ENTRETENIMENTO
A oração mental pode ser mais poderosa do que orações formuladas
Embora orações formuladas como o Rosário sejam boas e benéficas, a oração mental pode ter um impacto maior em nossa alma, atraindo-nos para uma união mais profunda com Deus
Nossos primeiros passos na oração quase sempre envolvem aprender orações formuladas, como o Pai Nosso e a Ave Maria.
Embora essas sejam orações ótimas e nunca devam ser abandonadas, nossa vida espiritual precisa incorporar orações mentais cuidadosas.
Esse tipo de oração é o relato simples de nossas alegrias e tristezas a Deus.
Preferência pela oração mental
São Francisco de Sales chega ao ponto de preferir a oração mental às orações formuladas em sua Introdução à Vida Devota :
O Rosário é uma devoção útil quando usado corretamente, e há vários pequenos livros para ensinar isso. É bom, também, dizer piedosas Ladainhas, e as outras orações vocais designadas para as Horas e encontradas em Manuais de devoção, — mas se você tem um dom para a oração mental, deixe que isso sempre tome o lugar principal , de modo que se, tendo feito isso, você for impedido por negócios ou qualquer outra causa de dizer suas orações vocais habituais, não seja perturbado, mas descanse satisfeito em dizer a Oração do Senhor, a Saudação Angélica e o Credo após sua meditação.
Ele então explica que se você se sentir atraído a falar claramente com Deus em oração mental enquanto recita uma oração formulada, você não deve ter medo de parar o que está fazendo e mudar de rumo:
Se, ao dizer orações vocais, seu coração se sentir atraído para a oração mental, não resista, mas calmamente deixe sua mente cair naquele canal , sem se preocupar porque você não terminou suas orações vocais designadas. A oração mental que você substituiu por elas é mais aceitável a Deus e mais proveitosa para sua alma.
Uma das principais razões pelas quais a oração mental pode ser mais poderosa do que a oração com fórmulas é que normalmente esse tipo de oração envolve expor nosso coração a Deus.
Pode ser tentador usar a oração formulada como uma muleta, onde você nunca fala com Deus com suas próprias palavras.
Deus deseja acima de tudo desenvolver um relacionamento conosco e é difícil fazer isso se nunca falamos com ele como se estivéssemos falando com um amigo.
A oração com fórmulas é certamente uma ótima prática, mas se nunca falarmos com Deus do fundo do nosso coração, provavelmente nunca cresceremos em nosso amor por Deus.