CIDADE
Cabedelo realiza formatura de turma pioneira do Programa de Residência Médica
A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a formatura da 1ª turma do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do município. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e, na ocasião, também foi realizada a aula inaugural e recepção aos 04 componentes da 3ª turma de residentes.
A turma pioneira contou com 3 formandos, que ingressaram no programa em março de 2022 e, durante 2 anos, receberam a formação para atuação junto a unidades e programas dedicados à saúde familiar e comunitária. A turma concluinte foi formada por Felipe Cruz Bezerra, Jéssika Ferraz Lopes da Rocha e Roberto Botura Costa.
A solenidade contou com a presença da coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Miriam Ferreira da Silva, da representante da Escola de Saúde Pública (ESP-PB), Kath Renally, da gerente executiva da Atenção Básica, Hebe Janaina M. Duarte Bezerra, do gerente executivo de planejamento, Edmilson Calixto de Lima. (A aula inaugural com o tema proferida pelo Chefe do Departamento de Promoção à Saúde (DPS/UFPB), Dr. Tiago Salessi Lins.
“Esse momento é resultante de um longo processo de luta para que pudéssemos implantar o Programa de Residência Médica em nosso município. Por isso é grande a nossa felicidade em concluir essa etapa, com a formação dos primeiros profissionais integrados ao Programa. O bonito, contudo, é ver jovens profissionais se formando e levando consigo uma carga importante de conhecimento e experiência adquirida com o trabalho na ponta do sistema de saúde pública, que é a medicina de família e comunidade”, declarou a secretária de Saúde, Irani Soares.
O Programa de Residência, instituído pela Lei Municipal 2163/2021, é viabilizado pela parceria com a Escola de Saúde Pública (ESP-PB), para a realização da seleção dos residentes, e com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) como instituição responsável pelas aulas teóricas. Durante o período de residência, os médicos passam por toda rede de saúde do município, desde as Unidades de Saúde da Família, ao hospital e ao CAPS, para uma formação mais ampla, visando atender melhor às necessidades da comunidade.
“Hoje celebramos um marco histórico na história de Cabedelo com a formatura da primeira turma de médicos residentes do Programa de Residência em Medicina e Comunidade do Fundo Municipal de Saúde. Essa conquista é fruto do empenho e dedicação de muitas pessoas, desde a instituição da Lei até o credenciamento, concedido em 2023, pela Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Educação e da Saúde. Portanto, cada passo foi dado com dedicação e compromisso com a excelência da formação médica, focada na atenção primária à saúde”, afirmou o gerente executivo de planejamento da Coreme, Edmilson Calixto de Lima.
O programa tem como principais objetivos formar médicos especialistas em Medicina de Família e Comunidade, promover a atenção integral à saúde da população de Cabedelo; desenvolver a pesquisa e a educação continuada em saúde; e contribuir para a humanização do atendimento médico. O programa oferece 6 vagas por ano e tem duração de 2 anos.