Segurança Pública
ASPOL/PB: “Cargo único na Polícia Civil vai valorizar trabalho investigativo no país”
“Vamos aperfeiçoar as atribuições da categoria investigativa, com uma diretriz nacional que trata sobre implementação do cargo de ‘Oficial Investigador de Polícia’, de nível superior e técnico científico, além de promoções, ascensão funcional, ingresso na carreira e profissionalização, entre outros temas. Será uma evolução e vai valorizar o trabalho investigativo no país”. É o que afirma a presidente da Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba – ASPOL/PB, Suana Melo, após participação no Congresso Nacional Extraordinário da Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis – COBRAPOL, que aconteceu da sexta-feira (11) até o domingo (13), em Brasília-DF. O evento, que contou a presença de outros integrantes da diretoria e discutiu a Lei Orgânica Nacional da Polícia Civil, teve à frente o presidente da COBRAPOL, André Gutierrez.
No texto da Lei Orgânica, que tem como objetivo a modernização e valorização das atividades exercidas pelos policiais civis, em especial dos investigadores, em todos os Estados. O texto já foi discutido com as entidades nacionais de peritos e delegados e após análises jurídicas será enviado para o Ministério da Justiça, que cobra celeridade no processo.
“É uma proposta que está alinhada com o que já foi apresentado pelo Governo do Estado da Paraíba, mas infelizmente não avançou como gostaríamos. Agora, com a Lei Orgânica Nacional, teremos, finalmente teremos uma instituição com foco na valorização do trabalho investigativo. A primeira reunião aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro, com entidades de 27 federações do país e também contou com a participação das diretorias da ASPOL e SINVPOL, únicas representantes do estado da Paraíba”, destacou a presidente da ASPOL/PB, Suana Melo.