Politíca
ALPB concede cidadania paraibana e medalha Epitácio Pessoa a advogada Ceres Rabello
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira (20), para outorga da Medalha Epitácio Pessoa – a mais alta honraria da Casa – e o Título de Cidadania Paraibana para a advogada Ceres Rabello, “pelos seus relevantes serviços prestado ao estado”. A homenagem foi proposta pelo então deputado Cabo Gilberto, que hoje exerce mandato na Câmara Federal. O evento para a entrega das honrarias foi proposto pelo deputado Bosco Carneiro e reuniu agentes públicos, advogados, parentes e amigos da homenageada.
O deputado federal Cabo Gilberto Silva disse que homenagear Ceres foi muito gratificante, por se tratar de uma mulher muito guerreira, que trabalhou muito para chegar onde está e com a competência que lhe é peculiar. O parlamentar destacou a atuação de Ceres na defesa dos interesses dos policiais militares.
“Ela é casada com um policial e é uma advogada que fez várias causas sem cobrar praticamente nada para as pessoas que estavam querendo entrar na Instituição, que nem tinham trabalho, não tinham dinheiro, e isso chamou muito a minha atenção. Então, sem dúvida nenhuma, ela merece essa Medalha Epitácio Pessoa e o Título de Cidadã Paraibana, por conta dessa ajuda, esse trabalho que ela teve, que é comparado a um trabalho social”, declarou,
O deputado Bosco Carneiro, que presidiu a solenidade, declarou que as homenagens a Ceres Rabello são extremamente justas, “por todos os serviços prestados à Comunidade Paraibana”. “É um motivo de alegria, de satisfação, porque a Assembleia tem esse papel também, que é de reconhecer, em nome do povo paraibano, as personalidades ilustres, e que merecem o reconhecimento desta Casa, em nome de toda a população paraibana. Então, para mim é um prazer e por estarmos aqui prestando essa homenagem””, disse.
A advogada Carla Felinto, vice-presidente da Subseção da OAB em Campina Grande, disse que as homenagens ganham maior dimensão por serem outorgadas a uma mulher. “Acho isso extremamente importante e parabenizo o Cabo Gilberto pela propositura. E é mais importante ainda porque é a primeira vez que uma mulher recebe essa dupla homenagem da Assembleia Legislativa da Paraíba. É importantíssimo porque quando uma mulher é agredida, todas nós somos. Quando uma mulher é homenageada, todas nós também somos”, afirmou.
Também prestigiaram o evento as advogadas Francisca Leite Duarte, presidente da Comissão de Combate ao Racismo da OAB-PB; Janaína Nunes, coordenadora da Rede Sororidade da OAB-PB; Larissa Bonates, secretária-geral adjunta da OAB-PB, na oportunidade representou o presidente da OAB-PB, Harrison Targino; a assistente social Géssica Galvão, representando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de João Pessoa (SEDEST), Vaulene Rodrigues; e o executivo Murilo Padilha, secretário adjunto de Administração e Recursos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.
PERFIL DA HOMENAGEADA
Ceres Rabello Madureira nasceu em Serra Talhada, no Sertão Pernambucano. É formada em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), especialista em Direito Penal e Processo Penal. Possui Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil, pelo Unipê, e Mestranda em Direito e Negócios Internacionais e Doutoranda em Ciências da Educação. Iniciou sua carreira jurídica no escritório da AJURE-PB (assessoria jurídica regional do Banco do Brasil-2005).
Em 2006, iniciou sua atuação como advogada militante inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB).