Judiciário
Processos trabalhistas aumentam 15% e Harrison Targino destaca papel do advogado para elevar justiça nas relações de trabalho
Ano passado, 3,5 milhões de novos processos trabalhistas foram ajuizados no Brasil, o que representa aproximadamente 3,2% da população economicamente ativa do país ou 108,3 milhões de trabalhadores. Os dados são da Justiça do Trabalho e mostram que a demanda cresce a cada ano. Em 2022 e 2021, o número de processos trabalhistas ajuizados no Brasil foi de 3,16 milhões e 2,88 milhões, respectivamente. A quantidade de novos processos aumentou 15% em relação a 2021.
Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Advogado Trabalhista, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba, Harrison Targino, ressalta a quantidade crescente de pessoas que recorrem à justiça para terem seus direitos garantidos e o papel dos juristas na luta pela consolidação dos avanços dos direitos dos trabalhadores brasileiros.
“Não se pode falar em Justiça do Trabalho sem o advogado trabalhista. Esse é um profissional essencial para intermediar essa relação entre empregadores e os trabalhadores e trabalhadoras, muitas vezes vulneráveis e desassistidos de qualquer tipo de informação e conhecimento, e as instâncias de decisão jurídica do país. Este dia é dedicado a homenagear os advogados e advogadas trabalhistas, profissionais incansáveis que atuam para garantir a justiça nas relações de trabalho”, comentou Harrison.
O presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB-PB, Joacil Freire Júnior, destacou que as constantes mudanças na legislação trabalhista, têm levado a uma intensa mobilização da Ordem para a realização de cursos, eventos e workshops. “Essas atividades são fundamentais para manter os profissionais atualizados e capacitados para enfrentar os desafios diários da advocacia trabalhista. Neste dia 20 de junho, celebramos não apenas os advogados que dedicam suas carreiras a essa área, mas também o esforço coletivo em prol de uma prática jurídica mais justa e eficiente”, afirmou.
História – A advocacia trabalhista foi oficializada no Brasil a partir da criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), por meio de decreto do então presidente Getúlio Vargas, no ano de 1943 – há 81 anos. A medida definiu como imprescindível a figura de um representante legal que defendesse direitos de empregados e empregadores nos processos.
A escolha da data para o dia do advogado trabalhista faz alusão à criação da primeira entidade representativa da área, que aconteceu no dia 20 de junho de 1963, com a fundação da Associação Carioca dos Advogados Trabalhistas, no Rio de Janeiro.