Nacional
Opositor de Milei, investigado por corrupção, vem ao Brasil em busca de dinheiro
Axel Kicillof, governador de Buenos Aires e ex-ministro de Kirchner, é investigado por corrupção e tem encontros com Lula, Alckmin, Haddad e Mauro Vieira em Brasília para pedir dinheiro
Lula (PT) recebeu, nesta terça-feira (13/08), o governador de Buenos Aires, Axel Kicillof, em um encontro no Palácio do Planalto, marcado para as 11h. Kicillof, um dos principais críticos do presidente argentino Javier Milei, vem ao Brasil visando assegurar apoio e recursos financeiros para a sua administração, que enfrenta desafios devido às restrições orçamentárias impostas por Milei, que busca maior rigor fiscal e transparência no uso de verbas públicas contra governadores gastadores e investigados por desvio de dinheiro público.
Além de Lula, o governador argentino se reunirá com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB); o ministro da Fazenda, Fernando Haddad [Taxadd]; e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
Axel Kicillof, já foi ministro da Economia durante o governo da socialista Cristina Kirchner, é responsabilizado por boa parte da crise inflacionária na Argentina durante seu mandato à frente da pasta. Nas eleições de 2023, foi reeleito governador em uma eleição marcada por acusações de compra de votos em regiões carentes de Buenos Aires. Atualmente, ele enfrenta investigações por supostos desvios de verbas públicas durante seu primeiro mandato.
Desde que Javier Milei assumiu a presidência da Argentina, em dezembro de 2023, não houve encontros oficiais entre os líderes dos dois países. A última vez que ambos participaram de um mesmo evento foi na Cúpula do G7, em junho, na Itália, sem qualquer interação entre eles. Em julho, Milei esteve no Brasil para um evento conservador em Santa Catarina, mas não se reuniu com Lula.