Connect with us

Saúde

Mpox: Como é transmitida e quem pode se vacinar?

No dia 14 de agosto, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o cenário da Mpox no continente africano como uma emergência de saúde pública de importância internacional. O alerta significa que há risco de disseminação global da doença e possibilidade de uma nova pandemia.

O status já havia sido declarado em julho de 2022, mas foi rebaixado em maio de 2023 devido à tendência de queda nos casos. O que reacendeu o alerta foi uma mutação do vírus, que gerou uma subvariante mais letal. A rápida propagação da nova cepa na República Democrática do Congo e o espalhamento por países vizinhos também foram motivos de preocupação.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que foram notificados 709 casos da doença em 2024, nenhum deles envolvendo a nova variante. Não houve nenhuma morte confirmada. Apesar disso, a pasta criou um Centro de Operações de Emergência em Saúde no último dia 15 para coordenar ações de resposta à doença no país.

Mesmo que ainda não tenha chegado ao Brasil, a Mpox já tem sido mote de desinformação nas redes. Publicações enganosas criam teorias conspiratórias sobre as origens da doença e distorcem dados sobre formas de contágio.

A seguir, algumas explicações as dúvidas mais frequentes sobre o tema:

1. O que é Mpox?

Antes conhecida como varíola dos macacos, a Mpox é uma zoonose — ou seja, uma doença infecciosa transmitida entre animais e pessoas — causada pelo vírus mpox, pertencente ao gênero Orthopoxvirus e à família Poxviridae, mesma do vírus da varíola comum.

Segundo a OMS, existem duas cepas geneticamente distintas do vírus: a clado 1, da Bacia do Congo, na África Central, e a clado 2, da África Ocidental. O surto atual é causado por uma subvariante da primeira cepa, a clado 1B, que é mais letal e causa quadros mais graves.

Principais sintomas da Mpox incluem lesões na pele, linfonodos inchados, febre e dores (Reprodução/Ministério da Saúde)

Os principais sintomas da doença são:

  • erupções cutâneas semelhantes a bolhas ou feridas, que podem afetar diversas partes do corpo, como rosto, garganta, mãos, pés, olhos, boca e genitais;
  • febre;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • calafrios;
  • fraqueza;
  • linfonodos inchados.

Geralmente, os sintomas duram em média entre duas a quatro semanas. O período de incubação — fase em que o vírus já se instalou no corpo, mas a pessoa ainda não apresenta sinais da doença — dura de 6 a 13 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Mortalidade. Em geral, os sintomas da Mpox desaparecem sozinhos em poucas semanas. No entanto, pessoas imunocomprometidas, recém-nascidos, gestantes e crianças correm maior risco de apresentar sintomas graves da doença.

Conforme o Ministério da Saúde, em áreas endêmicas — como países das regiões central e ocidental da África — a taxa de mortalidade da doença pode chegar a até 11%. Em países não endêmicos, como o Brasil, a taxa de mortalidade é de 0,022%.

Os quadros mais graves podem incluir lesões maiores e mais espalhadas pelo corpo, além de infecções bacterianas secundárias na pele, infecções sanguíneas ou pulmonares, miocardite, pneumonia e problemas oculares.

Pacientes que apresentem os aspectos mais graves da doença podem precisar de internação, medicamentos antivirais e cuidados intensivos para encurtar o tempo de recuperação.

Gráfico do Ministério da Saúde mostra o números de casos de Mpox no Brasil entre maio de 2022 e julho de 2024.Gráfico do Ministério da Saúde mostra número de casos de Mpox no Brasil durante e depois da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional de 2022 (Reprodução/Ministério da Saúde)

2. Como a Mpox é transmitida?

A principal forma de transmissão da doença é por meio de contato direto com fluidos corporais (pus, sangue, saliva) e lesões na pele de pessoas ou animais infectados — principalmente roedores e primatas.

Há, no entanto, outras formas de contágio, como:

  • exposição próxima e prolongada a gotículas e outras secreções respiratórias de pessoas doentes;
  • contato com objetos recentemente usados por pessoas contaminadas, como toalhas, pratos, talheres, vestimentas e roupas de cama;
  • no caso de gestantes, o vírus pode ser transmitido para o feto por meio da placenta ou da mãe infectada para o bebê via contato pele a pele durante ou após o parto.

3. A Mpox é uma infecção sexualmente transmissível?

Desde o início do novo surto, publicações têm disseminado desinformação nas redes para associar a Mpox à comunidade LGBTQIA+ e alegar que a doença é uma IST (infecção sexualmente transmissível). Porém, segundo a OMS, ainda não há evidências de que o vírus possa ser propagado pelo sêmen ou por fluidos vaginais.

No entanto, como a transmissão se dá pelo contato com feridas, secreção e gotículas contaminadas, é possível adquirir a Mpox durante relações sexuais. Esse risco não se limita a grupos específicos de pessoas.

“Qualquer pessoa que tenha contato próximo com alguém com sintomas está em risco [de contrair a doença] e qualquer pessoa com múltiplos parceiros sexuais também está em risco”, explica a organização em uma página de perguntas e respostas.

4. Existe tratamento para Mpox?

Ainda não há um tratamento específico para a infecção causada pelo vírus da Mpox. O que existe são medidas de suporte clínico para aliviar os sintomas e prevenir e tratar possíveis complicações e sequelas.

Foto mostra a palma da mão de uma pessoa infectada por Mpox. Há diversas erupções cutâneas.Palma da mão de um paciente infectado por Mpox na República Democrática do Congo; as erupções cutâneas são o principal sintoma da doença

Veja abaixo algumas recomendações da OMS:

  • evitar tocar nas feridas causadas pela infecção, e, se possível, protegê-las com um curativo quando estiver próximo de pessoas que não contraíram a doença;
  • isolar-se para impedir a disseminação do vírus durante o período de sintomas;
  • caso não seja possível ficar isolado, usar máscaras e abrir as janelas para arejar o ambiente;
  • lavar as mãos com água e sabão ou desinfetante de mãos à base de álcool.

entidade também afirma que enxaguantes bucais e colírios podem ser usados, desde que não possuam o hormônio cortisona.

Um antiviral desenvolvido para o tratamento da varíola comum foi aprovado em 2022 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o tratamento da Mpox. Ele é eficaz contra a variante clado 2, que causou o surto ocorrido entre 2022 e 2023. Estudos apontam, no entanto, que os benefícios podem não se estender para o tratamento da subvariante clado 1B.

Agente do SUS manuseia uma seringa e pote de vacina contra a mpoxA vacina contra a mpox está disponível no SUS para os grupos de risco

5. Quem pode tomar a vacina contra a Mpox?

Desenvolvida para a cepa anterior do vírus, que circulou entre 2022 e 2023, a vacina para a Mpox será aplicada no Brasil também para tentar conter o avanço do novo surto. A depender do caso, o imunizante pode ser aplicado antes e depois da exposição ao vírus.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esclareceu que não haverá vacinação em larga escala contra a doença no Brasil. A prioridade será proteger pessoas que têm maior risco de evolução para formas graves da doença. A medida segue a recomendação da OMS.

A ministra afirmou também que especialistas seguem estudando a eficácia da vacina no enfrentamento da nova cepa. Atualmente, os imunizantes contra a Mpox não agem diretamente contra o patógeno causador da doença, e sim contra o gênero Orthopoxvirus, que inclui os vírus da varíola, varíola bovina e o da vaccinia.

Foto mostra a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outros agentes do ministério durante uma reunião do COE MpoxO Ministério da Saúde instalou um centro de operações para formular ações de resposta à emergência global de mpox

Por compartilharem semelhanças genéticas, as vacinas já desenvolvidas também são aplicadas contra a Mpox. No entanto, imunizantes específicos para a doença estão sendo desenvolvidos.

O Ministério da Saúde determinou que a vacina será aplicada antes da exposição ao vírus nos seguintes casos:

  • pessoas que vivem com HIV/Aids: homens cisgênero, travestis e mulheres transgênero, com idade igual ou superior a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
  • profissionais de 18 a 49 anos que trabalham diretamente com o Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 2 (NB-2).

Já a aplicação da vacina após a exposição ao vírus deve ocorrer no caso de pessoas que tiveram contato direto com secreções e fluidos corporais de pessoas com suspeita ou contaminação confirmada para a doença. Mesmo nesses casos, a imunização é indicada apenas para aqueles cuja exposição é considerada de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS e avaliação da vigilância local.

Segundo a ministra da Saúde, apesar de ser necessário manter um estado de alerta em relação ao vírus, o país apresenta sinais de estabilidade e controle da doença, e não há motivos para alarde.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte13 horas ago

João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo

Internacional13 horas ago

Walkie-Talkies de terroristas do Hezbollah explodem na manhã de hoje

CIÊNCIA & TECNOLOGIA13 horas ago

Ministério das Comunicações forma primeira turma de reparos em smartphones da Paraíba

Educação & Cultura13 horas ago

CAIXA DISPONIBILIZA AOS ESTUDANTES CONTRATAÇÃO DIGITAL DO FIES POR APLICATIVO

Internacional13 horas ago

Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria

CIDADE13 horas ago

Castramóvel e hospital veterinário: vereador Janderson Brito apresentou ao menos 12 requerimentos em defesa da causa animal em Cabedelo

Segurança Pública13 horas ago

Força Aérea do Brasil quer transformar o Gripen F-39 com a tecnologia dos aviões de combate mais modernos dos Estados Unidos

Segurança Pública13 horas ago

Brasil fortalece suas Forças Armadas com sistemas avançados de defesa, intercomunicação e foco na segurança: Exército, Marinha e Força Aérea com ênfase na transferência de conhecimento

Internacional13 horas ago

Ex-primeiro-ministro da lituânia, nascido na união soviética, é indicado para liderar a defesa da União Europeia em meio a crescente ameaça russa

Judiciário13 horas ago

Viagens de Flávio Dino com a FAB custaram mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos em apenas 8 meses

Educação & Cultura14 horas ago

Prorrogadas inscrições da seleção para o programa de pós-graduação da ENCE

CIDADE14 horas ago

Ao NinjaCast, vereador Marmuthe detalha projeto de infraestrutura para as praias do Sol e Barra de Gramame: “Eram as praias mais esquecidas pelo Poder Público”

Internacional14 horas ago

Deputada americana apresenta lei que impedirá entrada de Moraes nos EUA

Judiciário14 horas ago

Partilha de bens adquiridos antes da Lei da União Estável e gestão de patrimônio

ESTADO14 horas ago

Nota de repúdio ao ataque contra auditores fiscais na Paraíba

Politíca14 horas ago

Deputados aprovam proposta de Jutay que garante capacitação e complementação de renda para pescadores artesanais

Politíca14 horas ago

Assembleia aprova projeto de Camila que inclui campanha ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário de Eventos

CONCURSO E EMPREGO14 horas ago

Fundação de Saúde abre inscrições para concursos com mais de 4.500 oportunidades na Paraíba

Politíca14 horas ago

Deputado Júnior Araújo critica divulgação de pesquisas eleitorais fraudulentas e defende maior rigor na legislação

Politíca14 horas ago

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA14 horas ago

Embrapa Cerrados aproxima mais de 350 estudantes das pesquisas voltadas para o bioma

Saúde14 horas ago

O que é a febre oropouche e o que se sabe sobre a doença

Judiciário15 horas ago

OAB-PB divulga resultado da eleição para desembargador do TJPB; veja nomes

CIDADE18 horas ago

Nilvan Ferreira recebe apoio estratégico de Irmão Jauires e intensifica campanha rumo à prefeitura de Santa Rita

ENTRETENIMENTO24 horas ago

Pagode e Samba Entre Amigos: Prepare-se para a Melhor Noite de Música e Diversão no Celebration

Nacional2 dias ago

Programa “Lawfare nunca mais” destaca a trajetória de Daniel Pereira e os desafios enfrentados por governos democráticos no Brasil

Politíca2 dias ago

Estou pronto para ser o prefeito que Santa Rita precisa: Uma cidade que clama por liderança verdadeira

ESTADO2 dias ago

Governo da Paraíba encerra Painel Paraibano de Mudanças Climáticas nesta quinta e sexta, em João Pessoa

ECONOMIA2 dias ago

Calendário INSS setembro 2024: Confira as datas de pagamento

Esporte2 dias ago

Merab Dvalishvili explica beijos nas costas de Sean O’Malley durante disputa de cinturão no UFC 306

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde3 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura3 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional3 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional7 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO7 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional7 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional7 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br