Connect with us

Saúde

Mpox: Como é transmitida e quem pode se vacinar?

No dia 14 de agosto, a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou o cenário da Mpox no continente africano como uma emergência de saúde pública de importância internacional. O alerta significa que há risco de disseminação global da doença e possibilidade de uma nova pandemia.

O status já havia sido declarado em julho de 2022, mas foi rebaixado em maio de 2023 devido à tendência de queda nos casos. O que reacendeu o alerta foi uma mutação do vírus, que gerou uma subvariante mais letal. A rápida propagação da nova cepa na República Democrática do Congo e o espalhamento por países vizinhos também foram motivos de preocupação.

No Brasil, dados do Ministério da Saúde mostram que foram notificados 709 casos da doença em 2024, nenhum deles envolvendo a nova variante. Não houve nenhuma morte confirmada. Apesar disso, a pasta criou um Centro de Operações de Emergência em Saúde no último dia 15 para coordenar ações de resposta à doença no país.

Mesmo que ainda não tenha chegado ao Brasil, a Mpox já tem sido mote de desinformação nas redes. Publicações enganosas criam teorias conspiratórias sobre as origens da doença e distorcem dados sobre formas de contágio.

A seguir, algumas explicações as dúvidas mais frequentes sobre o tema:

1. O que é Mpox?

Antes conhecida como varíola dos macacos, a Mpox é uma zoonose — ou seja, uma doença infecciosa transmitida entre animais e pessoas — causada pelo vírus mpox, pertencente ao gênero Orthopoxvirus e à família Poxviridae, mesma do vírus da varíola comum.

Segundo a OMS, existem duas cepas geneticamente distintas do vírus: a clado 1, da Bacia do Congo, na África Central, e a clado 2, da África Ocidental. O surto atual é causado por uma subvariante da primeira cepa, a clado 1B, que é mais letal e causa quadros mais graves.

Principais sintomas da Mpox incluem lesões na pele, linfonodos inchados, febre e dores (Reprodução/Ministério da Saúde)

Os principais sintomas da doença são:

  • erupções cutâneas semelhantes a bolhas ou feridas, que podem afetar diversas partes do corpo, como rosto, garganta, mãos, pés, olhos, boca e genitais;
  • febre;
  • dor de cabeça;
  • dores musculares;
  • calafrios;
  • fraqueza;
  • linfonodos inchados.

Geralmente, os sintomas duram em média entre duas a quatro semanas. O período de incubação — fase em que o vírus já se instalou no corpo, mas a pessoa ainda não apresenta sinais da doença — dura de 6 a 13 dias, mas pode chegar a 21 dias.

Mortalidade. Em geral, os sintomas da Mpox desaparecem sozinhos em poucas semanas. No entanto, pessoas imunocomprometidas, recém-nascidos, gestantes e crianças correm maior risco de apresentar sintomas graves da doença.

Conforme o Ministério da Saúde, em áreas endêmicas — como países das regiões central e ocidental da África — a taxa de mortalidade da doença pode chegar a até 11%. Em países não endêmicos, como o Brasil, a taxa de mortalidade é de 0,022%.

Os quadros mais graves podem incluir lesões maiores e mais espalhadas pelo corpo, além de infecções bacterianas secundárias na pele, infecções sanguíneas ou pulmonares, miocardite, pneumonia e problemas oculares.

Pacientes que apresentem os aspectos mais graves da doença podem precisar de internação, medicamentos antivirais e cuidados intensivos para encurtar o tempo de recuperação.

Gráfico do Ministério da Saúde mostra o números de casos de Mpox no Brasil entre maio de 2022 e julho de 2024.Gráfico do Ministério da Saúde mostra número de casos de Mpox no Brasil durante e depois da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional de 2022 (Reprodução/Ministério da Saúde)

2. Como a Mpox é transmitida?

A principal forma de transmissão da doença é por meio de contato direto com fluidos corporais (pus, sangue, saliva) e lesões na pele de pessoas ou animais infectados — principalmente roedores e primatas.

Há, no entanto, outras formas de contágio, como:

  • exposição próxima e prolongada a gotículas e outras secreções respiratórias de pessoas doentes;
  • contato com objetos recentemente usados por pessoas contaminadas, como toalhas, pratos, talheres, vestimentas e roupas de cama;
  • no caso de gestantes, o vírus pode ser transmitido para o feto por meio da placenta ou da mãe infectada para o bebê via contato pele a pele durante ou após o parto.

3. A Mpox é uma infecção sexualmente transmissível?

Desde o início do novo surto, publicações têm disseminado desinformação nas redes para associar a Mpox à comunidade LGBTQIA+ e alegar que a doença é uma IST (infecção sexualmente transmissível). Porém, segundo a OMS, ainda não há evidências de que o vírus possa ser propagado pelo sêmen ou por fluidos vaginais.

No entanto, como a transmissão se dá pelo contato com feridas, secreção e gotículas contaminadas, é possível adquirir a Mpox durante relações sexuais. Esse risco não se limita a grupos específicos de pessoas.

“Qualquer pessoa que tenha contato próximo com alguém com sintomas está em risco [de contrair a doença] e qualquer pessoa com múltiplos parceiros sexuais também está em risco”, explica a organização em uma página de perguntas e respostas.

4. Existe tratamento para Mpox?

Ainda não há um tratamento específico para a infecção causada pelo vírus da Mpox. O que existe são medidas de suporte clínico para aliviar os sintomas e prevenir e tratar possíveis complicações e sequelas.

Foto mostra a palma da mão de uma pessoa infectada por Mpox. Há diversas erupções cutâneas.Palma da mão de um paciente infectado por Mpox na República Democrática do Congo; as erupções cutâneas são o principal sintoma da doença

Veja abaixo algumas recomendações da OMS:

  • evitar tocar nas feridas causadas pela infecção, e, se possível, protegê-las com um curativo quando estiver próximo de pessoas que não contraíram a doença;
  • isolar-se para impedir a disseminação do vírus durante o período de sintomas;
  • caso não seja possível ficar isolado, usar máscaras e abrir as janelas para arejar o ambiente;
  • lavar as mãos com água e sabão ou desinfetante de mãos à base de álcool.

entidade também afirma que enxaguantes bucais e colírios podem ser usados, desde que não possuam o hormônio cortisona.

Um antiviral desenvolvido para o tratamento da varíola comum foi aprovado em 2022 pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para o tratamento da Mpox. Ele é eficaz contra a variante clado 2, que causou o surto ocorrido entre 2022 e 2023. Estudos apontam, no entanto, que os benefícios podem não se estender para o tratamento da subvariante clado 1B.

Agente do SUS manuseia uma seringa e pote de vacina contra a mpoxA vacina contra a mpox está disponível no SUS para os grupos de risco

5. Quem pode tomar a vacina contra a Mpox?

Desenvolvida para a cepa anterior do vírus, que circulou entre 2022 e 2023, a vacina para a Mpox será aplicada no Brasil também para tentar conter o avanço do novo surto. A depender do caso, o imunizante pode ser aplicado antes e depois da exposição ao vírus.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, esclareceu que não haverá vacinação em larga escala contra a doença no Brasil. A prioridade será proteger pessoas que têm maior risco de evolução para formas graves da doença. A medida segue a recomendação da OMS.

A ministra afirmou também que especialistas seguem estudando a eficácia da vacina no enfrentamento da nova cepa. Atualmente, os imunizantes contra a Mpox não agem diretamente contra o patógeno causador da doença, e sim contra o gênero Orthopoxvirus, que inclui os vírus da varíola, varíola bovina e o da vaccinia.

Foto mostra a ministra da Saúde, Nísia Trindade, e outros agentes do ministério durante uma reunião do COE MpoxO Ministério da Saúde instalou um centro de operações para formular ações de resposta à emergência global de mpox

Por compartilharem semelhanças genéticas, as vacinas já desenvolvidas também são aplicadas contra a Mpox. No entanto, imunizantes específicos para a doença estão sendo desenvolvidos.

O Ministério da Saúde determinou que a vacina será aplicada antes da exposição ao vírus nos seguintes casos:

  • pessoas que vivem com HIV/Aids: homens cisgênero, travestis e mulheres transgênero, com idade igual ou superior a 18 anos e com status imunológico identificado pela contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos seis meses;
  • profissionais de 18 a 49 anos que trabalham diretamente com o Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 2 (NB-2).

Já a aplicação da vacina após a exposição ao vírus deve ocorrer no caso de pessoas que tiveram contato direto com secreções e fluidos corporais de pessoas com suspeita ou contaminação confirmada para a doença. Mesmo nesses casos, a imunização é indicada apenas para aqueles cuja exposição é considerada de alto ou médio risco, conforme recomendações da OMS e avaliação da vigilância local.

Segundo a ministra da Saúde, apesar de ser necessário manter um estado de alerta em relação ao vírus, o país apresenta sinais de estabilidade e controle da doença, e não há motivos para alarde.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário11 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE11 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE11 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE11 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde11 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde11 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde11 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura11 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO11 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública11 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO11 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE11 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO12 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte12 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO12 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO12 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura12 horas ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura13 horas ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte13 horas ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário13 horas ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE13 horas ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE13 horas ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde13 horas ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO13 horas ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA13 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública13 horas ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca13 horas ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca13 horas ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca13 horas ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca13 horas ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br