Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Pesquisa 100% brasileira sequencia, pela primeira vez, o genoma do cupuaçu

O sequenciamento decodificou 31.381 genes distribuídos em 10 cromossomos.

Entre as descobertas mais importantes, está a identificação de genes relacionados à defesa contra a vassoura-de-bruxa.

Essa doença devastadora para o cacau é uma ameaça também ao cupuaçu, dada a semelhança genética, de cerca de 65%, entre as plantas.

Outro resultado de impacto é a revelação de bactérias naturais de defesa da planta, que podem fortalecer o controle biológico de doenças do cupuaçu.

Os genótipos utilizados no estudo pertencem à coleção genética da Unidade da Embrapa, em Belém, PA.

Em um estudo 100% nacional, cientistas sequenciaram, pela primeira vez, o genoma do cupuaçu (Theobroma grandiflorum), fruta típica da região amazônica. Esse resultado aponta para um salto evolutivo nas pesquisas de melhoramento genético da espécie. Por meio da engenharia genética, será possível identificar e manipular genes responsáveis por características desejáveis, como resistência a doenças e ganho de produtividade. Além disso, o conhecimento genômico permite mapear bactérias que atuam na defesa da planta, abrindo o caminho para a geração de variedades menos expostas a fitopatógenos para cultivos sustentáveis e resilientes às mudanças climáticas.

O estudo foi liderado pelo professor de bioinformática e genômica da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) Alessandro Varani, em parceria com o professor da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA) Vinicius Abreu, e o pesquisador Rafael Alves, da Embrapa Amazônia Oriental (PA), além de cientistas da Universidade de São Paulo (USP). Contou com o financiamento conjunto das Fundações Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A pesquisa decodificou 31.381 genes distribuídos em 10 cromossomos. Uma das conclusões, que confirma uma antiga suspeita científica é a confirmação genética da semelhança de 65% entre o cupuaçu e o cacau (Theobroma cacao).

Como principais descobertas, o cientista ressalta a identificação de genes relacionados à produtividade dos frutos e à defesa contra a vassoura-de-bruxa, uma doença devastadora causada pelo fungo Moniliophthora perniciosa.

Outro achado científico são as bactérias naturais, especialmente do grupo Actinomycetota, que vivem nas folhas do cupuaçu e ajudam a planta a se defender contra doenças. “Essas bactérias produzem substâncias que podem combater patógenos e fortalecer a saúde da planta”, enfatiza.

Para Varani, o estudo da decodificação completa do cupuaçu, realizado 100% por pesquisadores brasileiros, valoriza e demonstra o potencial da ciência nacional. “Esse é, possivelmente, um dos primeiros artigos a descrever o genoma completo, telômero a telômero, de uma planta da nossa biodiversidade”, celebra.

E completa: “compreendendo como esses genes funcionam, podemos desenvolver variedades de cupuaçu que sejam naturalmente mais resistentes a doenças. Isso não só protege a produção e aumenta a produtividade, como também preserva a planta como um recurso valioso para a bioeconomia da Amazônia, na qual o cupuaçu é um ativo importante tanto para o mercado de alimentos quanto de cosméticos. Nosso trabalho abre novas e importantes possibilidades para o estudo e melhoramento da produtividade do cupuaçu”.

Genótipos usados no estudo são da Unidade da Embrapa, em Belém

O pesquisador da Embrapa que participou do estudo, Rafael Alves, é especialista em melhoramento genético do cupuaçu e responsável pelo desenvolvimento de diversas cultivares da planta, entre elas, o Kit Cupuaçu 5.0 , lançado em 2022 e composto por cinco clones com as características mais desejáveis para o mercado e produtores, como a produtividade de até 14 toneladas ao ano por hectare, exponencialmente maior que a média do Pará, que é de 3,4 toneladas.Para o melhorista, a decodificação genômica permite obter em meses resultados que, muitas vezes, levam cerca de duas décadas para serem alcançados. Além de uma janela de tempo imprescindível à ciência, essa tecnologia impacta a economia e otimização de recursos. “O acesso a esse conhecimento permite saber, já nas primeiras brotações das mudas, quais possuem as características mais desejáveis e, a partir dessa seleção, investir de forma mais assertiva em novas cultivares com alto padrão de sanidade, produtividade e resiliência ambiental”, observa.O pesquisador conta ainda que foi da Unidade da Embrapa, em Belém, que saíram os genótipos e o conhecimento sobre o fruto, utilizados no estudo. Alves explica que a escolha das plantas foi criteriosa, levando à seleção de genótipos com diferenciais essenciais ao melhoramento genético da planta, como a resistência à vassoura-de-bruxa, uma das doenças mais perigosas à espécie, e alta produtividade. “Selecionamos um genótipo com excelente produtividade, mas suscetível à doença. E outro, que produz menos, porém com resistência superior à vassoura-de-bruxa”, complementa. Foto: Vinícius Braga (cupuaçuzeiro)

Biotecnologia a serviço da bioeconomia na Amazônia

A aplicação da bioinformática no sequenciamento genético do cupuaçu foi parte essencial do estudo e seus desdobramentos no avanço da qualificação das cadeias de genes e suas características. O professor Vinícius Abreu, da Faculdade de Computação da Universidade Federal do Pará, pontua que, ao longo de dois anos de pesquisa e apesar das dificuldades em decorrência da pandemia da Covid-19, foi possível utilizar as ferramentas e métodos mais avançados de sequenciamento genômico para desvendar toda a informação genética, de ponta a ponta, e formar um genoma completo da planta, que ele define como exemplo de potencial de bioeconomia na Amazônia.

Para o professor, as descobertas representam um marco importante no desenvolvimento de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis na região. “Com o genoma 100% sequenciado, abrem-se novas possibilidades para o melhoramento genético da espécie, visando aprimorar características de interesse comercial e ambiental”, defende.

Em sua visão, entre os principais desdobramentos, destacam-se o potencial para melhorar a produção de polpa, a qualidade do cupulate (chocolate de cupuaçu), e a extração de óleos com maior valor agregado, produto apreciado pela indústria alimentícia e de cosméticos. “O uso de técnicas de biotecnologia poderá reduzir a necessidade de agroquímicos, promovendo práticas agrícolas mais sustentáveis e menos impactantes ao meio ambiente”, acrescenta.

Abreu argumenta ainda que o estado do Pará, principal região produtora de cupuaçu, será diretamente impactado por essas inovações, e potencialmente toda a Amazônia. Isso porque o desenvolvimento de cultivares adaptadas às condições específicas, aliado a uma menor dependência de insumos químicos, contribuirá para a conservação dos ecossistemas locais, promovendo um equilíbrio entre a produção agrícola e a preservação ambiental. “Esse fortalecimento da cadeia produtiva do cupuaçu gerará emprego e renda para as comunidades locais, impulsionando o desenvolvimento econômico sustentável da região”, acredita.

Artigo

O primeiro sequenciamento genético completo do cupuaçu foi publicado no periódico científico GigaScience, da editora Oxford Academic, sob o título Genomic decoding of Theobroma grandiflorum (cupuassu) at chromosomal scale: evolutionary insights for horticultural innovation.Assinam o artigo Alessandro Varani, Vinicius Abreu, Rafael Alves, Rafaely Pantoja, João Victor Almeida, Mauro de Medeiros de Oliveira, Saura Silva, Alexandre Paschoal, Sintia de Almeida, Pedro de Souza, Jesus Ferro, Vitor Miranda, Antonio Figueira e Douglas Domingues.
Fruto de alto potencial para a bioeconomia da Amazônia

No Pará, a fruta tem destaque na economia com uma área plantada de 8.900 hectares e uma produção anual de 29 mil toneladas/ano (IBGE, 2020), envolvendo cerca de 1.400 propriedades, em sua maioria, agricultores familiares.Para o pesquisador da Embrapa Alfredo Homma, a cadeia do cupuaçu tende a aumentar em função das demandas crescentes pela polpa para fabricação de doces, sucos e outros produtos de confeitaria, assim como para as amêndoas, das quais são extraídas a manteiga, muito apreciada pela indústria de cosméticos.Essa tendência é confirmada pelo presidente da Cooperativa Mista de Cupuaçu (C.A.M.T.A), Alberto Oppata. Segundo ele, a cooperativa, localizada em Tomé-Açu, maior polo produtor do fruto, produziu 530 mil quilos de polpa e cerca de 45 mil quilos de manteiga, subproduto o qual a demanda tem sido maior que a capacidade de entrega.O empresário e produtor relembrou que o potencial desse subproduto começou a despontar no início dos anos 2000. Em 2007, cerca de 5 toneladas foram  comercializadas. A procura cresceu exponencialmente e, atualmente, mais de 60 toneladas são comercializadas por ano. “Nossa demanda está acima de nossa capacidade de entrega pela ausência do fruto”, afirma.A expectativa da economia estadual é reforçada no estudo “Bioeconomia da sociobiodiversidade no estado do Pará”, publicado em 2021 sobre o PIB e potencial da cadeia produtiva. Os dados estimam a geração de mais de R$ 170 bilhões em renda com a produção e comercialização do cupuaçu até 2040.A pesquisa analisou 30 produtos da sociobiodiversidade paraense desde a produção até a comercialização e o cupuaçu-amêndoa se destacou entre os 10 de maior potencial, quando projetados os ganhos econômicos futuros nas próximas duas décadas.O estudo foi coordenado pelo professor Francisco Costa, do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA/UFPA), realizado pela The Nature Conservancy (TNC), em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Natura.
Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública11 horas ago

Território do Brasil está cercado por 28 bases militares: poderoso arsenal dos EUA, França e Reino Unido ameaçam a Amazônia e a soberania das Forças Armadas Brasileira

Segurança Pública12 horas ago

Regime disciplinar de policiais federais segue para sanção presidencial

Saúde12 horas ago

Veja os sinais e tratamento para a Clinomania

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Novo filme de férias imperdível é a melhor adaptação de livro de todos os tempos

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Veja os lançamentos do cinema em dezembro de 2024

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Instagram lança recurso para compartilhar localização

CONCURSO E EMPREGO13 horas ago

Empreendedores se inscrevem para programa ‘Eu Posso’ que oferece créditos de até R$ 15 mil

Educação & Cultura13 horas ago

Final do ano: como celebrar conquistas e engajar as famílias na Educação Infantil

Educação & Cultura13 horas ago

Alunos da Rede Municipal lançam livros com histórias infantis nesta quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO13 horas ago

UFPB oferta 150 vagas para especialização gratuita em Gestão Pública na modalidade EaD

CONCURSO E EMPREGO13 horas ago

Prefeito em exercício celebra sucesso de parceria com Senac em projeto que está gerando emprego e aprendizado

Educação & Cultura13 horas ago

Livro sobre patrimônios de João Pessoa tem alunos da rede municipal como autores

Educação & Cultura13 horas ago

Pesquisa da UFPB na área de Materiais é uma das vencedoras de premiação da SBPMat

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

Qualifica João Pessoa lança novos cursos online e gratuitos durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Educação & Cultura13 horas ago

Cícero Lucena trata da liberação de recursos do Governo Federal para João Pessoa na área da Educação

CIDADE13 horas ago

 Mais de meio milhão de piscinas olímpicas de esgoto sem tratamento serão despejadas no Nordeste até o final do ano

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Pesquisa desenvolve amora-preta mais doce e de alto potencial de lucro

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Projeto que amplia recursos para o seguro rural é aprovado

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Café: Restrição na oferta sustenta preços

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Projeção de déficit global de açúcar faz cotações subirem quase 2% no mercado internacional

Esporte14 horas ago

Flamengo e Fortaleza empatam e ficam distantes do título do Brasileirão

Esporte14 horas ago

Susto no UFC! Chinesa é levada às pressas para o hospital e revive casos chocantes após nocautes; relembre

Esporte14 horas ago

F1 fecha acordo e Cadillac se torna 11ª equipe do grid em 2026

Esporte14 horas ago

1º X1 de Mountain Bike do Congo reúne atletas e encanta público com inovação no ciclismo paraibano

Esporte14 horas ago

KTM entrará em autoadministração em meio a dificuldades financeiras

Esporte14 horas ago

Seleção feminina realiza primeiro treino com todas as convocadas

Esporte14 horas ago

Tabela do Paraibano 2025 é divulgada, mas aguarda decisão do CSP de jogar ou não

Esporte14 horas ago

Del Potro conta tudo sobre o fim da carreira: operou oito vezes o joelho e pondera colocar prótese

Saúde14 horas ago

Quais são as bactérias mais perigosas do mundo?

ECONOMIA14 horas ago

O Bolsa Família precisa mudar?

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional5 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

COMO FUNCIONARÁ O PAGAMENTO VIA PIX PELO WHATSAPP

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

STARTUP UTILIZA TECNOLOGIA DE SOM PARA FAZER OBJETOS LEVITAREM

ECONOMIA15 horas ago

ECONOMIA CIRCULAR

ENTRETENIMENTO15 horas ago

QUAIS AVES VISITAM UM AÇUDE NO PANTANAL?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA15 horas ago

BRASILEIROS MOSTRAM APOIO CRESCENTE AOS BIOCOMBUSTÍVEIS

Saúde1 semana ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde1 semana ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura1 semana ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura2 semanas ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde2 semanas ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br