Educação & Cultura
Conheça 6 brincadeiras com palavras para alfabetização!
Brincar é uma atividade essencial para as crianças. É um dos momentos em que elas exercitam a sua capacidade de criar, além de trabalhar sua imaginação e os seus aspectos cognitivos.
Além de fazer muito bem para os pequenos, você sabia que essa é uma ótima forma de ajudar no processo de alfabetização? As brincadeiras com palavras são uma alternativa para estimular o aprendizado de nossa língua.
Quer saber como aplicar? Neste post, vamos apresentar as principais brincadeiras para ajudar na alfabetização. Continue!
Como as brincadeiras estimulam o ensino lúdico?
O ensino lúdico se caracteriza por uma forma de aprendizado que desenvolve a criatividade e o conhecimento por meio de atividades divertidas, como jogos, músicas, danças e, é claro, brincadeiras. Como sabemos, cada criança tem suas particularidades, não só no comportamento, mas também na forma como absorvem o que aprendem.
Para algumas, o ensino tradicional é suficiente, em que um mentor passa os conhecimentos e os exercícios sobre o que foi ensinado. Para outras, a melhor forma de aprender é o uso de atividades mais dinâmicas, como as brincadeiras.
Essas práticas são fundamentais para que as crianças estimulem sua criatividade, já que as obriga a encontrar soluções, além de incentivar a socialização, a percepção e o raciocínio lógico. Funcionam como uma forma de descomplicar o conhecimento e trazê-lo para um ambiente mais familiar.
Quais são as principais brincadeiras com palavras?
Salientamos que implementar brincadeiras com as palavras durante o aprendizado acontece bastante durante os momentos da criança na escola, mas é um recurso que também pode ser estimulado pela família.
Para ajudar, separamos algumas boas ideias que podem ser implementadas na sala de aula e em casa. Entenda!
1. Amarelinha
A amarelinha convencional é ideal para trabalhar a coordenação motora das crianças, além de estimular a socialização. Porém, é possível fazer uma alteração nessa brincadeira tão tradicional. A ideia é juntar a questão física com a alfabetização.
Para pôr em prática essa atividade, é necessário ter algumas folhas de papel, canetinha e uma fita adesiva. Primeiro, em cada folha, escreva uma sílaba, pegue os papéis e os grude no chão, no formato característico do jogo. Nesse momento, atenção, pois elas precisam estar bem presas para que a criança não caia. Tudo pronto? É só começar a jogar.
As regras são bem simples, a criança deve jogar a pedra e pular até a folha em que a pedra caiu. Ao chegar, ela precisa falar uma palavra que contenha a sílaba escrita no papel.
2. Modelagem usando letras
Materiais maleáveis são ótimos para aguçar o senso de percepção das formas. Também podem ser utilizados para melhorar a coordenação motora e a prática com as palavras. Para o que propomos aqui, você vai precisar de materiais como: massinha, lã e palitos de sorvete.
Primeiro, escreva em um papel as letras e, com as crianças, peça que elas cubram o desenho com os materiais. Isso pode ser uma ótima maneira de fazê-las entender as formas das letras e memorizá-las para, futuramente, reproduzi-las.
3. Alfabeto móvel
Para essa brincadeira, será necessário ter algumas pedras. A ideia é utilizar a flexibilidade que esse material proporciona para que, de uma forma prática e divertida, as crianças aprendam a formar palavras.
Primeiro, pegue essas pedras (que não devem ser grandes) e pinte-as com as letras do alfabeto. É interessante fazer uma associação das letras com sons e símbolos. A partir daí, peça para que as crianças montem as palavras de acordo com o que vão ouvir.
Também é possível deixá-las montarem palavras de forma aleatória, claro, sempre respeitando as limitações de idade. Além de pedras, pode-se utilizar outros materiais, como: papelão, tampinhas de garrafa etc..
4. Jogo da memória
Esse jogo tradicional é uma ótima forma de desenvolver a memória de crianças e de adultos. No caso do auxílio na alfabetização, ele ajudará muito na compreensão das letras e de palavras inteiras, estimulando que as crianças façam associações.
Não há muito segredo para fazer esse jogo: faça algumas fichas com cartolina ou até papel sulfite. Em algumas, coloque as letras de alfabeto, e em outras, desenhe algo que comece com cada letra. Para jogar, a criança deve formar pares com cada letra e o desenho de algo que inicie com ela.
5. Caixa de formar palavras
Essa é uma brincadeira ideal para crianças que já estão na idade de reconhecer com facilidade as palavras. Para fazer a sua caixa de palavras, pegue uma caixa de sapato ou de papelão pequena. Corte algumas letras de jornais e revistas, ou mesmo, as escreva em tampinhas de garrafa e as jogue lá dentro.
Agora, pegue uma letra aleatória da caixa e peça para que as crianças falem uma palavra que comece com ela. Outra forma de brincar é, ao sortear uma letra, pedir para que os pequenos façam um desenho correspondente a ela.
6. Rolo de sílabas
Um dos primeiros passos para a alfabetização, além de aprender sobre as letras, é ser capaz de juntá-las e formar sílabas para, assim, criar palavras. O rolo de sílabas é uma ferramenta que é bem simples de ser feita e pode ajudar a criança a fazer melhores associações, além de ajudar no entendimento sobre como funciona a divisão de sílabas.
Para colocá-la em prática, é bem fácil. Basta pegar um rolo de papel higiênico vazio. Corte um pedaço de sulfite com um comprimento menor do que o rolo para que possa manuseá-lo. Divida o papel com caneta e coloque as sílabas em cada lado. Encaixe a folha no rolo e cole suas extremidades para que você possa rodá-la. Pronto!
As brincadeiras com palavras são uma ótima solução para que as crianças não fiquem entediadas durante o seu aprendizado.
O melhor é que não é necessário nada muito elaborado ou utilizar materiais específicos. Com alguns itens caseiros, já é possível fazer alguns jogos como os que mostramos aqui neste post. No entanto, destacamos o cuidado com a idade das crianças; afinal, os jogos devem respeitar suas limitações.