ENTRETENIMENTO
Uma das frases mais importantes do Pai Nosso
Quando pedimos a Deus que nos perdoe pelas nossas ofensas, fazemos isso prometendo perdoar os outros. Com que frequência deixamos essa frase penetrar?
Escondida na oração do Pai Nosso está uma promessa clara de que perdoaremos outras pessoas.
E perdoa-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos aqueles que nos ofenderam
Já paramos na segunda parte desta linha e meditamos sobre ela?
Como nós perdoamos
O Catecismo da Igreja Católica se debruça longamente sobre este tema e salienta que esta frase é profunda:
Esta petição é surpreendente. Se consistisse apenas na primeira frase, “E perdoa-nos as nossas ofensas”, poderia ter sido incluída, implicitamente, nas três primeiras petições da Oração do Pai Nosso, uma vez que o sacrifício de Cristo é “para que os pecados sejam perdoados”. Mas, de acordo com a segunda frase, a nossa petição não será ouvida a menos que tenhamos primeiro cumprido uma exigência estrita. A nossa petição olha para o futuro, mas a nossa resposta deve vir primeiro, pois as duas partes estão unidas pela única palavra “como”.CCC 2838
A chave a lembrar é que embora o amor e a misericórdia de Deus sejam insondáveis, ele nos pede para imitarmos o seu exemplo, perdoando os outros como ele nos perdoa.
Pode parecer um padrão impossível de seguir, mas a boa notícia é que Deus enviou seu Espírito a nós para tornar isso possível:
Este “como” não é único no ensino de Jesus: “Vocês, portanto, devem ser perfeitos, como o seu Pai celestial é perfeito”; “Sede misericordiosos, como o vosso Pai é misericordioso”; “Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros”. É impossível guardar o mandamento do Senhor imitando de fora o modelo divino; deve haver uma participação vital, vinda do fundo do coração, na santidade, na misericórdia e no amor do nosso Deus. Somente o Espírito pelo qual vivemos pode tornar “nossa” a mesma mente que havia em Cristo Jesus. Então a unidade do perdão torna-se possível e nos encontramos “perdoando-nos uns aos outros, como Deus em Cristo nos perdoou”.CCC 2842
Além disso, não só temos que perdoar aqueles que nos fizeram mal, mas também temos que perdoar os nossos inimigos, aqueles de quem mais não gostamos:
A oração cristã estende-se ao perdão dos inimigos , transfigurando o discípulo configurando-o ao seu Mestre. O perdão é um ponto alto da oração cristã; somente corações sintonizados com a compaixão de Deus podem receber o dom da oração. O perdão também testemunha que, no nosso mundo, o amor é mais forte que o pecado. Os mártires de ontem e de hoje dão este testemunho de Jesus. O perdão é a condição fundamental da reconciliação dos filhos de Deus com o Pai e dos homens entre si.CCC 2844
Na próxima vez que você rezar o Pai Nosso, pense nas palavras que você está dizendo e fale com o coração.
Se você tem dificuldade em perdoar alguém, peça a ajuda do Espírito Santo, pois perdoar nossos inimigos muitas vezes requer força e coragem sobrenaturais.