Connect with us

Internacional

A lição de coragem por trás do referendo que tornou Timor-Leste independente

Votação organizada pelas Nações Unidas criou oportunidade histórica para que população timorense demonstrasse ao mundo sua determinação; apesar de ambiente de violência e intimidações, consulta popular avançou e é considerada um dos maiores exemplos de concretização do ideal de autodeterminação

Antes do amanhecer do dia 30 de agosto de 1999, milhares de timorenses saíram de suas casas e caminharam longas distâncias. Eles caminharam no escuro e sob risco de vida para colocar em prática um ideal presente nos artigos 1 e 55 da Carta da ONU: o direito à autodeterminação.

No aniversário de 25 anos deste histórico referendo, organizado pelas Nações Unidas, as celebrações destacam a coragem do povo de Timor-Leste. A presença da ONU foi aguardada durante 24 anos de ocupação indonésia, ocorrida poucos dias depois de o pequeno país insular ter deixado de ser colônia de Portugal. 

Para Ramos Horta, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 1996, a vitória de Timor-Leste foi especialmente diplomática e política, envolvendo por um lado a preservação da identidade cultural e por outro a pressão internacional.

Para Ramos Horta, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 1996, a vitória de Timor-Leste foi especialmente diplomática e política, envolvendo por um lado a preservação da identidade cultural e por outro a pressão internacional.

Espírito de luta

Em Díli, o secretário-geral, António Guterres, participa das comemorações oficiais da consulta popular culminando com um evento oficial na sexta-feira com a presença de outros representantes internacionais no Estádio Municipal de Díli. 

Em entrevista para a ONU News, na capital timorense, o líder da resistência e atual primeiro-ministro, Xanana Gusmão, disse que o movimento pela independência contava com frentes militares, políticas e diplomáticas.

“A bandeira das Nações Unidas nos inspirava em termos de lei internacional, direito de todos os povos pela autodeterminação e independência. Isto era um tipo de uma presença das Nações Unidas no nosso espírito de luta”.

Segundo o líder timorense, o referendo “foi determinante para o destino do país”.

Presidente José Ramos Horta em Timor-Leste: 25 anos do referendo da ONU

Ao conversar com a ONU News, o presidente José Ramos Horta declarou que a guerra contra a Indonésia era assimétrica e “impossível do ponto de vista militar”. A ocupação resultou em mais de 200 mil mortes, cerca de 25% da população timorense na época, inclusive com uso de armas fornecidas pelos Estados Unidos, como bombas Napalm, usadas anteriormente na guerra do Vietnã, afirmou Horta.

Uma vitória diplomática

Para o presidente, ganhador do prêmio Nobel da Paz em 1996, a vitória de Timor-Leste foi especialmente diplomática e política, envolvendo por um lado a preservação da identidade cultural e por outro a pressão internacional.

“Portanto, Timor foi um caso de êxito, sobretudo porque o Conselho de Segurança encontrou o consenso. Havia consenso no Conselho de Segurança. Total. Mas houve consenso porque a Indonésia já tinha aceitado, porque se a Indonésia não tivesse aceitado, e a Indonésia era muito importante para alguns países membros do Conselho de Segurança, não teria havido consenso”.

A consulta popular de 30 de agosto de 1999 teve um papel chave na intensificação da ação multilateral sobre Timor-Leste, que culminou eventualmente com a revisão da posição indonésia.

Primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, disse que o movimento pela independência contava com frentes militares, políticas e diplomáticas

Primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, disse que o movimento pela independência contava com frentes militares, políticas e diplomáticas

Excedendo as expectativas

De acordo com o chefe da missão eleitoral da ONU estabelecida em junho de 1999, Unamet, aquele momento foi especial, pois poucas vezes a organização teve uma oportunidade tão clara de “dar para as pessoas aquilo que elas estavam buscando”.

Ian Martin disse que apesar da presença internacional de jornalistas e 2,3 mil observadores eleitorais, atos de intimidação contra a população e ataques contra escritórios da ONU “nunca pararam”. A violência tinha origem especialmente em milicias pro-indonésia, apoiadas por Forças Armadas da potência ocupante.

Para Martin a “coragem e determinação do povo timorense” se fez sentir logo durante o processo de registro. Naquele momento, muitos timorenses já estavam deslocados e vivendo escondidos nas montanhas, mesmo assim, houve alto comparecimento e ficou claro que o número de votantes excederia o previsto.

Segundo ele, foi isso que fez a ONU, em consulta com lideranças timorenses como Xanana Gusmão, que na época estava preso na Indonésia, decidir seguir adiante, apesar dos riscos de segurança.

Ian Martin foi chefe da Unamet que supervisionou o referendo de 30 de agosto de 1999

Ian Martin foi chefe da Unamet que supervisionou o referendo de 30 de agosto de 1999

O poder da comunicação

Um dos grandes feitos da Unamet foi registrar 433.576 pessoas para o referendo em Timor-Leste em apenas 22 dias. As estratégias envolveram flexibilidades para cadastrar pessoas sem documentos e deslocados que estavam fora da sua zona de origem, mas acima de tudo abordagens criativas de comunicação.

O produtor de TV Ric Curnow, contratado pela Unamet, ficou responsável por organizar programas diários para explicar para a população o funcionamento da consulta popular, que eram realizados na língua local, tetum, além de português, inglês e indonésio.

Utilizando um quarto de hotel como estúdio, ele começou a criar programas de humor, novelas e cenas com voluntários da equipe nacional da Unamet, que tiveram muito impacto. Segundo Curnow, antes disso, “não era permitido aos timorenses verem a si mesmos como eles eram”.

Ele também compôs uma música sobre a votação que foi aperfeiçoada e gravada por um grupo musical local chamado Lahane. A letra trazia mensagens encorajadoras como: “vamos votar com alegria, a Unamet nos deu a chance de registrar nossa escolha”. A música se tornou um grande sucesso e Ric se recorda de ouvir crianças cantando-a na rua quando ele voltava de noite do trabalho.

A empolgação do dia da votação

No total, 200 centros eleitorais foram estabelecidos pela Unamet, por equipes que viajaram sem lugar definido para se abrigar ou esquemas de segurança. No dia da votação, a população se depararia com uma cédula com a opção de aceitar ou rejeitar a proposta da Indonésia de integração por meio de uma autonomia especial.

Visualmente o “sim” era representado pelo mapa de Timor-Leste com uma bandeira indonésia e o “não” pelo mapa com a bandeira do Conselho Nacional da Resistência Timorense, Cnrt.

Cédula de votação da Unamet usada no referendo de 30 de agosto de 1999.

Havia grande temor de um ataque armado no dia da consulta popular. Ainda assim, Nick Birnback, que atuava na equipe de comunicação da Unamet, disse que no maior centro de votação havia “enormes filas de pessoas esperando antes do sol nascer, pois não queriam perder a oportunidade de votar.” Ao todo, 98,6% dos timorenses registrados compareceram às urnas, a maioria nas primeiras horas da manhã.

Naquele mesmo dia, no entanto, houve a primeira morte de um membro da equipe nacional da ONU, por esfaqueamento, no distrito de Ermera. Um helicóptero da ONU que levava urnas de uma das vilas para a capital foi alvo de tiros. Poucos dias depois, um comboio da ONU foi perseguido em Liquiça e atingido por 15 disparos. No final da missão foram 14 funcionários mortos ou desaparecidos.

A onda de violência após o resultado

Em meio a crescentes episódios de violência, no dia 4 de setembro, Ian Martin anunciou o resultado, que foi simultaneamente lido pelo então secretário-geral da ONU, Kofi-Anand, em Nova Iorque: 78,5% dos votos foram pela rejeição da proposta de autonomia e 21,5% a favor, confirmando assim a escolha da independência.

O ex-chefe da Unamet lembra de viver um misto de emoções. Por um lado, o privilégio de estar em uma “atmosfera de jubilo” ao acompanhar a celebração do resultado, mas por outro o temor de um ataque a qualquer minuto.

Segundo ele, imediatamente após o anúncio, “as milicias cercaram o local e começaram a incendiar construções” e, por isso, ele foi levado pela segurança para a sede da Unamet apenas “com a roupa do corpo”. Dias depois, o hotel onde o resultado do referendo foi anunciado foi saqueado e queimado.

Martin recorda que os tiroteios incessantes ao redor da Unamet fizeram com que muitos timorenses buscassem refúgio sob a bandeira da ONU, escalando os muros que tinham arame farpado. O chefe da missão eleitoral descreveu uma cena angustiante de “famílias jogando bebês por cima do muro e as equipes da ONU segurando-as do outro lado”.

Milícias pró-Indonésia nas ruas de Díli, Timor-Leste.

Milícias pró-Indonésia nas ruas de Díli, Timor-Leste.

Uma freira que salvou 800 pessoas

Bem perto dali, no convento das Madres Canossianas, a diretora do local, irmã Esmeralda, abrigava cerca de 800 refugiados, que começaram a chegar com medo da violência desde meados de agosto. Ela afirma que encorajou todo mundo a votar no dia 30, apesar dos riscos.

Após o anúncio do resultado, Esmeralda foi protagonista de um grande ato de coragem. Sozinha, ela enfrentou um enorme grupo de milicianos que invadiram o convento. A freira deu ordens para todos baixarem as armas, organizou os 800 refugiados em filas e os levou para a Unamet, cruzando a barreira de milicianos.

A religiosa ajudou a mobilizar cuidados de saúde e alimentos para os agora quase 2 mil deslocados que estavam no complexo da ONU, convertido em acampamento humanitário. O local era protegido por um cordão militar indonésio, mas não havia garantias de que as milícias seriam de fato impedidas de entrar.

Irmã Esmeralda no Convento das Madres Canossianas em Balide na cidade de Díli, Timor-Leste.

Irmã Esmeralda no Convento das Madres Canossianas em Balide na cidade de Díli, Timor-Leste.

O cerco na Unamet

Nesse momento, segundo Nick Birnback, manter Timor-Leste nas manchetes era fundamental para impedir um massacre de todas aquelas pessoas, incluindo funcionários nacionais e internacionais da ONU. Por meio de um telefone de satélite que havia sobrado, aqueles que estavam sob cerco na Unamet davam entrevistas para veículos do mundo inteiro, e jornalistas ainda presentes ali enviavam suas histórias.

Com os riscos cada vez mais elevados, Ian Martin teve que iniciar um processo de evacuação das equipes da ONU. No entanto uma das mensagens mais difundidas na campanha do referendo era que a Unamet iria ficar, independentemente do resultado.

Sem meios de oferecer segurança, a presença de equipes internacionais era a única esperança para impedir um massacre. Nesse momento, Esmeralda mais uma vez ergueu sua voz e disse que não aceitava que os timorenses fossem abandonados mais uma vez.

Funcionários da ONU e deslocados internos sitiados no Complexo da Unamet.

Funcionários da ONU e deslocados internos sitiados no Complexo da Unamet.

A visita do Conselho de Segurança

Um grupo de cerca de 80 membros da missão se voluntariou para ficar, enquanto não se encontrasse uma solução que garantisse a evacuação de toda a população que estava refugiada ali.

Esta solução começou a se aproximar após uma visita decisiva de membros Conselho de Segurança, que estavam realizando reuniões em Jakarta e se dirigiram para Dili no dia 11 de setembro. Eles estavam acompanhados do comandante do exército Indonésio, o general Wiranto.

A missão viu de perto o drama dos refugiados dentro do complexo da Unamet e testemunhou a devastação no país, que teve mais de 80% das suas construções destruídas.

No dia seguinte, a Indonésia anunciou que aceitaria o envio de uma força multinacional. Com essa decisão, todos os que estavam na sede da Unamet foram evacuados e a violência foi contida. A Força Internacional para Timor-Leste, Interfet, foi aprovada pelo Conselho de Segurança no dia 15 de setembro de 1999 e começou a operar em 20 de setembro.

Muitos daqueles que participaram da Unamet relatam os laços emocionais profundos criados naquela época. Segundo Ian Martin, essa foi uma missão extremamente próxima da população timorense e que constantemente tinha a coragem do povo como fonte de inspiração. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE18 minutos ago

Prefeitura de Cajazeiras acelera obras de pavimentação e transforma ruas da cidade

Judiciário39 minutos ago

Justiça nega, pela quinta vez, prisão de médico suspeito de abuso sexual em João Pessoa

CIDADE55 minutos ago

Tribunal de Justiça da Paraíba acata denúncia contra prefeito afastado de Camalaú

Politíca1 hora ago

Comissão de Orçamento da Assembleia Legislativa da Paraíba Aprova Parecer Preliminar da LOA 2025

Politíca1 hora ago

Coligação de Cícero ingressa com Aije contra Queiroga por abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação

ECONOMIA1 dia ago

Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Como recuperar mensagens apagadas no WhatsApp: Passo a passo

Saúde1 dia ago

Pacientes infectados com HIV em transplantes precisam de acompanhamento vitalício

Educação & Cultura2 dias ago

Intelectuais e estudantes participam de seminário da Fundação Casa de José Américo

Saúde2 dias ago

Saúde da Paraíba abre Semana de Vacinação nas escolas contra meningite e HPV em todo estado

CIDADE2 dias ago

Cícero Lucena e Leo Bezerra vão construir o Centro de Diagnóstico de Imagem da Mulher

Saúde2 dias ago

Responsáveis de pessoas acamadas devem observar o cartão de vacina para manter o documento atualizado

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo assina decretos para criação da “Desarme” e aumento na bonificação por apreensões de armas

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo anuncia 21 ações na área de Ciência, Tecnologia e Inovação com investimentos de mais de R$ 81 milhões

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo anuncia realização de evento literário internacional com presença de escritores de países de língua portuguesa

ESTADO2 dias ago

Programa conversa com o governador

Esporte2 dias ago

Profissionais do esporte paraibano terão nomes eternizados na Calçada da Fama na Vila Olímpica

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Câmara dos deputados: Hugo Motta confiante em apoio do PT na disputa pela presidência

Politíca2 dias ago

TRE-PB cassa mandato de Raissa Lacerda por infidelidade partidária; Renato Martins assume vaga em meio a escândalo

Esporte2 dias ago

Federação Paraibana de Futebol e clubes da Capital declaram apoio à reeleição de Cícero Lucena e Leo Bezerra

Judiciário2 dias ago

Edísio Souto declara apoio à reeleição de Harrison na OAB-PB: “faz excelente trabalho de apoio a advocacia”

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Projeto ‘Viva o Centro com Música’ apresenta Curta Ópera, JP Bone e Rubacão Jazz

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Os fabricantes Android estão a limitar a personalização

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

💥 Impressionante: observar os elétrons em tempo real se torna possível com este novo microscópio

Esporte2 dias ago

Lenda do Jiu-Jitsu estreia no LFA e conquista a segunda vitória no MMA

ESTADO2 dias ago

Sessão Virtual da 2ª Câmara do TCE tem contas de 2 Câmaras Municipais e 104 outros processos

CIDADE2 dias ago

Equipe escolhida por Léa para transição de governo inicia trabalhos em Guarabira

Judiciário2 dias ago

Terceira Câmara mantém decisão que condenou concessionária de energia por danos morais

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Interatos leva espetáculo ‘Alforria’ ao município do Congo nesta quarta-feira (23)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

Em Xangai, comitiva do Ministério das Comunicações se reúne com fabricante de satélites de baixa órbita

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Nacional4 dias ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário2 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 meses ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br