Saúde
Água dura e água mole podem ter efeitos sobre sua saúde
A água dura pode ter efeitos sobre sua saúde, sua pele e seus cabelos
Este é um artigo assinado por pesquisadores (Veja lista de autores no final da reportagem).
Água mole e água dura
Quando você abre a torneira para pegar um copo d’água ou lavar o rosto, provavelmente não está pensando no que há na água – além de água. Na verdade, dependendo de onde você mora e se possui um sistema de amaciamento de água, sua água pode conter minerais dissolvidos, como cálcio e magnésio. E esses minerais podem desempenhar um papel na permanência de certos poluentes, como o chumbo, na sua água.
Quanto mais minerais dissolvidos, mais “dura” será a água. Mas a água dura é realmente boa ou ruim para você?
Como pesquisadores de engenharia que estudam a qualidade da água, temos visto os efeitos – bons e ruins – que a água macia e a água dura podem ter em tudo, desde sistemas de canalização até o corpo humano.
O que é água dura?
Água dura é aquela que contém minerais dissolvidos, como cálcio, magnésio, ferro e manganês. A água macia contém concentrações mais baixas desses minerais.
A dureza é medida em termos de carbonato de cálcio, CaCO3, usado como ponto de referência para comparar diferentes minerais. A quantidade desses minerais no abastecimento de água de uma cidade varia conforme a região, dependendo de onde a água vem e de como a água é tratada.
As comunidades que obtêm água de poços, em vez de águas superficiais, como lagos, riachos, rios e reservatórios, começam frequentemente com o pré-tratamento de água dura. À medida que a água subterrânea se move através do solo até um poço, ela capta minerais. Ao mesmo tempo, as áreas onde os tipos de rochas e sedimentos são mais propensos a se dissolverem na água podem ter águas mais duras.
A água dura pode ser um problema para encanamentos metálicos.
Efeitos nas linhas e distribuição de águaÁgua muito dura ou muito mole podem danificar os canos e causar problemas de saúde e estéticos.
Como a água dura tem uma concentração mineral mais alta, os minerais podem se acumular nas tubulações, o que leva ao entupimento das tubulações nas residências e nos sistemas públicos de água. A dureza também cria mais depósitos em temperaturas mais altas, de modo que os aquecedores de água são propensos ao acúmulo de minerais. Em áreas com água dura, os aquecedores de água têm uma vida útil mais curta.
Mas a água dura também pode ajudar. Embora os minerais da água dura possam entupir os canos, uma fina camada de deposição mineral nas linhas de água pode proteger você da ingestão de toxinas que podem vazar do próprio cano. Água sem quaisquer minerais pode desempenhar um papel na corrosão dos tubos, porque sem uma fina camada protetora de minerais, a água pode começar a corroer os canos, liberando metais dos canos na água. Beber essa água pode significar ingerir metais como chumbo, cobre e ferro.
Embora a água muito mole ou muito dura possam ter efeitos diferentes nas linhas de água, há mais química do que apenas dureza que desempenha um papel na corrosão e no entupimento dos tubos. Portanto, não existe um nível de dureza específico que seja motivo de preocupação. As estações de tratamento de água tomam as medidas adequadas para se ajustarem aos diferentes níveis de dureza.
Seus cabelos e sua pele podem não gostar muito de brincar com água dura.
Efeitos na pele e no cabelo
Se você usa água dura ou macia para se lavar também pode ter efeitos perceptíveis na pele e no cabelo.
A água dura tem maior probabilidade de deixar a pele seca. Os minerais da água dura retiram a umidade da pele e criam depósitos que obstruem os poros.
A água dura também pode retirar a umidade do cabelo, deixando-o seco e áspero. O cabelo seco é mais propenso a ondular, embaraçar e quebrar. Depósitos minerais também podem se acumular no cabelo e no couro cabeludo, obstruindo os folículos capilares e causando caspa e retardando o crescimento do cabelo.
Muitas famílias têm seus próprios sistemas de amaciamento de água. Um sistema de amaciamento de água pode ajudar na secura e no acúmulo de minerais nos cabelos e na pele. Mas muitos desses sistemas retêm e substituem o cálcio e o magnésio por sódio, um mineral que não contribui para a dureza da água, de modo a diminuir a dureza geral. Ocorre que aumentar o teor de sódio da água pode ser uma preocupação para qualquer pessoa que siga uma dieta pobre em sódio.
Benefícios gerais para a saúde
Além das preocupações estéticas e do aquecedor de água, beber água dura é na verdade bom para você e não traz nenhum efeito colateral adverso sério.
Por exemplo, o magnésio e o cálcio extras que você consome na água dura podem fornecer uma solução gentil para problemas digestivos e prisão de ventre.
Além disso, os pesquisadores encontraram correlações positivas entre a dureza da água potável e a saúde óssea. Como o cálcio é um mineral essencial nos ossos, indivíduos em áreas com água potável que contém mais cálcio podem ter maior densidade mineral óssea e ser menos propensos à osteoporose.
Os pesquisadores também descobriram que beber água dura tem sido associado a uma diminuição na mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares. O magnésio ajuda a regular os músculos cardíacos, enquanto o cálcio mantém sob controle o equilíbrio sódio-potássio nos músculos cardíacos, algo que eles precisam para funcionar.
Quer você tenha água dura ou água mole, não se preocupe muito: As estações de tratamento de água tomam medidas adequadas para garantir água potável às comunidades que servem.
Para saber mais sobre a dureza da água em sua região, você pode entrar em contato com a estação de tratamento de água local ou com a concessionária sobre o processo específico de tratamento de água. Proprietários de poços privados podem entrar em contato com o governo estadual para saber as recomendações de testes para sua área.
Sarah Blank e Timothy Ellis, são professores de engenharia na Universidade do Estado de Iowa (EUA).
Este artigo foi publicado originalmente no site de notícias acadêmicas The Conversation, no qual poderá ser lida a versão original em inglês.