Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Conflito Israel-Hamas: “assassinatos seletivos” são legais?

Israel tem um longo histórico de controvertido método antiterrorista contra aqueles que considera seus principais inimigos. É muito possivelmente o caso da recente morte do líder político do Hamas Ismail Haniyeh

O líder político do Hamas, Ismail Haniyeh, um dos principais negociadores para um acordo de cessar-fogo e libertação de reféns na Faixa de Gaza, foi morto em seu alojamento em Teerã, capital do Irã.

Essa morte poderia ser descrita como um “assassinato seletivo”, algo que os especialistas jurídicos do Comitê Internacional da Cruz Vermelha definem como “o uso intencional e premeditado de força letal por um Estado ou grupo armado organizado contra um indivíduo específico fora de sua custódia”.

Apesar de, até o momento, nenhuma autoridade ter reivindicado a autoria do ataque, é muito provável que o governo israelense esteja por trás dele. O país está envolvido numa campanha militar em Gaza, onde combate o grupo Hamas, e tem também um longo histórico de assassinatos seletivos e de – na maior parte das vezes – negar a responsabilidade por tais atos.

Estima-se que o número atual de mortos em Gaza esteja em torno dos 40 mil. A Alemanha, a União Europeia, os Estados Unidos e outros países classificam como organização terrorista o grupo Hamas, que administra esse território palestino.

“Frustração do terrorismo”

De acordo com o livro acadêmico Targeted killing in international law (Assassinato seletivo no direito internacional), lançado em 2008 por Nils Melzer, hoje professor de Direito, Israel foi provavelmente o primeiro país a reconhecer uma política de assassinatos seletivos, em 2000, classificada como “política direcionada de frustração do terrorismo” pelo governo, e começou a ser usada abertamente durante o que hoje é conhecido como a Segunda Intifada Palestina, no mesmo ano.

Na época, helicópteros, canhões e armadilhas israelenses foram usados nos territórios palestinos contra indivíduos que Israel alegava serem terroristas. Em 2007, 210 desses “alvos” haviam sido mortos, juntamente com 129 inocentes, segundo a organização israelense de direitos humanos B’Tselem.

Israel não é o único a aplicar essa prática, adotada por muitos outros, como os Estados Unidos, Rússia, Suíça, Alemanha e Reino Unido. Juristas afirmam que, desde o 11 de Setembro, os assassinatos seletivos se tornaram cada vez mais aceitos globalmente.

Exemplos proeminentes incluem o assassinato do líder da Al Qaeda Osama Bin Laden, em 2011, pelas forças especiais dos EUA no Paquistão, e os ataques de drones mais recentes na Síria e no Líbano. Em 2014, a revista alemã Der Spiegel afirmou que militares alemães haviam desempenhado um papel importante nos assassinatos seletivos de membros do Talibã no Afeganistão.

Divergências judiciais

Os assassinatos seletivos geralmente são controversos porque – especialmente quando cometidos em outra nação – são vistos como uma violação da soberania nacional. Mas ainda não está claro se eles são ilegais.

Em 2002, o assassinato seletivo tornou-se tema de debate em Israel quando um grupo de direitos humanos israelense e palestino tentou coibir a prática na Justiça. A Suprema Corte israelense levou cinco anos para decidir o caso.

“O governo de Israel emprega uma política de ataques preventivos que causam a morte de terroristas. Esses ataques, às vezes, também prejudicam civis inocentes. O Estado, portanto, age ilegalmente?”, questionou o juiz principal, Aharon Barak.

A resposta do tribunal foi: depende. “Fica decidido que não se pode determinar antecipadamente que todo assassinato seletivo é proibido de acordo com o direito internacional consuetudinário [surgido a partir de práticas sociais, não necessariamente pela criação de leis]. Assim como não se pode determinar antecipadamente que todo assassinato seletivo é permitido conforme o mesmo direito”, concluiu a sentença.

Estruturas jurídicas complexas

Segundo especialistas jurídicos, diferentes questões determinam se um assassinato seletivo é legal ou não. Uma das mais importantes seria o arcabouço jurídico dentro do qual o assassinato é avaliado, incluindo a legislação nacional, certas leis de guerra e o direito internacional humanitário (DIH).

Por exemplo, o DIH é aplicado em períodos de conflito e até permite certos atos violentos durante a guerra. Mas, de acordo com ele, o assassinato pode ser questionado se a vítima não estava participando diretamente das hostilidades no momento em que foi morta.

Outras questões incluem se o Estado que cometeu o assassinato era uma potência ocupadora, se poderia ter abordado o alvo de alguma outra forma (como, por exemplo, detendo-o), se havia forças de segurança sólidas na área que poderiam ter intervindo, e que tipo de perigo os civis estavam correndo.

Tática sem limites?

Organizações de direitos humanos normalmente argumentam que todos os assassinatos seletivos são ilegais e expressam preocupação por eles estarem se tornando muito comuns. Por sua vez, os governos geralmente os veem como uma ferramenta útil. Segundo jornalistas, o governo israelense tem empregado essa tática regularmente.

“Em minhas reportagens, descobri que, desde a Segunda Guerra Mundial, Israel tem usado assassinatos e execuções seletivas mais do que qualquer outro país do Ocidente, em muitos casos colocando em risco a vida de civis”, escreveu o jornalista investigativo israelense Ronen Bergman, numa adaptação de seu livro de 2018 Rise and kill first: The secret history of Israel’s targeted assassinations (Erga-se e mate primeiro: A história secreta dos assassinatos seletivos de Israel) para o New York Times.

“Mas também descobri uma longa história de profundos debates domésticos – e muitas vezes rancorosos – sobre como o Estado deve ser protegido. Uma nação pode usar métodos terroristas? Pode prejudicar civis inocentes no processo? Quais são os custos? Onde está o limite?”, questiona Bergman.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA3 horas ago

Reforma Tributária: veja o que muda e as datas chave para entrarem em vigor

Politíca6 horas ago

União Brasil espera confirmação do PT para formalizar apoio a Hugo Motta na presidência da Câmara

Esporte7 horas ago

Palmeiras: presidente da Mancha tem prisão pedida pelo MP

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Bolinho de Queijo Parmesão

Judiciário7 horas ago

Desigualdades e direitos humanos

Judiciário7 horas ago

Projeto prevê notificação compulsória de casos de violência e de acidentes de trânsito

Esporte7 horas ago

Adiada audiência sobre benefícios do esporte para pessoas com autismo

Saúde8 horas ago

Homens e mulheres processam a dor de forma diferente

Saúde8 horas ago

Covid na gravidez afeta bebês mais do que exames mostram

Saúde8 horas ago

Excesso de consumo de energéticos pode levar a transtornos psíquicos

Saúde8 horas ago

Pressão alta também causa enrijecimento dos pulmões

Internacional8 horas ago

Presença norte-coreana leva guerra na Ucrânia a novo patamar

Internacional8 horas ago

Milhares protestam na Geórgia contra resultado de eleição

Internacional8 horas ago

Alemanha expressa repúdio após execução de dissidente no Irã

Internacional8 horas ago

Israel bane agência da ONU de auxílio a palestinos. E agora?

Internacional8 horas ago

Conselho de Segurança faz reunião sobre paz e segurança na Ucrânia

Internacional8 horas ago

Coordenador da ONU no Líbano diz que é hora de acabar com a violência

Internacional8 horas ago

ONU investe em diplomacia para convencer Israel a reverter decisão sobre Unrwa

Internacional8 horas ago

FAO alarmada com níveis altos e persistentes de fome na RD Congo

Internacional8 horas ago

ONU horrorizada com ataque mortal em prédio que abrigava palestinos em Gaza

Saúde10 horas ago

Programa Mais Acesso a Especialistas alcança 100% de adesão na Paraíba

Segurança Pública12 horas ago

Em nota, Clube dos Oficiais repudia fala de advogado: “Polícia Militar é um dos principais violadores dos direitos humanos”

Segurança Pública12 horas ago

Operação cumpre 35 mandados de prisão na Grande JP e mira integrantes de organização criminosa com sede no RJ

Politíca12 horas ago

Candidatura de Hugo Motta à Presidência da Câmara: deputados do PL apresentam pautas e defendem anistia aos condenados de 8 de janeiro

Politíca12 horas ago

Novo PTB Paraíba participa de encontro regional na Bahia e reforça acolhimento de assinaturas para legalização do partido

ESTADO12 horas ago

PB Saúde divulga resultado de Concurso Cultural de Desenho e Redação em comemoração ao Mês das Crianças

ESTADO12 horas ago

Fique em Dia: Cagepa inicia quinta edição da campanha de negociação nesta sexta-feira (1º)

Educação & Cultura12 horas ago

Comissão de Educação aprova projeto que proíbe celulares nas escolas públicas e privadas

CIDADE13 horas ago

Cícero diz que espera apoio de Marcos Henriques em novo mandato

Politíca13 horas ago

Professores estão sendo humilhados devido a decisão do governo Lula, afirma Eliza

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Saúde2 dias ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde2 dias ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura2 dias ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde2 dias ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO2 dias ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura5 dias ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde5 dias ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA5 dias ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

Nacional5 dias ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO7 dias ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA7 dias ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde7 dias ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional7 dias ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional2 semanas ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário3 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional3 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA3 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura3 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde4 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura4 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional4 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br