ENTRETENIMENTO
Orquestra Sinfônica Municipal, em parceria com UFPB, realiza concerto internacional nesta sexta-feira
A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP) realiza, nesta sexta-feira (23), concerto com convidados internacionais no Centro Cultural São Francisco, a partir das 19h, numa parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O recital, que é gratuito e aberto ao público, envolve músicos do Canadá e Estados Unidos que estão participando do Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB.
“O concerto da Orquestra Sinfônica Municipal este mês será extremamente especial porque estará integrado ao Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB. Trata-se de um festival consolidado na cidade e a gente sempre participa, sempre se envolve”, observa o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele afirma que a Funjope mantém uma ligação constante com o Festival e conseguiu fazer essa parceria de integrar músicos internacionais com a Orquestra. “Tenho certeza de que será um espetáculo belíssimo no Museu de São Francisco, um lugar onde temos feito os ensaios e as apresentações da Orquestra. Estamos, com esta ação, mostrando a capacidade e a potência tanto dos nossos músicos quanto das nossas musicistas, mas, sobretudo, revelando a nossa política de valorização e de ocupação cultural do nosso Centro Histórico”, comenta.
O diretor também agradece pela parceria. “Agradeço a todos os músicos envolvidos, ao professor Felipe Aquino, à direção do Museu São Francisco, ao padre Marcondes Meneses, por estarmos sempre juntos nesse processo de requalificação e ocupação do nosso Centro Histórico com arte, cultura e a boa música da nossa Orquestra Sinfônica”, acrescenta.
Festival – Nesta edição, que celebra os 20 anos da criação do Programa de Pós-Graduação em Música da instituição, foi estabelecida uma parceria com a Funjope e a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa para realizar um concerto especial, que será regido pelo maestro Nilson Galvão.
O maestro Nilson Galvão ressalta que este concerto acontece fora da data normal porque, geralmente, acontece na primeira semana do mês. “Mas, sabemos que tem uma grande importância tocar nesse festival, com seu alcance internacional”, frisa.
Galvão explica que será um concerto triplo, para três instrumentos solistas do compositor alemão Beethoven, com uma abertura do músico chamada Egmont, baseada num conto de Goethe, que era grande amigo de Beethoven.
“Estamos felizes por participar desse concerto que é muito importante para a cidade, para o estado e para a Orquestra como instituição, como equipamento de música de concerto em João Pessoa. Estamos muito ansiosos para começar esta semana de ensaios que culmina no concerto, na sexta-feira”, diz.
Dos três solistas do Festival, dois são internacionais, o violinista Guillaume Tardif, professor da Universidade de Alberta, no Canadá, e a pianista russa Maria Kiki-Protodyakonova, que se apresentam com o professor de violoncelo da UFPB Felipe Avellar de Aquino, coordenador do Festival Internacional de Música de Câmara da UFPB. Será um programa inteiramente dedicado a Beethoven.
“O Festival também tem a oportunidade de interagir com esse processo de revitalização do Centro Histórico de João Pessoa. Para nós, é muito importante fazer parte disso, estar nos apresentando naquela igreja histórica maravilhosa. A expectativa é muito grande. Nossos colegas vieram de longe”, afirma Felipe Avellar.