

Aofato

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional17 horas ago

Brasil à beira do abismo: inação do Senado e das autoridades alimenta a ameaça de uma ditadura silenciosa

Internacional1 dia ago

Na ilha El Hierro, moradores ajudam imigrantes africanos

Internacional1 dia ago

Ucrânia produz mísseis próprios de longo alcance

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Com X bloqueado no Brasil, quais as principais alternativas?

Judiciário1 dia ago

Mariz apoia transformação de Comarcas com mais de 5 mil processos em terceira entrância e defende concursos para o TJPB

Nacional2 dias ago

Damares exige que Lula demita Silvio Almeida imediatamente

Nacional2 dias ago

Governo Lula desiste da participação do MST no desfile de 7 de setembro e alega “Dificuldades Logísticas”

Judiciário2 dias ago

STF convoca audiência pública sobre escolas cívico-militares

Segurança Pública2 dias ago

Ex-‘A Fazenda’, viúva de funkeiro, fã de Lula: quem é a influencer presa por suspeita de lavagem de dinheiro

Nacional2 dias ago

Organização denuncia ministro de Lula por assédio sexual; Anielle Franco seria uma das vítimas

Politíca2 dias ago

Vitória de Lula e Lira: Hugo Motta é escolhido para a sucessão da Câmara em eleição que Deixa adversários sem chance

Politíca2 dias ago

Diretor executivo da Funjope é homenageado na Assembleia Legislativa por sua contribuição à cultura

Internacional2 dias ago

Putin declara apoio a Kamala Harris contra Trump

Saúde2 dias ago

Prefeitura capacita profissionais da atenção básica para atendimento às vítimas de violência doméstica na Capital 

Politíca2 dias ago

Marmuthe agradece e comemora o recapeamento asfáltico nas principais ruas do Valentina

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês de setembro concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

ESTADO2 dias ago

Divulgada a programação do desfile cívico-militar de 7 de setembro em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da vacinação em idade escolar

Educação & Cultura2 dias ago

Profissionais das escolas integrais se reúnem para avaliar boas práticas e o protagonismo na educação

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 dias ago

Juízo das Garantias: Presidente do TJPB apresenta Anteprojeto de Lei a representantes da advocacia

Segurança Pública2 dias ago

Preso na PB procurado da Justiça do Mato Grosso envolvido em esquema de roubo de motos

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Banda Karisma se apresenta na edição especial desta sexta-feira

Judiciário2 dias ago

Supremo em alerta: Nunes Marques quebra padrão e leva suspensão do X para decisão coletiva no plenário do STF

Educação & Cultura2 dias ago

Ensino médio técnico dos institutos federais é destaque do “Me Conta, Brasil”

Politíca2 dias ago

Caminhada com o povo: Cícero destaca obras de infraestrutura, saúde, educação e lazer realizadas na área do Cristo Redentor

Judiciário2 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

ECONOMIA2 dias ago

Principal evento de economia do Nordeste inicia programação na UFPB, com participação do Banco do Nordeste

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Estagiários da ESG conhecem agricultura estratégica e sustentável na Embrapa Cerrados

Politíca2 dias ago

De João para Jhony: “espero contar com você e sua parceria a partir de 2025

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA8 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional8 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE8 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde8 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional8 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura8 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional8 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional8 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO9 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Internacional6 meses ago

China

Esporte3 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA2 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 dias ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 dias ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE5 dias ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura5 dias ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 semana ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 semana ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde2 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura2 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura2 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

CIDADE3 semanas ago

COMO O MUNDO PODE RESOLVER O PROBLEMA DOS LIXÕES

Saúde3 semanas ago

NOVA VARIANTE DO HIV ESTÁ CIRCULANDO EM TRÊS ESTADOS DO BRASIL

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO FAZER UMA FAROFA CAIPIRA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ALABAI GIGANTE: O NASCIMENTO E OS SEGREDOS DESSA RAÇA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

NORDESTE TEM SEGUNDO RECORDE NA PRODUÇÃO EÓLICA EM 2024

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br