Connect with us

Internacional

Por que a Ucrânia invadiu a região russa de Kursk?

Pela primeira vez desde o início da guerra, tropas ucranianas avançam pelo território russo. Para analistas, investida é sinal de uma nova – e arriscada – estratégia

Tanques ucranianos em Kursk, na Rússia: Kiev afirma já ter dominado uma área de 1.000 km² – o equivalente a dois terços da área de São Paulo (capital)

Após mais de dois anos de combates para repelir a invasão russa, a Ucrânia parece estar mudando de estratégia – e deu o “primeiro passo” nesse sentido ao enviar seus soldados em missão à região russa de Kursk.

A análise é da especialista em política externa e de segurança Jen Spindel, que leciona na Universidade New Hampshire, nos Estados Unidos. “A Ucrânia não pode continuar lutando essa guerra da mesma forma que o fez nos últimos dois anos. O país simplesmente não tem gente nem armas o suficiente para isso”, afirma. “A Rússia é muito maior, tem mais militares.”

Essa mudança de estratégia “rumo a uma guerra de exaustão em vez de uma guerra em pé de igualdade”, “mais assimétrica”, já havia sido recomendada por Spindel e outros especialistas em artigo publicado na revista americana Foreign Affairs. Isso significaria não confrontar em campo aberto o Exército russo, que sob muitos aspectos está em vantagem; em vez disso, as tropas ucranianas deveriam recorrer a táticas mais adequadas à sua força e ao seu equipamento. E é justamente isso que parece estar acontecendo em Kursk.

“A Ucrânia está mostrando que o território russo não é mais intocável, e que vai atacá-lo para forçar a Rússia a deixar de bombardear e causar destruição na Ucrânia.”

O avanço sobre Kursk é o primeiro de tropas oficiais ucranianas em território russo desde o início da guerra, em fevereiro de 2022. Até então só tinha havido pequenas incursões, em 2023, e todas protagonizadas por tropas de dissidentes russos que lutam no lado ucraniano.

Por que a Ucrânia invadiu Kursk?

Passada uma semana desde o início do avanço ucraniano, Kiev vem evitando fornecer um quadro geral sobre a operação. O presidente Volodimir Zelenski apenas mencionou “ações para empurrar a guerra para o território do agressor”. Um militar ucraniano do alto escalão disse à agência de notícias AFP no fim de semana que “milhares” de soldados ucranianos estão envolvidos na operação, que visaria forçar a dispersão da linha de combate russo e “desestabilizar” a situação.

Nesta segunda-feira (12/08), o comandante-chefe do Exército ucraniano, Oleksandr Syrskyi, se pronunciou pela primeira vez sobre a “operação ofensiva na região de Kursk”. Segundo o general, a Ucrânia controla cerca de 1.000 km² em solo russo.

Também nesta segunda, o presidente russo Vladimir Putin afirmou em reunião com altos oficiais militares que a ofensiva era uma tentativa de Kiev de “melhorar sua posição para futuras negociações”, mas sem perspectiva de sucesso. O principal objetivo da Rússia agora seria “espremer” e “expulsar o inimigo”.

Segundo fontes russas, a invasão ucraniana começou em 6 de agosto, com o avanço das tropas por ao menos dez quilômetros Rússia adentro. Outros veículos afirmam que os soldados avançaram por cerca de 30 quilômetros, tomando pequenos vilarejos pelo caminho, e que a situação estaria mudando de forma muito rápida. Já o Ministério da Defesa russo alega ter detido o avanço ucraniano e estar combatendo em dois subdistritos na fronteira.

Uma das principais preocupações de Moscou é a usina nuclear de Kursk. Os combates, porém, estariam sendo travados a pelo menos 30 quilômetros de distância dali, segundo o noticiário russo.

Civis russos abrigados provisoriamente após serem evacuados da fronteira com a Ucrânia: ao menos 120 mil teriam sido deslocados em Kursk, segundo a Rússia

“Bom para a moral das tropas, mas insignificante para a guerra”

O avanço ucraniano seria “resultado de um planejamento cuidadoso” por parte de Kiev e do “fracasso total da inteligência russa”, analisa o coronel das Forças Armadas da Áustria e historiador militar Markus Reisner.

Reisner atribui a Kiev uma “clara vitória” em termos de propaganda, já que a ação desviou todas as atenções da região ucraniana do Donbass para a russa Kursk, mais ao norte. As forças russas têm avançado lentamente em Donbass na direção de cidades como Chasiv Yar e Pokrovsk. Se a Ucrânia for capaz de manter o controle da região de Kursk, isso irá forçar um reagrupamento das tropas russas e reduzir a pressão no Donbass, opina o historiador.

Especialista em assuntos militares no Conselho Europeu para Relações Exteriores, Gustav Gressel é menos otimista, referindo-se à ação em Kursk como “boa para a moral [das tropas], mas insignificante na guerra”.

“Não houve nenhum sinal de que a Rússia esteja retirando tropas do leste para deter o avanço ucraniano”, afirma Gressel. Porém, nos últimos dias houve relatos – não confirmados – de que a Rússia estaria deslocando parte das tropas do nordeste da Ucrânia para Kursk.

Ainda assim, Gressel pondera que a Rússia, por ter vantagem militar em relação à Ucrânia, é quem sai ganhando com a extensão do front: “A Rússia é a principal beneficiária de uma extensão da linha do front para dentro do território russo, porque isso demanda as forças ucranianas ainda mais.”

Instrumento de barganha?

Alguns especialistas, porém, afirmam que o avanço da Ucrânia sobre Kursk pode ter outros objetivos, como a melhora da posição de Kiev nas negociações de paz com a Rússia – essa é a suspeita de Putin.

Outra hipótese é que a ação vise aumentar a moral das tropas ucranianas, que “há um ano e meio estão ‘só’ defendendo suas posições em uma desgastante guerra de atrito”, analisa o colunista e especialista em Ucrânia Winfried Schneider-Deters. Ele argumenta que, para os soldados, essa ofensiva é importante – mais ainda por se dar em território inimigo.

“É possível que a liderança ucraniana queira demonstrar à Rússia, mas principalmente ao Ocidente, que a Ucrânia não esgotou suas forças”, afirma Schneider-Deters, e “que, com um maior fornecimento de armas ocidentais, ainda tem a possibilidade de vencer a guerra”.

EUA reagem com cautela

Para Schneider-Deters, o avanço ucraniano sobre Kursk marca uma ruptura e já era esperado há tempos, mas antes teria sido provavelmente barrado pelo Ocidente – principalmente pelos Estados Unidos – devido à preocupação com a expansão do conflito. Que a Ucrânia tenha conseguido se impor desta vez, é algo que o analista considera “correto”.

Até bem pouco tempo, Washington, Berlim e outros governos proibiam a Ucrânia de usar suas armas contra o território russo. Isso mudou em maio de 2024, após a ofensiva russa em Kharkiv. A permissão, no entanto, ficou limitada à região fronteiriça. Mísseis como os ATACMS dos EUA continuam permitidos apenas em território ucraniano ocupado.

Apesar de os EUA terem autorizado uso de armas nacionais pela Ucrânia contra território russo, algumas delas, como os mísseis ATACMS (foto), seguem vetadas

Até agora, os EUA reagiram com cautela à investida contra Kursk. Jen Spindel palpita que Washington manteve muitas conversas telefônicas de alto nível com Kiev para desescalar a situação.

Até onde as tropas ucranianas vão avançar? 

Spindel pontua que, para atingir seus objetivos, a Ucrânia não precisa ir “particularmente longe” geograficamente. “Não acho que ninguém queira ver isso escalar para um conflito onde a Ucrânia envia tropas até Moscou, ou drones ou aviões”, afirma, justificando que quanto mais as tropas ucranianas avançarem, maior será o risco de ficarem sem suprimentos.

Segundo ela, os avanços ucranianos recentes sobre áreas militares e de armazenagem de armas são “significativos o suficiente para caracterizarem uma operação clara dentro da Rússia, mas não ousados a ponto de arriscar uma escalada muito maior da guerra”.

A Ucrânia, segundo a professora, precisa se equilibrar e demonstrar apreço por seus parceiros no Ocidente. Mas ela diz acreditar que o ataque a Kursk não será o último.

“Minha aposta é de que veremos cada vez mais operações como essa, mas que a Ucrânia tentará mantê-las surpreendentes, como foi com Kursk”, afirma. “A Ucrânia não pode se equiparar ao tamanho das tropas russas, mas pode continuar a recorrer a táticas superiores e à surpresa para tentar desestabilizar a Rússia.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário10 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE10 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE10 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE10 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde10 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde10 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde10 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura10 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO10 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública10 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO10 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE10 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO11 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte11 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO11 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO11 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura11 horas ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura11 horas ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte12 horas ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário12 horas ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE12 horas ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE12 horas ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde12 horas ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO12 horas ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA12 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública12 horas ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca12 horas ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca12 horas ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca12 horas ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca12 horas ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br