Connect with us

Internacional

Ponte aérea de Berlim, marco da amizade Alemanha-EUA

Em 1948, a União Soviética decretava o cerco de Berlim Ocidental, privando-a de alimento e energia. A solução dos Aliados foi abastecer a cidade pelo ar, na operação “Luftbrücke”. Era o início de uma grande amizade

Era a primavera europeia de 1948, a Segunda Guerra Mundial acabara há três anos. O sonho de Adolf Hitler de um reino nazista milenar e sua ideologia racista custaram milhões de vidas humanas. A Alemanha jazia em ruínas, e agora os sobreviventes tinham esperança de tempos melhores.

Entretanto, a sombra da Guerra Fria ainda pesava sobre a reconstrução. Os Aliados ocidentais e a União Soviética (URSS) se observavam mutuamente, com desconfiança. As tensões eram especialmente sensíveis na Berlim dividida. O oeste da metrópole era administrado pelas potências vencedoras Estados Unidos, Reino Unido e França, e o leste, pela URSS.

No três setores das potências ocidentais em Berlim viviam cerca de 2 milhões de pessoas, como numa ilha em meio ao império soviético. Tanto a Alemanha Oriental, que circundava a cidade, como o Leste Europeu estavam firmes na mão de Moscou. Berlim Ocidental só era abastecida por uma linha ferroviária, uma autoestrada e algumas vias fluviais, atravessando o território da zona comunista.

Em 20 de junho de 1948, iniciou-se uma prova de força entre Leste e Oeste, quando os Aliados decidiram criar uma união monetária, introduzindo o D-Mark, o marco alemão.

Soviéticos contra o marco alemão

A intenção era estabilizar economicamente a Alemanha por meio de uma moeda forte. Mas a União Soviética se recusou a aceitar a introdução do marco também em Berlim Ocidental, temendo que ela consolidasse o status especial daquela parte da cidade em meio ao território soviético, como um flanco aberto para os Aliados. O conflito latente se transforma em briga declarada.

“Assim ocorreu um racha entre as três potências ocupadoras ocidentais e o lado soviético”, conta Bernd von Kostka, do Museu dos Aliados, na capital alemã. “Uma política conjunta para a Alemanha se tornou impossível com a união monetária.”

Na madrugada de 24 de junho, os soviéticos barraram todos os acessos à parte oeste de Berlim. Como 75% da eletricidade vinha das regiões circundantes, logo as luzes se apagaram. O Bloco Comunista planejava desmoralizar os habitantes, a fim de expulsar os Aliados da metrópole dividida.

“Ninguém sabia o que estava acontecendo, nem os americanos, nem nós”, lembra o berlinense Gerhard Bürger, cujas recordações, assim como de outras testemunhas da época, estão disponíveis no website do projeto Memória da Nação, da Fundação Haus der Geschichte (Casa da História).

“O medo de que os americanos nos abandonassem, de que nós, por assim dizer, fôssemos cair nas mãos dos russos, era enorme”, relata.

Aliados defendem bastião contra comunismo

Os Aliados resolveram defender seus postos, ainda que se tratasse da antiga capital do inimigo recém-derrotado, que levara morte e devastação a tantas partes do mundo. Os EUA viam Berlim Ocidental como posto avançado da liberdade, um bastião contra o comunismo a ser defendido.

Como os Aliados não haviam fechado nenhum contrato com a URSS sobre a utilização das vias de acesso, não dispunham de nenhum recurso jurídico contra o bloqueio. Uma opção militar não entrava seriamente em cogitação, devido ao alto risco envolvido.

Por outro lado, americanos, ingleses e franceses dispunham de três corredores aéreos garantidos. O tempo urgia, com os berlinenses ocidentais sob ameaça de morrer de fome.

“Logo começou a ser mais racionado ainda, além do racionamento normal. Era uma ingerência na vida que não podia ter um efeito mais dramático”, recorda o cidadão Eberhard Schönknecht.

De comum acordo com seus aliados, o então presidente dos EUA, Harry S. Truman, decidiu realizar uma espetacular operação de salvamento: abastecer inteiramente por via aérea uma cidade daquelas proporções, com 2 milhões de habitantes, em meio à reconstrução sobre as ruínas de uma guerra mundial.

Plano mirabolante

O plano de estabelecer uma tão monumental Luftbrücke (ponte aérea) provisória foi apoiado “com ressalvas”, relata Von Kostka. Mas não havia alternativa.

Em 26 de junho, os primeiros aviões da Força Aérea americana partiram de Frankfurt e Wiesbaden para Berlim. Os franceses, que acabavam de sofrer sob a ocupação alemã, precisaram de mais tempo para se decidir a favor da assistência aérea.

Contudo, em breve os aviões de transporte estavam voando ininterruptamente. A intervalos de 90 segundos, aterrissavam no aeroporto Tempelhof, no setor americano; Gatow, no britânico; e, a partir de dezembro de 1948, no aeroporto Tegel, recém-ampliado pelos franceses.

A parte sitiada de Berlim precisava diariamente, em média, de pelo menos 5 mil a 6 mil toneladas de gêneros alimentícios e carvão. A maior operação transcorreu entre 15 e 16 de abril de 1949, quando, no espaço de 24 horas, 1.400 aviões entregaram quase 13 mil toneladas de carga.

Os pilotos da ponte aérea estavam mobilizados constantemente, muitas vezes esgotados, arriscando a vida para aterrissar na cidade sitiada, independentemente das condições meteorológicas. Algumas máquinas sofreram acidentes. As movidas a hélices, apelidadas pelos berlinenses de Rosinenbomber (bombardeiros de uvas-passas), sobrevoavam a cidade tão baixo ao aterrissar, que tripulação e cidadãos podiam trocar acenos.

Com paraquedas improvisados, os pilotos jogavam chocolates e chicletes para as crianças. “Na época, o sentimento em relação à Luftbrücke entre nós, jovens, era fantástico”, recorda o berlinense Günter Schliepdiek. “A simpatia pelos americanos no nosso meio era, sem dúvida, muito, muito grande.”

Berlinenses determinados

Não apenas a façanha logística dos Aliados foi decisiva, mas também a força de vontade dos sitiados. Na página multimídia do projeto Memória da Nação, o historiador suíço Walther Hofer descreve a situação no inverno, quando cada casa só tinha uma hora de eletricidade a cada 24 horas, pois era preciso trazer pelos ares o carvão para as usinas elétricas.

“O horário mudava de semana para semana, de forma que, dependendo do caso, só dava para cozinhar a única refeição quente do dia à 1h da manhã.” Não se podia sequer falar de calefação. “Foram privações inacreditáveis que a população teve que aguentar”, avalia Hofer, docente da Universidade Livre de Berlim nos anos 50.

Em 9 de setembro de 1948, num discurso histórico, o prefeito de Berlim Ocidental, Ernst Reuter, apelou às potências ocidentais para que não deixassem a cidade à sua sorte.

“Povos do mundo, povos da América, da Inglaterra, da França: olhem para esta cidade e reconheçam que vocês não devem, não podem entregar esta cidade e este povo”, apelava o social-democrata ao microfone, diante das ruínas do parlamento, o Reichstag.

Modelo para assistência de crise, hoje

A cada dia em que mantinham a ponte aérea, os Aliados ocidentais conquistavam mais simpatia da opinião pública internacional, enquanto caía a reputação dos soviéticos. Por fim, o ditador Josef Stalin reconheceu não ter como vencer aquele pôquer de poder.

Em 12 de maio de 1949, o bloqueio foi suspenso, após negociações secretas com Washington. Até então, as Forças Aliadas haviam levado mais de 2,1 milhões de toneladas de gêneros de primeira necessidade à cidade, em cerca de 260 mil voos, numa verdadeira proeza de logística. Em 30 de setembro daquele ano, a ponte aérea foi encerrada oficialmente.

Não só para os berlinenses, mas para todos os alemães ocidentais, a ponte aérea tinha um enorme significado simbólico e psicológico. Os alemães se sentiram novamente parte da comunidade de valores do Ocidente, explica Von Kostka. “Os alemães não mais viam os Aliados, em primeira linha, como forças ocupadoras, mas antes como forças protetoras.”

Da Luftbrücke à amizade transatlântica com os EUA bastou um pequeno passo. Von Kostka considera a ponte aérea de Berlim também um modelo de como prestar assistência nas atuais regiões de crise e de conflito.

“Pode-se ver como o abastecimento pelo ar é perfeitamente possível. E com a capacidade de transporte dos aviões de carga atuais, se poderia levar a mesma quantidade que a Luftbrücke a qualquer cidade do mundo, com uma fração do número de voos”, diz.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Segurança Pública6 horas ago

Exército Brasileiro reforça sua força terrestre com novas viaturas e míssil de última geração: testes de viaturas vvançadas e cerimônia de batismo do novo míssil ‘Max’

Segurança Pública6 horas ago

Sargentos Brasileiros se destacam em curso de liderança da Academia do Exército dos EUA; compromisso com a excelência e reconhecimento internacional

Segurança Pública6 horas ago

Primeiro voo supersônico do avião Bell X-1 revolucionou a velocidade e a tecnologia militar: com a incrível marca de Mach 1.06, equivalente a 1.126 km/h, redefiniu os limites da aviação mundial

Segurança Pública6 horas ago

Nova lei promete perda total da aposentadoria para oficiais e praças (soldados, cabos, sargentos e subtenentes), e viraliza no WhatsApp de militares das Forças Armadas Brasileiras

Segurança Pública6 horas ago

Marinha, acuada, briga na justiça para reverter decisão que retirou segredo em processo sobre fotografias de caça norte-americano: íntegra da decisão

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Drama biográfico é a atração do mês de outubro no Cineclube da FCJA

CIDADE6 horas ago

Vídeo explosivo: prefeito de Areia de Baraúnas é flagrado em suposta compra de votos a uma semana das eleições

CONCURSO E EMPREGO6 horas ago

Paraíba gera mais de 9 mil empregos com carteira assinada em agosto

CIDADE6 horas ago

Sistema BRS: Cícero Lucena assina o financiamento internacional para novos terminais de integração e corredores viários na capital

Internacional6 horas ago

Ponte aérea de Berlim, marco da amizade Alemanha-EUA

Internacional6 horas ago

Cern aos 70 anos: colidindo partículas em nome da humanidade

Internacional6 horas ago

Reservas de petróleo fazem Guiana chamar emigrantes de volta

Internacional6 horas ago

Ultradireitistas vencem eleições legislativas da Áustria

Internacional6 horas ago

A impotência do Líbano diante do conflito Israel-Hezbollah

Internacional9 horas ago

Chefe da Unrwa descreve Gaza como inabitável

Internacional9 horas ago

Moçambique defende reforma no Conselho de Segurança para corrigir injustiça histórica

Internacional9 horas ago

Líbano: mais de 1 milhão de pessoas fogem em meio a temores de invasão

Internacional10 horas ago

Angola e Haiti citados no contexto do poder do multilateralismo e missões de paz

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

Caruncho e besourinho: pragas que comprometem qualidade dos grãos armazenados

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

Açúcar encerra setembro com altas de até 17% na Bolsa de Nova York

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

Milho: método é capaz de detectar substância tóxica nos grãos

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

Técnicos pesquisam em campo os números da próxima safra brasileira de grãos

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

PARAÍBA – Entrega de 3 toneladas de sementes de feijão crioulo é destinada à agricultura familiar no estado

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 horas ago

Monitoramento dos cultivos apresenta as condições das lavouras de trigo e do início da safra 2024/25

Segurança Pública11 horas ago

Dupla é presa por violar caixas eletrônicos e agência bancária no Sertão da Paraíba

ECONOMIA11 horas ago

Paraíba terá bandeira vermelha patamar 2 em outubro

Politíca13 horas ago

Após Lei aprovada na Assembleia, IFPB instala sala de estabilização sensorial para estudantes neurodivergentes 

Politíca13 horas ago

Em reunião com presidente da Guaraves/Bom Todo, Camila propõe alerta de violência contra mulher nos produtos da empresa

CONCURSO E EMPREGO13 horas ago

Sine-PB oferece mais de 760 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

A reforma tributária e as consequências severas para o agro 

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde2 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura2 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional2 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional3 semanas ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional3 semanas ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional3 semanas ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário4 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE4 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura4 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 mês ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 mês ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 mês ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br