Connect with us

Nacional

Lula, sempre do lado errado

Lula e seu chanceler de facto, Celso Amorim, adotaram na campanha e no início do governo uma pretensa neutralidade em relação à guerra na Ucrânia que, no fim das contas, já era uma tomada de lado. Nas repetidas declarações em que culpava igualmente os ucranianos e o ditador russo, Vladimir Putin, pelo conflito iniciado em fevereiro de 2022, o petista adotava uma falsa e absurda equivalência moral entre agressor e agredido, uma postura que favorecia o único e verdadeiro responsável pela guerra. Mais recentemente, no entanto, Lula e Amorim resolveram abandonar de vez a farsa e partir para o apoio escancarado aos agressores.

Em Pequim, o chanceler chinês, Wang Yi, e Amorim assinaram um acordo pelo qual o Brasil endossa um plano chinês que consistiria em três pontos: evitar a expansão do campo de batalha, impedir a escalada dos combates e evitar provocações. O que parece pragmatismo, já que hoje a China seria o único país capaz de convencer Putin por meios diplomáticos a interromper sua guerra contra os ucranianos, não passa de camaradagem com parceiros de Brics e um incentivo para que a “paz dos valentões” se torne a regra nas relações internacionais daqui em diante.

Primeiro, porque o tal acordo não faz menção alguma ao fato de que a guerra em curso é resultado de uma agressão unilateral e injustificável de Putin. Segundo, porque a vitória russa é de total interesse chinês, não apenas pelas consequências econômicas de um aprofundamento dos laços entre Moscou e Pequim, mas também porque os chineses têm suas próprias ambições territoriais; se a Rússia escapar impune de sua invasão à Ucrânia, a China entenderá que tem carta-branca para invadir e anexar Taiwan, que a ditadura comunista não enxerga como nação independente, mas como “província rebelde”.

A “paz” que Lula imagina é a Ucrânia subjugada (editorial de 18 de abril de 2023Lula, o protetor de ditadores e autocratas (editorial de 12 de setembro de 2023)
A volta do anão diplomático (editorial de 4 de maio de 2022)
E, em terceiro lugar, porque os três pontos, vagamente formulados, favorecem o lado que mais avançou até o momento. Um forte contra-ataque ucraniano para retomar as partes de seu território invadidas por Putin seria uma “expansão do campo de batalha” ou uma “escalada dos combates”? Um “congelamento” neste momento, com um armistício condicionado à aplicação desses três princípios, com sua ambiguidade que poderíamos muito bem considerar proposital, significaria apenas uma ratificação daquilo que a Rússia tomou para si pela força das armas. O próprio Putin confirmou ser essa a sua intenção quando afirmou que as negociações deveriam retornar “não com base no que um lado quer, mas com base na situação atual no terreno”.

Amorim chegou a afirmar que estava “atrás de uma paz possível, não de uma paz ideal” – algo em nada diferente da “paz para os nossos tempos” de Neville Chamberlain, o mero apaziguamento que só foi capaz de adiar em alguns meses o início da Segunda Guerra Mundial. Não basta buscar uma paz que seja mero sinônimo de armas caladas se isso vier pela rendição de uma Ucrânia aniquilada, nem mesmo pela aceitação de anexações ilegais de território ucraniano, ainda que de maioria étnica russa. Não pode haver paz verdadeira e justa fora do respeito à integridade territorial ucraniana, e tratar essa demanda como algo “que um lado quer” é falsear a realidade – um falseamento que o Brasil endossa a ponto de fugir de uma reunião de cúpula mundial a se realizar na Suíça neste mês.

Todos esses movimentos não passam despercebidos aos principais atores envolvidos na guerra. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que Brasil e China pretendem “dar vantagem aos países que atentam contra outros e priorizar essa aliança com o verdadeiro agressor”. Não se trata de “choro de perdedor”, como se referiu Lula de forma grotesca a opositores venezuelanos perseguidos pela ditadura de Nicolás Maduro, mas de constatação pura da realidade. Uma constatação que, aliás, os russos endossam: em meados de maio, o chanceler russo, Sergey Lavrov, afirmou que a Rússia tem “muitos aliados” na América Latina. Ainda que não tenha citado o Brasil na mesma frase, a conclusão é inescapável, dadas todas as menções elogiosas a Lula feitas pelo russo na mesma ocasião.

E, enquanto abraça de vez a Rússia, no outro grande conflito geopolítico de dimensões globais em curso, Lula segue fazendo escolhas desastrosas. O presidente da República decidiu remover o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, nomeado para um posto na Suíça, deixando a embaixada sem titular, a cargo do encarregado de negócios. Com isso, Lula aprofunda ainda mais a crise diplomática entre Brasília e Tel Aviv, que já vem bastante estremecida desde que Lula fez aquela que talvez seja a mais abjeta de sua coleção de comparações absurdas, igualando a guerra israelense contra os terroristas do Hamas ao Holocausto nazista. A fala levou o governo de Benjamin Netanyahu a declarar Lula persona non grata, e Meyer levou uma reprimenda pública no Museu do Holocausto, em Jerusalém.

Lula destrói a credibilidade brasileira no cenário internacional (editorial de 19 de fevereiro de 2024)

Lula não se desculpa e insiste no absurdo (editorial de 27 de fevereiro de 2024)
Lula e sua abjeta equivalência moral (editorial de 16 de novembro de 2023)
O governo Lula tem o direito de considerar que a chancelaria israelense foi longe demais ao levar Meyer ao museu em vez de manifestar privadamente sua contrariedade; tem o direito de defender uma solução de dois Estados; tem o direito inclusive de considerar que as ações israelenses em sua guerra contra o Hamas sejam desproporcionais. Mas, quando manifesta essas posições sem deixar claro um repúdio no mínimo idêntico – embora qualquer governo sensato demonstrasse uma rejeição ainda maior – ao terrorismo bárbaro e assassino do Hamas, que usa os palestinos como escudo humano e que tem interesse direto na morte dos cidadãos de Gaza para recrutar mais militantes ressentidos contra Israel, Lula novamente parte para a repugnante falsa equivalência moral.

A guerra na Ucrânia e o conflito do Oriente Médio são assuntos em que o Brasil tem pouco ou nenhum peso. No único foco de tensão atual em que Lula efetivamente poderia demonstrar relevância, no entanto, o petista mantém o padrão. Não contente em ser bastante comedido nas raríssimas críticas que faz à ditadura venezuelana de Nicolás Maduro, o governo brasileiro agora resolveu buscar briga com a Guiana, que vive sob a ameaça de uma invasão bolivariana. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, acusou o país vizinho de estar “chupando de canidinho” petróleo que seria brasileiro, o que não tem a menor lógica e levou os diplomatas da Guiana a pedir esclarecimentos ao Brasil.

Em outros momentos de sua história, o Brasil já chegou a exercer um soft power baseado em sua capacidade de interlocução e mediação imparcial. Isso é jogado fora quando, em situações nas quais estão muito claros os papéis de agressor e vítima e que, por isso, exigem um posicionamento inequívoco, o país se desvia da defesa de princípios básicos do direito internacional, deixando de defender o que precisa ser defendido e de repudiar o que tem de ser repudiado. A capacidade de escolher sempre o lado errado – no começo, de forma sorrateira, fingindo neutralidade; depois, de forma explícita – é a marca do governo Lula nas relações internacionais.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE19 minutos ago

Vereador de Jacaraú é condenado a indenizar colega por dano moral

Segurança Pública60 minutos ago

Operação combate desmatamento do bioma Mata Atlântica na Paraíba e mais 17 estados no país

CIDADE1 hora ago

Nova pesquisa aponta Domiciano Cabral na frente de Taciana Leitão

Judiciário2 horas ago

Paraíba terá em 2024 maior número de eleitores aptos a votar de toda sua história

CIDADE2 horas ago

Lucena tem 50 candidatos concorrendo a nove vagas de vereador

CIDADE2 horas ago

TCE investiga grande esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Prefeitura São José de Caiana

Nacional3 dias ago

Gleisi tenta apaziguar tensões e nega apoio do PT a candidatura de Hugo Motta para presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO3 dias ago

O truque que uso para me ajudar a sair do ciclo de tristeza

Educação & Cultura3 dias ago

Estudantes universitários: o que você precisa para seu dormitório!

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Libertar-se do pecado requer não gostar dele

Educação & Cultura3 dias ago

A maior lição depois de 20 anos de educação especial nas escolas católicas

Segurança Pública3 dias ago

Pena para feminicídio vai aumentar para até 40 anos

ECONOMIA3 dias ago

Fazenda eleva projeção para alta do PIB em 2024 de 2,5% para 3,2%

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Sabadinho Bom apresenta grupo Pé de Choro neste final de semana

Saúde3 dias ago

Como ser doador de órgãos em vida ou após a morte? Entenda

ENTRETENIMENTO3 dias ago

Café Gelado

Educação & Cultura3 dias ago

Projeto proíbe trote estudantil humilhante em universidades

Educação & Cultura3 dias ago

Novo Plano Nacional de Educação tem quarta audiência na CE

Judiciário3 dias ago

Supremo começa a julgar se condenados por júri popular podem ser presos imediatamente após decisão

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

Inscrições do concurso para agente comunitário de saúde e de endemias terminam na próxima segunda-feira

Internacional3 dias ago

Mesmo após sua morte, Alberto Fujimori ainda polariza o Peru

Internacional3 dias ago

China encerra programa de adoção por estrangeiros

Internacional3 dias ago

Austrália retira medalhas de militares por crimes de guerra

Internacional3 dias ago

A Otan deve derrubar drones russos no oeste da Ucrânia?

Judiciário3 dias ago

Justiça Eleitoral derruba segunda pesquisa IPN em Bananeiras por suspeitas de fraude eleitoral

Esporte3 dias ago

Neymar no Brasileirão? Novo reforço do Corinthians revela papo com craque: ‘Volte para casa’

ECONOMIA3 dias ago

Dinheiro esquecido no Banco Central irá para o governo após 30 dias de publicação da nova lei

CIDADE3 dias ago

Karla Pimentel desponta como favorita à reeleição em Conde com 62% das intenções de voto revela pesquisa

Segurança Pública3 dias ago

Dinheiro vivo e avião apreendidos pela PF: empresário e dono de Faculdade de Medicina sob suspeita em operação eleitoral

Politíca3 dias ago

Traição, Racha no Centrão e Apoio de Lira a Hugo Motta: A Explosiva Disputa pela Presidência da Câmara

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Internacional6 meses ago

China

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional4 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional4 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional4 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde3 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura3 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura3 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br