ENTRETENIMENTO
Um refúgio quando a vida é difícil: Deixe que São Josemaria o leve até Maria em 5 frases curtas
Vejam esta Mãe com dois filhos… Esta santa espanhola considera que Nossa Senhora tem dois filhos amados: Nosso Senhor Jesus, e você
Josemaría Escrivá nasceu na Espanha em 1902. Exatamente 100 anos depois, foi canonizado por João Paulo II em 2002, diante de uma enorme multidão na Praça de São Pedro.
O santo só morreu em 1975; por isso, existem vários vídeos deles disponíveis como testemunhos pessoais. Ele é sucinto em seus conselhos espirituais, mas também práticos: suas obras mais conhecidas – O Caminho, O Sulco e A Forja – são compilações desses conselhos úteis.
Como pároco, Pe. Josemaría iniciou o Opus Dei em Madrid em 1928. Os primórdios do movimento sobreviveram à Guerra Civil Espanhola e, posteriormente, Escrivá deu retiros e desenvolveu ainda mais o carisma do Opus Dei. Escrivá levou a sério o trabalho de evangelizar a todos em suas vidas comuns.
Isto é ilustrado por uma história: Quando o Opus Dei começou, era composto por todos os homens que não fumavam. Observando isso, Escrivá disse que seria melhor que um dos homens adquirisse o hábito – provavelmente para que pudesse desenvolver uma amizade apostólica com os fumantes, sendo um deles.
Aqui estão algumas das breves reflexões que São Josemaria compartilhou sobre Nossa Senhora, que podem ser particularmente úteis quando passamos por dificuldades.
1 – REFÚGIO PERFEITO
Uma mulher de coragem, fortaleza, humildade… também uma mulher de solidão e lágrimas. Nossa Senhora das Dores é o refúgio perfeito quando a vida é difícil.
2 – NA SOLIDÃO
A solidão de Maria. Sozinho! Ela chora, desamparada.
Você e eu devemos fazer companhia a Nossa Senhora e chorar também, pois Jesus foi fixado na madeira, com pregos – os nossos pecados.
3 OLHE PARA O CORAÇÃO DELA
A Virgem das Dores. Quando a contemplar, olhe para o seu Coração; ela é uma Mãe com dois filhos, face à face: Ele… e você.
4 – ONDE ELA ESTÁ?
A humildade da minha santa Mãe Maria! Ela não deve ser vista entre as palmeiras de Jerusalém, nem na hora dos grandes milagres – exceto naquele primeiro em Caná.
Mas ela não escapa do desprezo no Gólgota; ali está ela, justa crucem Jesus , a Mãe de Jesus, ao lado de sua Cruz.
5 – PEÇA A FORÇA DELA
Maravilhe-se com a coragem de Maria: aos pés da Cruz, com a maior dor humana — não há dor como a sua dor — cheia de fortaleza.
E peça-lhe essa mesma força, para que você também possa permanecer ao lado da Cruz.
Eleteia