Educação & Cultura
Comissão de Educação debate denúncias de descumprimento do piso salarial para professores
Audiência será realizada na Câmara dos Deputados nesta quinta de manhã
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados debate, nesta quinta-feira (16), denúncias de que prefeituras estariam descumprindo a Lei do Piso Salarial do Magistério.
- Caminhão CAIXA inicia atendimento à população de QueimadasAtendimento acontece em dias úteis, das 10h às 16h
- O valor jurídico do abandono paternal à luz do princípio da afetividadeO abandono afetivo paternal é uma violação de direitos fundamentais, passível de responsabilidade civil, à luz da dignidade da pessoa humana e do princípio da afetividade.
- Indulto natalino 2023 e 2024: uma análise técnica das alterações e impactosO indulto natalino de 2024 amplia benefícios a grupos vulneráveis, flexibilizando critérios para doenças graves e penas cumulativas, mas mantém a restrição a crimes contra o Estado Democrático de Direito.
- Tutores de pets serão obrigados a pagar imposto sobre seus animais?Inicialmente, preciso traduzir para quem ainda não está habituado: o termo “tutor de pet” é o que antigamente chamávamos de “dono de animal doméstico ou bicho de estimação”. Presentinho de fim de ano, a Lei… Leia mais: Tutores de pets serão obrigados a pagar imposto sobre seus animais?
- Modelo do jato da Embraer que caiu é o mesmo usado por LulaQueda de aeronave ocorreu no Cazaquistão, matando 38 pessoas
Segundo a deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP), embora não exista dado oficial sobre a quantidade de municípios e estados que descumprem o piso, a plataforma Observatório do Piso do Magistério, idealizada por ela, recebeu inúmeras denúncias, indicando que 700 prefeituras não pagam o valor mínimo estabelecido na lei.
“Identificamos que, além da ausência de pagamento do piso, outras manobras estão sendo aplicadas por prefeitos que insistem em descumprir a lei, como o achatamento da carreira, concessão de gratificações para alcançar o valor do piso para impedir a incorporação no salário-base e a contratação de professores temporários com salários inferiores ao piso”, afirma.
Fonte: Agência Câmara de Notícias