Nacional
Lula escolhe empresas de mídia por medo de queda de popularidade
O Lula (PT) anunciou na última quarta-feira (24), a seleção de quatro empresas de comunicação digital em uma licitação de quase R$ 200 milhões, com contrato inicial de um ano. Esse valor representa o maior montante já destinado pelo Executivo federal ao setor de comunicação.
Eis a íntegra do edital:
As empresas escolhidas e seus slogans são:
- Consórcio BR e Tal (formado por BRMais e Digi&Tal): “Duvide. Pesquise. Denuncie. Fake news a gente combate juntos”;
- Usina Digital: “Fake news. Não caia nessa”;
- Consórcio Boas Ideias: “Antes de compartilhar, tem que verificar”;
- Clara Digital: “A desinformação contamina você, contamina o Brasil #evite a fake”.
A audiência para o anúncio das empresas estava marcada para iniciar às 9h, porém a última empresa só foi anunciada às 20h13. O processo de escolha foi baseado nas soluções propostas pelas empresas para combater fake news, seguindo as diretrizes do governo de apresentar planos de comunicação digital com estratégias e ações para lidar com a disseminação de informações falsas sobre temas referentes ao governo.
As empresas selecionadas irão atender demandas da Secom (Secretaria de Comunicação Social) e de órgãos que compõem a Sicom (Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal), incluindo a implementação de soluções de comunicação digital e moderação de conteúdo e perfis em redes sociais.
O governo espera que essas contratações melhorem o controle da entrega de conteúdo à população e ajudem a reverter a queda de popularidade, atribuída pelo presidente Lula ao mau desempenho na comunicação do governo. A expectativa é que as novas ferramentas estejam funcionando até maio ou junho. Empresas não selecionadas têm três dias para entrar com recursos contra o resultado, e a comissão terá mais três dias para responder.
Este movimento evidencia a importância da comunicação na gestão governamental e como a capacidade de gerenciar a narrativa pode impactar diretamente na percepção pública.