Educação & Cultura
Alunos da Rede Municipal da Capital são medalhistas na Olimpíada Paraibana e na Brasileira de Matemática
A manhã desta segunda-feira (26) começou com premiação para 161 alunos, de 24 escolas da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Eles receberam medalhas da Olimpíada Paraibana de Matemática (OPM), referente a 2024, e da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), referente a 2023. Um total de 33 professores receberam declaração por acompanharem e incentivado os estudantes.
“Não poderíamos iniciar a semana melhor. Chegar aqui neste auditório e encontrar as cadeiras tomadas por esses belos alunos e alunas, tão dedicados nos estudos, nos enche de orgulho. Meu agradecimento também a todos os professores, direção de escola e a equipe da Secretaria de Educação de João Pessoa (Sedec) por fazerem com que tudo isso fosse possível”, disse a secretária de Educação, América Castro.
A premiação fez parte da programação do ‘(A)gosto do Estudante: saberes, autonomia e direitos’, que está em sua terceira edição realizada pela Sedec, por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) e do Departamento de Programas Especiais (DPE).
Na solenidade foram entregues medalhas e certificados aos alunos vencedores da OBMEP Mirim, que vai do 2º ao 5º do Ensino Fundamental I, da OBMEP, do 6º ao 9º do Ensino Fundamental II, e da OPM.
As escolas municipais Aruanda, Professora Anayde Beiriz e Paulo Freire tiveram alunos medalhistas de ouro na OBMEP.
Na Escola Aruanda, por exemplo, o aluno Pedro Henrique recebeu ouro na OBMEP nacional e regional e bronze na OPM. Enzo do Nascimento Brandão recebeu bronze nacional. Já Rian Lucas do Nascimento, Jonas Miguel e Sofia Araújo Morais receberam menção honrosa.
“Participei pela primeira vez em 2022 e recebi menção honrosa. No ano passado me inscrevi de novo, intensifiquei os estudos e consegui todas essas conquistas. Eu fiquei muito feliz, muito feliz mesmo, quando eu vi meu nome na lista”, disse Pedro Henrique.
Felicidade também para o professor do aluno da Escola Aruanda, Roberto Dias. “A satisfação do professor é imensa porque a gente vem preparando esses alunos ao longo desse tempo e eles sempre demonstrando muita organização, muito empenho. São pessoas inteligentes, alunos inteligentes, e para o professor ter esse retorno é maravilhoso”, disse Roberto Dias.
A OPM e OBMEP são trabalhadas na Rede Municipal, por meio de projetos realizado nas unidades de ensino, com o objetivo divulgar o conhecimento matemático de forma lúdica e pedagógica, através de oficinas, estimulando o ensino e a aprendizagem de professoras e alunos, e estreitando laços entre a Universidade e a comunidade escolar.
“Quero parabenizar todas as escolas que participaram do evento. Esse ano tivemos vários destaques. O destaque que eu faço aqui é em relação a OBMEP Mirim, onde evidencio a participação de três escolas: a Escola Municipal Antônia Lúcia Navarro Braga com 31 alunos, a Escola Ana Cristina Rolim Machado com 29 alunos, e a Escola Municipal Francisco Pereira da Nóbrega da Nova com 46 estudantes”, enfatizou a coordenadora da Seção de Jogos e Olimpíadas da Sedec, Consolação Policarpo.