Connect with us

Internacional

Os pontos fortes e fracos de Kamala Harris como candidata democrata

Após Joe Biden anunciar a decisão de desistir de concorrer à reeleição para presidente dos Estados Unidos, a possibilidade de Kamala Harris ser sua substituta na votação marcada para 5 de novembro ganhou força.

Em uma postagem nas redes sociais, Biden declarou seu “total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata de nosso partido este ano” e acrescentou: “Democratas — é hora de nos unirmos e derrotar Trump. Vamos fazer isso.”

Atual vice-presidente dos EUA, Kamala Harris, de 59 anos, foi a primeira mulher a ocupar esse cargo.

Ela respondeu ao apoio de Joe Biden dizendo que fará “tudo ao meu alcance para unir o Partido Democrata – e unir nossa nação – para derrotar Donald Trump e sua agenda extrema”.

A chapa do Partido Democrata deve ser oficializada apenas na Convenção Nacional da agremiação, em 19 de agosto. Mas as especulações sobre quem representará a legenda na disputa contra o ex-presidente Donald Trump estão a todo vapor.

Kamala Harris é o nome que ganhou mais força até o momento. Gretchen Whitmer, governadora de Michigan, e Gavin Newsom, governador da Califórnia, haviam sido indicados como possíveis opções nas semanas antes do anúncio oficial da desistência de Biden.

Newsom publicou uma mensagem de apoio a Harris após a divulgação da decisão do presidente. Whitmer saudou a decisão de Biden, mas não deixou claro se tentará a nomeação.

O que pesa a favor

A idade avançada de Joe Biden esteva no centro da campanha de Donald Trump. Hoje com 81 anos, o democrata foi o presidente mais velho a assumir o cargo, em 2021, aos 78.

Ele foi declarado “apto para exercer suas funções” no início de 2024 por um médico da Casa Branca, mas as críticas de opositores e as preocupações de aliados persistiram.

Os sinais do seu envelhecimento se tornaram mais evidentes recentemente — incluindo a voz mais suave, os lapsos de memória e uma aparente maior dificuldade para andar, que seu médico atribui parcialmente à artrite.

Com isso, a campanha republicana se dedicou a focar na idade e fragilidade do democrata.

O argumento ‘forte versus frágil’ apareceu com frequência em eventos nas últimas semanas, assim como as tentativas de retratar Trump como uma opção mais enérgica e jovem.

Mas essa tática não terá o mesmo impacto contra a vice-presidente Kamala Harris. Ela tem 59 anos, quase 20 a menos que Trump, que teria 82 ao final de um segundo turno.

Analistas descrevem Harris como uma pessoa em forma e enérgica, e a confirmação de sua candidatura pode virar o jogo totalmente em relação ao uso político da diferença de idade na campanha.

E apesar de ter tido baixos índices de aprovação durante seu mandato como vice-presidente, apoiadores de Kamala Harris apontam ainda para seu passado como promotora de justiça enquanto Trump já foi condenado pela Justiça. Isso seria favorável à imagem da democrata.

Harris estudou Direito e iniciou sua carreira na promotoria do condado de Alameda, na Califórnia. Tornou-se promotora-chefe em San Francisco em 2003, antes de ser eleita a primeira mulher negra procuradora-geral da Califórnia. No cargo, ganhou reputação como estrela ascendente do Partido Democrata, até ser eleita ao Senado americano.

Biden declarou seu "total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata de nosso partido este ano"

Biden declarou seu “total apoio e endosso para que Kamala seja a candidata de nosso partido este ano

As pesquisas de opinião também indicam a possibilidade da vice-presidente se sair melhor do que Joe Biden entre alguns eleitores específicos.

Uma sondagem da CNN do início de julho sugeriu que Harris teria um desempenho melhor do que Biden com eleitores independentes e mulheres.

Enquanto 50% das eleitoras do sexo feminino apoiariam a vice-presidente contra Trump, apenas 44% fariam o mesmo no caso de Biden. A mesma pesquisa aponta que 43% dos americanos que se definem como independentes (não afiliados a nenhum partido) estariam dispostos a votar em Harris, contra 34% no atual presidente dos EUA.

Filha de mãe indiana e pai jamaicano, ela também vai melhor do que Biden nas pesquisas entre eleitores negros, latinos e jovens — círculos eleitorais cruciais e que, segundo seus aliados, ela seria capaz de atrair como candidata.

Entre o eleitorado em geral, uma pesquisa da CBS News e YouGov realizada na última semana mostra Harris com uma ligeira vantagem em relação ao atual presidente Biden frente a Trump.

O republicano estava à frente da advogada por três pontos (51% a 48%), enquanto superava Biden por cinco (52% a 47%) entre os eleitores prováveis (a margem de erro da pesquisa era de 2,7 pontos).

Mas muitos especialistas descartam tais pesquisas e apontam que o sentimento dos eleitores mudará com a renúncia de Biden. Alguns acreditam que os eleitores começarão a avaliar outros candidatos além de Harris.

Um pesquisador de opinião democrata próximo à campanha de Biden reconheceu que Harris pode ter mais potencial para expandir a base eleitoral do partido do que o presidente, mas é cético em relação à diferença que ela faria.

As pesquisas que a comparam com Trump neste momento “não significam nada”, diz ele, que pediu anonimato porque não estava autorizado a falar com a imprensa.

E a possibilidade de Harris realmente aumentar a participação dos eleitores negros mais jovens é outra questão incerta. “Este é simplesmente um daqueles momentos de esperar para ver”, acrescenta o pesquisador.

O que pesa contra?

Se por um lado a campanha de Trump será obrigada a abandonar o argumento ‘forte versus frágil’ que se aproveitava da idade avançada de Biden, os republicanos podem focar em outros pontos do histórico de Harris na política.

Analistas veem a possibilidade de Trump e seus aliados vincularem Harris às falhas percebidas do governo atual. Não importa quem seja o candidato, os republicanos certamente culparão os democratas por encobrir as fraquezas relacionadas à idade de Biden – e por colocar a nação em risco.

Harris também fracassou em sua própria tentativa de concorrer à Presidência, quando perdeu a corrida pela nomeação democrata contra Biden em 2020.

E embora a ex-promotora não seja de maneira alguma da ala progressista do partido, ataques republicanos anteriores sugerem que eles também podem pintá-la como de “esquerda radical”.

Kamala Harris conversando com jovens imigrantes na Casa Branca em 2022

Kamala Harris conversando com jovens imigrantes na Casa Branca em 2022

Analistas apontam ainda que o histórico de Harris no controle da imigração na fronteira com o México pode ser usado contra ela.

Biden designou Harris para liderar os esforços relacionados à imigração durante um período em que houve recorde de entrada de imigrantes pela fronteira com o México. O objetivo desses esforços tem sido tratar das causas fundamentais da migração da América Latina, como a pobreza e a violência nos países de origem dos migrantes.

Mas Harris foi acusada de não avançar significativamente na questão e criticada por levar seis meses para planejar uma visita à fronteira após assumir o cargo. Os republicanos inclusive a apelidaram de “czarina da fronteira” por seu papel.

Em seus esforços, ela anunciou no ano passado US$ 950 milhões em promessas de empresas privadas para apoiar as comunidades da América Central. Compromissos semelhantes feitos anteriormente totalizaram cerca de US$ 3 bilhões.

Ela também tentou aprovar no Congresso um acordo bipartidário que, na prática, permitiria o fechamento da fronteira se as travessias atingissem um limite estabelecido e financiaria milhares de novos agentes de segurança de fronteira.

Mas o acordo foi derrubado pelos congressistas republicanos, incentivados por Donald Trump.

Ativistas a favor e contra o aborto se manifestam em frente à Suprema Corte em Washington D.C.

Ativistas a favor e contra o aborto se manifestam em frente à Suprema Corte em Washington

Ao mesmo tempo, as posições de Harris sobre temas como aborto e o atual conflito na Faixa de Gaza podem pesar contra ela na distribuição de votos por Estado, segundo especialistas.

Durante seu tempo como vice-presidente, ela se firmou como a principal voz do governo no que diz respeito ao direito ao aborto e liderou a campanha “Luta pelas Liberdades Reprodutivas”, defendendo o direito das mulheres de tomarem decisões sobre seus próprios corpos.

Harris destacou os danos causados pela proibição do aborto e pediu ao Congresso a restauração das proteções do caso Roe v. Wade, que garantiam o direito ao aborto nos EUA até serem anuladas pela Suprema Corte em 2022.

Em março deste ano, ela fez o que se acreditava ser a primeira visita oficial de um presidente ou vice-presidente a uma clínica de aborto. Ela também apoiou consistentemente o direito ao aborto durante seu período no Senado

O apoio ao direito ao aborto após a decisão do Supremo provou ser um sucesso para os democratas durante as eleições de meio de mandato de 2022 e o partido espera reconquistar mais eleitores em novembro ao manter esse tema como prioridade.

Mas há temores de que a posição de Kamala Harris possa prejudicá-las em Estados mais conservadores e onde há maior população cristã.

Em uma pesquisa Gallup realizada em maio, 32% dos eleitores disseram que votariam apenas em um candidato que compartilhasse suas opiniões sobre o aborto, um recorde desde que o instituto incluiu essa questão em suas sondagens, em 1992.

Em outra pesquisa, realizada em abril pelo Pew Research Center, 63% dos adultos entrevistados disseram que o aborto deveria ser legal no país em todos ou na maioria dos casos, enquanto 36% afirmaram que deveria ser ilegal em todos ou na maioria dos casos.

Entre as pessoas que se declaram não afiliadas a nenhuma religião, os favoráveis ao aborto na maior parte dos casos chegam a 86%. Ao mesmo tempo, 73% dos evangélicos protestantes brancos acreditam que o aborto deveria ser ilegal em todos ou na maioria dos casos.

Sua defesa do direito ao aborto também poderia ser definitiva em uma corrida contra Trump pelos chamados ‘swing states’, os Estados em que a população é dividida politicamente e não há um histórico de vitórias de um único partido.

Por fim, analistas acreditam que apesar de sua capacidade de atrair mais eleitores negros e do sexo feminino, Kamala Harris disputaria também contra o preconceito da sociedade americana.

Em mais de dois séculos de democracia, os eleitores nos EUA elegeram apenas um presidente negro e nunca uma mulher, algo que faz até alguns eleitores negros duvidarem de uma candidatura bem-sucedida da vice-presidente.

“A raça e o gênero dela serão um problema? Com ​​certeza”, disse LaTosha Brown, estrategista política e cofundadora do Fundo Black Voters Matter, à agência Reuters.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário13 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE13 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE13 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE14 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde14 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde14 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde14 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura14 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO14 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública14 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO14 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE14 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO15 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte15 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO15 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO15 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura15 horas ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura15 horas ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte15 horas ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário15 horas ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE15 horas ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE15 horas ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde16 horas ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO16 horas ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA16 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública16 horas ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca16 horas ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca16 horas ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca16 horas ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca16 horas ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br