Connect with us

Saúde

Os desafios da falta de sono no puerpério

O sono é um momento restaurador e extremamente necessário para todos, principalmente para as mulheres no puerpério, mas cuidar do bebê acarreta restrição do sono, atrapalhando a rotina das mulheres nesse período. Vamos a um relato pessoal!

Seguindo com a série falando sobre os desafios do puerpério e trazendo um relato mais pessoal para compartilhar os “perrengues”, sem dúvida alguma, o mais difícil para mim foi lidar com a privação e restrição do sono durante esse período.

Eu, inocente antes da maternidade, achava que isso não seria uma questão que pesaria, já que sempre fui produtiva à noite e era de trabalhar e estudar bem madrugada adentro na pós-graduação. Mas o quanto errada eu não estava, não é mesmo? Já dizia Compadi Washington… “sabe de nada, inocente”. Todas as alegações feitas sem vivência ficam realmente sendo uma inocência quando nos tornamos mães.

Uma coisa é perder o sono estudando para uma matéria, uma prova, ou até por uma festinha, duas vezes na semana e trabalhar normalmente ao ter lá seus 18 anos. Outra coisa, é emendar dias, semanas e meses num verdadeiro acorda-dorme picotado sem prazo para terminar no puerpério.

Uma coisa muito clara é que tudo se torna mais fácil para o ser humano encarar desafios quando sabe que há rotina, previsibilidade e prazos para iniciar e finalizar o tal perrengue. Por exemplo, um atleta sabe que o esforço dele em uma maratona tem uma linha de chegada. Um sprint. O último fôlego na subidinha da Dr. Arnaldo aos 45 do segundo tempo. Mas quando se está acordada com um recém-nascido madrugada adentro há semanas dormindo mal… os dias parecem não ter fim por mais que você saiba que será uma fase difícil.

Já falei sobre o papel do sono na regulação da saúde física e mental do ser humano. O sono é reparador e tamanha sua importância. Ainda hoje é usado como estratégia de guerra para enlouquecer e enfraquecer inimigos. Acesse a matéria do ano passado que adentro o tema e trago orientações práticas sobre boas posições para dormir melhor.

Uma noite de sono perdida jamais é recuperada. Agora imagine o impacto de noites sucessivas sem dormir ao longo de 2-3 anos? O que pode ocorrer com uma mãe de recém-nascido que passa por fases de privação do sono (não dormir) e de restrição do sono (duração reduzida)  —aquele sono em que a pessoa acorda de hora em hora, e não deixa o corpo entrar no estágio REM (fase de relaxamento e desligamento). 

“Você está tão diferente, tão nervosa”

Nessa fase muitos casais acabam não se reconhecendo em seus novos papéis e versões de pais, o que pode, sim, gerar atritos. Geralmente, a mulher acaba sendo comparada a sua versão pré-maternidade, o que não faz sentido algum —convenhamos — e pode só piorar a situação. Mulheres que passaram por isso irão entender! Por isso, respaldadas de mais explicações biológicas, sociais e emocionais podemos ajudar pessoas a desenvolver mais empatia nessa fase.

A mulher enfrenta todas as dificuldades físicas, lida com expectativas e ainda precisa gerenciar a sensação de cansaço e fadiga excessiva. Quem dorme mal sente todos os efeitos do aumento da atividade do sistema nervoso simpático, há o aumento da pressão arterial e de marcadores pró-inflamatórios e cortisol que se sobrepõem às dificuldades e desafios da nova rotina de um maternar. 

O papel do sono na “cabeça da mãe”

O sono adequado permite a remoção de resíduos metabólicos desnecessários do cérebro. Pense no sono como o momento da limpeza, e de um maior fluxo sanguíneo para a manutenção do sistema cognitivo. Por isso, sem um sono adequado há a redução da eficiência cognitiva, piora da atenção e redução do limiar de tolerância às dores. Além é claro, de alteração do humor, lentidão da memória e do raciocínio —olha o brain fog das mamães – redução da capacidade motora e da atenção. Inclusive, há até uma maior chance de se acidentar, tropeçar, etc. 

Mas o que mais impacta claramente é que altera inclusive a capacidade da mãe gerenciar as emoções e, não menos importante, traz uma constante sensação de esforço e fadiga, reduzindo a ação do sistema imunológico e da libido. Isso é, há de fato justificativas fisiológicas suficientes do porquê uma mãe cansada e sobrecarregada fica “diferente”. 

O quanto deveríamos dormir? 

Lembram que comentei no início dessa série de matérias que toda puérpera deveria ser considerada e tratada como uma atleta? Pois bem, inclusive esse tratamento se estende ao sono. Assim como os atletas de elite dormem de 10 a 12 horas por noite (e ainda cochilam para manter sua resistência), fica aqui meu relato que toda mãe deveria ter o direito de fazer o mesmo pensando nas condições fisiológicas do corpo. Pausa, para a realidade —raramente uma mãe consegue realizar esse feito. Mas quem dera que todas as mães conseguissem dormir como uma super atleta, não é? Tenho certeza que o puerpério seria mais leve, todas seriam um pouco mais dispostas, teriam um super bom humor e talvez passassem por esse período e todos os desafios sem tantas dificuldades. 

Lembro que no auge do meu puerpério. Recorria a tudo e a todos! Na época, ouvia mães na mesma fase que tinham nenéns que dormiam lindamente muitas horas seguidas como bebês de novela. E, claro, tentei rever o que fazia, pois acreditava que estava fazendo algo errado.

Umas confidenciaram que davam fórmula para o bebê não acordar, outras relataram que a chupeta foi a salvação das noites, outras diziam que era hora de mudar o ritual do sono… e ouvi dizer que era para benzer, ou que eu deveria procurar ajuda porque era resultado da minha ansiedade ou criança interior não resolvida… que fazendo terapia eu poderia acolher o recém-nascido para ele dormir melhor.

Juro que tentei de tudo! De cursos para rotina de sono, Shantala e banhos com óleos relaxantes, reza brava e tudo o que a ciência dizia e não dizia ser eficaz. Tentei até virar o galo de cabeça para baixo —pois uma paciente disse que assim ele não cantaria de madrugada e o bebê não acordaria.

Hoje dou risada. Mas não me esqueço do desespero nas noites mais difíceis. Sabe a sensação de escutar o choro, olhar o relógio e ver que não havia nem 30 minutos que você colocou o bebê no berço e ele já acordou novamente para mamar?, Nem todas as mães passam ou passarão por isso, então nunca tome como uma verdade que vai acontecer exatamente com você também, ok?!

E caso aconteça, vale a pena tentar diferentes estratégias para melhorar! Claro que, para isso, conte com uma equipe da área de saúde e fale sempre com sua pediatra! Há todas as questões relacionadas à maturidade do relógio biológico que se desenvolve ao longo das semanas para esse novo serzinho. Há também a adaptação à rotina da família estabelecendo a hora de dormir. Mas no meu caso, não era só sobre a biologia do sono do bebê, pois se estendeu bastante as madrugadas em claro. Ah, e calma, tivemos muitas fases. A fase de cólicas, de refluxo, gases, dentes, vacinas, picos de desenvolvimento… da escolinha. E de fato hoje, ela já dorme “quase” a noite toda, “quase” sempre —atenção ao “quase”!

Lembrando que tenho que confessar que no meu caso nada resolveu a não ser aguardar o tempo passar, ter uma rede de apoio me permitindo tirar sonecas à tarde e uma escala com o pai na divisão de cuidados madrugada adentro que começou a fluir melhor.

Vai passar —sem querer ser clichê, saiba que vai passar! Mas para isso, vale se munir de informações realistas, lidar com expectativas e contar com sua rede de apoio! 

*O conteúdo dessa matéria tem caráter informativo e não substitui a avaliação de Profissionais da Saúde.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional4 minutos ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA8 minutos ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA12 minutos ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário16 minutos ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA20 minutos ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA23 minutos ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte29 minutos ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca41 minutos ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte10 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte10 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte10 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte10 horas ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE11 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional11 horas ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional11 horas ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO11 horas ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ECONOMIA11 horas ago

Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos

Esporte11 horas ago

Após brilhar contra o Vasco, Garro comemora sexta vitória seguida do Corinthians

Nacional11 horas ago

Janja provoca 31 ações parlamentares contra governo Lula em uma semana

Nacional11 horas ago

Braga Netto nega que planejava trair Bolsonaro e frisa lealdade

Nacional11 horas ago

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

ENTRETENIMENTO12 horas ago

4 maneiras significativas de reutilizar seu vestido de noiva

ENTRETENIMENTO12 horas ago

SALADA DE CHUCHU COM CENOURA COMO FAZER SUPER FÁCIL Receitinhas da Ben

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Assista à árvore de Natal do Vaticano subir em 30 segundos (vídeo)

Esporte12 horas ago

Rua da Mata é a campeã da 2ª edição do Torneio das Comunidades de Futmesa

Saúde12 horas ago

Centro de Doenças Raras de João Pessoa participa de Congresso nacional nos dias 25 e 26

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Sine-JP oferece 293 vagas de emprego

Judiciário12 horas ago

Tentando entender a tentativa: os alegados crimes de 15.12.2022

Nacional12 horas ago

A PEC nº 2/2003 ou PEC dos Cedidos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br