Connect with us

Judiciário

Falta de representatividade dos deputados e senadores

Fala-se muito em conscientização do cidadão para escolha acertada nas eleições e na reivindicação de direitos. Mas, como enfrentar os oligarcas que se apossaram do Estado?

Prescreve a Constituição de 1988, no parágrafo único, do art.1º que “todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição”.

Pergunta-se, se todo o poder emana do povo como se explica o fato de o governo e seus burocratas mandarem no povo? Não deveria ser o contrário?

O governo e seus burocratas, na verdade, parasitas da nação, aliados aos representantes eleitos pelo povo reduziram este à condição de objeto de direito, identificado pelo número de CPF nas costas, para produzir riquezas que são avidamente consumidas pelos integrantes da oligarquia – os parlamentares, o governante e seus burocratas – nada deixando para as despesas de investimento que asseguram a qualidade de vida às futuras gerações.

De fato, o governo atual e o Parlamento de hoje transformaram legalmente o cidadão em um objeto de direito que é identificado por número do CPF e não mais por carteira de identidade (Lei nº 14.534 de 11-1-2023).

Nada de RG, de CNH, de carteira da OAB, de Carteira de Trabalho. Só vale o número do CPF para identificação do cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

Entretanto, no período eleitoral, o que era objeto de direito passa à condição de sujeito de direito, a fim de que o cidadão possa votar e assegurar aos oligarcas a permanência no poder para o dócil exercício de consumir tudo o que foi produzido pela plebe.

Fala-se muito em conscientização do cidadão para escolha acertada nas eleições e na reivindicação de direitos. Mas, como enfrentar os oligarcas que se apossaram do Estado? Governantes, membros do Parlamento Nacional e burocratas se aliaram formando uma sólida estrutura inquebrantável para consumir avidamente tudo o que for produzido no país, sem que em nada tenham contribuído para a produção de bens e serviços.

Esses oligarcas, notadamente, os burocratas, como os que fizeram a adoidada reforma tributária, não têm que se preocupar com a sobrevivência econômica, pois contam com cargos e funções praticamente vitalícios, ganhando infinitamente mais do que o trabalhador da iniciativa privada,  enquanto os que estão fora da esfera dos oligarcas têm que lutar diariamente para assegurar a sua sobrevivência econômica, enfrentando toda sorte de dificuldades e obstáculos que muitos não conseguem transpor. Trinta milhões deles vivem abaixo da linha de miséria, sem o mínimo do mínimo indispensável para a vida condigna segundo os ditames da justiça social a que alude o art. 170 da poética Constituição Cidadã de 1988.

Essa situação é mantida por seguidos períodos pelos governantes, que utilizam dos integrantes dessa camada social, tomada pela miséria, como eleitores em potencial e, distribuem recursos financeiros retirados da população pagante de impostos, a título de bolsa família para ganhar popularidade e “gratidão” dos miseráveis.

Mas, não adianta ficar lamuriando a falta de representatividade dos parlamentares e nem  a falta de legitimidade do governante eleito, porque são os mecanismos constitucionais vigentes que dão sustentação à continuidade da casta de oligarcas.

Como prega o jurista Modesto Carvalhosa na sua proposta de nova Constituição para o
Brasil é preciso desmontar esse mecanismo constitucional que permite transformar o cidadão em máquina de produzir riquezas para os integrantes da oligarquia reinante, cuja única função é a de deitar sob a copa de uma árvore frondosa e ir consumindo todas as riquezas da nação, “sombra a água fresca”,  diz o adágio popular. Quando você pensa que um desses oligarcas deixou a política por falecimento ou por idade avança, eis que surge repentinamente um filho ou um neto dele para prosseguir nesse doce sacerdócio de se servir das riquezas produzidas pela plebe.

Para extirpar os odiosos mecanismos constitucionais que dão sustentação a esse quadro absurdo, que separa a sociedade em andar de cima, onde vivem como nababos os oligarcas,  do andar de baixo, onde se comprimem e vivem o restante da população de miseráveis, algumas medidas devem ser tomadas como as abaixo indicadas:

a) Abolir a profissionalização da classe política.

Todo político é sempre alguém do povo e como tal deve ter uma profissão: advogado, médico, engenheiro, comerciante, industriário, prestadores de serviços, sapateiro, padeiro, garçon, gari etc.

Ser Deputado ou Senador não espelha ou não deveria espelhar uma profissão.

A forma de abolir a profissionalização é a de proibir a reeleição para todos os cargos eletivos (Deputado, Senador, Presidente da República). O poder deve comportar rotatividade. A reeleição inventada em causa própria pelo governo FHC é uma das maiores desgraças da política brasileira. Os importadores de modelos estrangeiros não têm inteligência suficiente para  constatar que a realidade brasileira e bem diferente de outros países adiantados. Resulta disso a importação do IVA europeu para fazer a reforma tributária, que acabou em um inferno fiscal nunca dantes visto.

b)   Outra medida seria a de proibir emendas ao orçamento extinguindo as atuais emendas individuais, emendas de bancada e emendas do relator, estas incorporadas na emenda individual no dia seguinte ao da declaração de inconstitucionalidade daquela emenda do relator pelo STF. Quem tem o dever de fiscalizar a execução orçamentária não pode direcionar as despesas públicas. Isso é elementar em direito financeiro. Plantar uma raposa velha para tomar conta do galinheiro não é a solução!

c)    Extinguir os fundos partidários e o fundo eleitoral, palco permanente de desvios financeiros, para dizer o menos. O fundo eleitoral, que sequer tem critério objetivo para seu rateio entre os candidatos, tem ajudado os líderes de partidos e outros como os líderes da maioria e da minoria, além de velhos caciques da política brasileira a se perpetuarem  nos cargos de Deputados e Senadores surtindo efeito contrário ao pretensamente objetivado. Nada tem as ver com a democracia que fundamentou sua instituição.

Outrossim, partido político é uma entidade privada e assim não pode receber recursos públicos. Essa situação anômala é agravada pela falta de prestação de contas ao TCU. Os partidos políticos fazem a prestação de contas junto ao TSE, onde é procedido mero exame formal das despesas feitas, sem examinar o mérito, isto é onde, como, quando e quanto foram gastos. O TSE não tem estrutura material, nem pessoal para fazer esse exame técnico.

d)   Vedar um membro do Parlamento assumir cargos no Executivo, inclusive nas autarquias e empresas estatais da União.

No sistema  presidencialista de governo não se pode permitir que  um parlamentar abandone o cargo para o qual foi eleito, para se aboletar no cargo de Ministro de Estado. É preciso colocar um freio nessa promiscuidade que não faz o menor sentido.

Na verdade, Deputado que assume cargo de Ministro de Estado é aquele que dá sustentação política ao governo, tanto é que no dia de votação de projeto legislativo importante para o governo esse “Ministro” entra em licença por algumas horas, para ir votar no Congresso Nacional retornando em seguida para o exercício do cargo de Ministro que dá mais visibilidade do que ficar perdido em meio a 503 Deputados. É o cúmulo da falta de decoro parlamentar aceito como normal. É preciso colocar um ponto final na indevida manipulação do voto popular para obter, por via oblíqua, um cargo de Ministro que, por sua vez, abre possibilidades para sua eleição em cargos mais relevantes da República.

e)    Instituição do recall (revogação do mandato)

Destina-se o recall a revogar o mandato de um parlamentar que ao invés de agir em prol do representado passa a legislar em causa própria, criando privilégios um atrás do outro que o cidadão comum sequer consegue imaginar.

Implementadas essas medidas só serão candidatos os  cidadãos realmente imbuídos da vontade férrea de servir a sociedade, ao invés de servir-se da sociedade. É chegada a hora de separar o trigo do joio.

Assim, os parlamentares passarão efetivamente a representar o povo que os elegeu, conferindo legitimidade e representatividade material ao mandato parlamentar. 

Sobre o autor

Imagem do autor Kiyoshi Harada

Kiyoshi Harada – Jurista, com 26 obras publicadas. Acadêmico, Titular da cadeira nº 20 (Ruy Barbosa Nogueira) da Academia Paulista de Letras Jurídicas. Acadêmico, Titular da cadeira nº 7 (Bernardo Ribeiro de Moraes) da Academia Brasileira de Direito Tributário. Acadêmico, Titular da cadeira nº 59 (Antonio de Sampaio Dória) da Academia Paulista de Direito. Sócio fundador do escritório Harada Advogados Associados. Ex-Procurador Chefe da Consultoria Jurídica do Município de São Paulo.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE3 horas ago

Caminhão CAIXA inicia atendimento à população de Queimadas

Judiciário3 horas ago

O valor jurídico do abandono paternal à luz do princípio da afetividade

Judiciário3 horas ago

Indulto natalino 2023 e 2024: uma análise técnica das alterações e impactos

ECONOMIA4 horas ago

Tutores de pets serão obrigados a pagar imposto sobre seus animais?

Nacional4 horas ago

Modelo do jato da Embraer que caiu é o mesmo usado por Lula

Nacional4 horas ago

Queda na popularidade de Janja deixa PT em alerta

ECONOMIA5 horas ago

Dólar nas nuvens: o PT e a dança das narrativas na tempestade econômica

Politíca5 horas ago

Veneziano viabiliza junto à Codevasf equipamentos para a Prefeitura e três instituições de caridade de Campina Grande

Politíca5 horas ago

Camila Toscano ganha projeção internacional e recebe prêmio pela luta em defesa das mulheres

Politíca5 horas ago

Valorização do esporte: Lei do deputado Tovar cria Dia do Handebol na Paraíba

Segurança Pública5 horas ago

A Força Aérea Brasileira, operando com caças A-29 Super Tucano, realizou a interceptação de um avião clandestino na fronteira de Mato Grosso do Sul

Segurança Pública5 horas ago

Ninguém foi preso por causa do vídeo da Marinha, por enquanto!: alguém deve ser exonerado ou punido

Segurança Pública6 horas ago

O Exército Brasileiro tem apenas uma hora de munição para a guerra? A verdade por trás da afirmação polêmica

Segurança Pública6 horas ago

Forças Armadas Brasileira realiza exercício inédito conectando Marinha, Exército e Força Aérea com dados e voz em tempo real, integrando os sistemas em simulação de conflito no RS fortalecendo a Defesa Nacional

Segurança Pública6 horas ago

Tensão explode na Venezuela com presença de Snipers perto da embaixada Argentina e cortes de água e energia agravam crise internacional

Segurança Pública6 horas ago

Visitantes exploram o poder do Saab F-39E Gripen da Força Aérea Brasileira, o caça mais poderoso e moderno da América Latina

Judiciário6 horas ago

PPA, LDO e LOA: espinhas dorsais do orçamento brasileiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Nova lei regulamenta produção e comércio de bioinsumos no país

Nacional8 horas ago

Lira convoca reunião às pressas: STF travando as regras do jogo?

Educação & Cultura8 horas ago

Lula acumula recordes e autoriza R$ 34,4 bi para Rouanet em 2 anos

CONCURSO E EMPREGO8 horas ago

Concurso do Insa oferece salários de até R$ 14 mil; inscrições encerram hoje (26/12)

CONCURSO E EMPREGO9 horas ago

Prefeitura de Patos abre seleção para profissionais de saúde

ECONOMIA9 horas ago

BC torra R$ 190 bilhões em reservas cambiais: uma tentativa desesperada de conter o dólar que só expõe o caos fiscal

Educação & Cultura9 horas ago

Sisu 2025: datas, inscrições, vagas e resultado

ESTADO9 horas ago

Transição administrativa na Paraíba: 24 prefeituras passarão o comando para opositores em um processo que exige responsabilidade e transparência

CIDADE10 horas ago

CMJP aprova transações orçamentárias durante sessão nesta quinta-feira (26)

Segurança Pública10 horas ago

Operação da PM em Patos: mais um dia no combate ao tráfico no sertão

Judiciário10 horas ago

Mais uma juíza se declara suspeita para julgar ação de improbidade contra Ricardo Coutinho e Livânia Farias

CIDADE11 horas ago

Procon-JP alerta consumidor sobre direitos garantidos na legislação em locais de entretenimento

Judiciário11 horas ago

STF vai decidir se vantagem funcional instituída por lei complementar municipal pode ser revogada por lei ordinária

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário4 semanas ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO3 dias ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura3 dias ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde3 dias ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional3 dias ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional7 dias ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional7 dias ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA7 dias ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública7 dias ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO1 semana ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional3 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura3 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional3 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde3 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde3 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde3 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde3 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA3 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura3 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br