CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Google explica problema que afetou Gmail, YouTube e outros serviços
Um problema no gerenciamento de cota de armazenamento da gigante das buscas deixou uma porção de usuários sem acesso aos seus produtos na segunda (14)
O Google divulgou informações preliminares sobre a falha que deixou parte de seus usuários sem acesso a serviços como YouTube, Gmail, Google Workspace e outros. O problema aconteceu na última segunda-feira (14) e foi comentando nas rede sociais por todo o planeta.
De acordo com o relatório, as dificuldades aconteceram por conta de uma redução na capacidade do sistema de gerenciamento de identidades do Google, bloqueado serviços que precisavam de log in para funcionamento. A raíz do problema foi um erro causado pela inteligência responsável por gerenciar a quota de armazenamento que faz esse serviço de autenticações rodar.
- Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?
- Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano
- Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas
- João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025
- Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros
- Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília
Serviços indisponíveis
Além dos aplicativos voltados para consumidores finais, os dois serviços mais afetados pelo problema foram o Google Cloud Platform (console, armazenamento, BiqQuery) e a Google Kubernetes Engine. Os usuários desses serviços foram notificados com mensagens de erro na autenticação durante cerca de 50 minutos.
Curiosamente, essa é a terceira vez que uma provedora de nuvem pública tem seus serviços indisponíveis. Antes, a Amazon Web Services ficou indisponível quase cinco horas e o Microsoft Azure também apresentou um tipo de erro semelhante na autenticação de seus usuários. Com a digitalização acelerada de serviços por conta do cenário atual, é normal a preocupação com esse tipo de incidente.
No entanto, não há motivo para pânico de acordo com o time da gigante de Mountain View. “Muitos de nossos usuários e ferramentas internos sofreram erros semelhantes, o que acrescentou atrasos à nossa comunicação externa de interrupção”, aponta o comunicado preliminar do Google . A companhia promete uma análise mais aprofundada do incidente assim que terminar suas investigações. Com informações do ZDNet.