CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Imagem de rosto de Lula em incêndio foi feita com inteligência artificial e circula desde 2023
Após uma série de incêndios atingirem parte do estado de São Paulo em agosto de 2024, um vídeo com mais de 500 mil visualizações nas redes sociais começou a ser compartilhado como se um desses episódios de queimadas tivesse formado o rosto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Contudo, a imagem circula desde 2023 e o usuário que a publicou originalmente afirmou que a cena foi gerada por meio de um software de inteligência artificial (IA).
“Quem também está vendo um rosto nas queimadas de SP?”, lê-se no texto sobreposto a um vídeo compartilhado no Instagram, no X e no Threads. Na imagem, é possível ver uma floresta pegando fogo formando o rosto do presidente Lula.
Algumas publicações relacionam a imagem diretamente aos incêndios que tiveram início em 24 de agosto de 2024 e atingiram parte do estado de São Paulo. A Polícia Federal abriu um inquérito para investigar possíveis ações criminosas. Até o fechamento desta matéria, seis pessoas haviam sido presas suspeitas de terem iniciado os focos de incêndio.
Entretanto, o vídeo foi criado usando inteligência artificial e circula nas redes sociais desde 2023.
Por meio de uma busca reversa de um fragmento da sequência no Google, o Checamos encontrou a imagem em uma publicação de novembro de 2023 do jornal O Globo sobre ataques da oposição a Lula e à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, em meio a queimadas no Pantanal. Na matéria, a imagem é creditada como uma montagem.
O registro mais antigo da imagem foi encontrado em uma publicação no Reddit em 12 de agosto de 2023. Em um dos comentários, o autor da postagem, que teve a conta suspensa, afirmou que se trata de uma imagem gerada por inteligência artificial.
O autor também publicou outra imagem, em que o rosto de Lula aparece desenhado em uma fossa. Nos comentários, ele explica que cria as cenas usando o software de inteligência artificial Stable Diffusion.
Capturas de tela feitas em 28 de agosto de 2024 de comentários no Reddit