CIÊNCIA & TECNOLOGIA
TRUQUES PARA PRESERVAR O SEU CARRO E DRIBLAR A DESVALORIZAÇÃO
Avaliação, manutenção, revisão, higiene e mais. Saiba como cuidar do seu carro e dar um chega pra lá na desvalorização
Alguns bens, como imóveis, se valorizam com o tempo. Outros ativos, incluindo o seu carro, se depreciam. Na verdade, de acordo com pesquisas de mercado, um carro novo perde 11% de seu valor no momento em que sai do estacionamento. Depois de cinco anos, o carro vale apenas 37% do preço que você pagou na concessionária. Esses números são um pouco deprimentes, se tratando de automóveis seminovos, mas se você tiver cuidado e manter o seu veículo de maneira correta, ele perderá menos valor de mercado e terá uma vida “útil” de valorização por mais tempo. Seja um Gol, um Uno, uma Hilux ou até mesmo um Veloster, se você souber cuidar, conseguirá um excelente negócio. Como? É isso que você confere a seguir.
CUIDE DO MOTOR: A manutenção regular do motor é a etapa mais importante para preservar o valor de carros seminovos, além de ajudá-lo a durar mais e funcionar com mais eficiência. Para isso:
Troque o óleo regularmente;
Substitua o filtro regularmente;
Faça o rodízio de pneus;
Faça uma inspeção multiponto sempre que trocar o óleo para detectar quaisquer problemas nos estágios iniciais.
Além disso, ao completar o óleo entre as trocas, certifique-se de usar o tipo recomendado pelo fabricante. Isso mantém a sua garantia válida e ajuda a melhorar o consumo de combustível, que é outra dica para preservar o valor do carro.
HIGIENE E PRESERVAÇÃO: Se você sofrer um acidente, apresente uma reclamação de seguro sem demora e use o dinheiro para reparar danos externos. Isso evita o desenvolvimento de ferrugem e outros problemas. Tenha como prioridade evitar amassados e arranhões. Eles podem ser puramente cosméticos, mas causam uma má primeira impressão e diminuem o valor de revenda, principalmente em modelos mais esportivos, como é o caso do Veloster.
CUIDADOS COM O CLIMA: Se você tiver a opção de estacionar seu veículo em uma garagem coberta, faça-o. O sol excessivo pode desbotar o exterior do seu carro e o frio extremo pode causar estragos nos componentes do motor. Faça o que puder para manter a pintura em boas condições, incluindo encerar seu carro periodicamente para ajudar a protegê-lo de lascas, arranhões e desbotamento. O desgaste é outro ponto que conta muito na avalição dos clientes de concessionárias de carros seminovos.
ATENÇÃO COM A PARTE INTERNA: Manter o interior limpo, especialmente no inverno, é um desafio. Mas sacudir regularmente os tapetes, remover o lixo e limpar o painel de vez em quando manterá o interior com uma aparência renovada. Mantenha panos ou toalhas de microfibra à mão para limpar respingos. Evite comer no carro. Use copos à prova de derramamento apenas. Cubra os assentos com um cobertor ou forro de assento, se tiver crianças ou cães. Não deixe nada esfregar contra o interior de plástico ao transportar algo ou isso deixará uma marca permanente. Obtenha um tapete de borracha ou um pequeno tapete de fibra para a área de carga.
CUIDADO COM A QUILOMETRAGEM: Este é um dos pontos que também são decisivos na hora de precificar carros seminovos. Mesmo que seu veículo seja bem cuidado e não possua pendências, é importante ficar ligado à quilometragem do automóvel, a final, quanto mais rodado ele for, mais valor de mercado ele poderá perder, por isso esteja sempre atento às oportunidades para negociar modelo em concessionárias de carros seminovos.