Internacional
EUA alertam Maduro e avaliam medidas após mandado de prisão contra González
Porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, informa que Biden está “considerando uma série de opções” contra Maduro
Os Estados Unidos criticaram duramente a emissão de um mandado de prisão pela Venezuela contra o ex-candidato presidencial Edmundo González, ação que ocorreu na última segunda-feira (02/08) em meio a uma nova ofensiva contra a oposição venezuelana, após as eleições disputadas em julho.
Em resposta, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, declarou que a administração de Joe Biden está “considerando uma gama de opções” para reagir a essa medida. Kirby classificou o mandado de prisão como “mais um exemplo dos esforços de Maduro para se manter no poder à força, recusando-se a reconhecer que González obteve a maioria dos votos”.
Durante uma coletiva de imprensa, Kirby não deu detalhes sobre quais ações específicas estão sendo avaliadas, mas enfatizou que os Estados Unidos continuam a “aplicar e calibrar nossas sanções contra a Venezuela”, levando em conta tanto os interesses estratégicos do país quanto as ações recentes de Maduro e seus aliados. Entre essas ações, mencionou-se a apreensão do avião presidencial de Maduro, realizada no início desta semana, como parte das possíveis medidas de retaliação.