Connect with us

Internacional

Conheça a jornada de uma resolução do Conselho de Segurança

Entenda cada etapa desde o surgimento de uma ideia até a votação, passando pela negociação entre os países membros do órgão, procedimentos de revisão e poder de veto; as propostas que conseguem aprovação se tornam um documento juridicamente vinculante para os 193 Estados-membros da ONU

Como uma resolução do Conselho de Segurança é adotada?

O Conselho de Segurança da ONU, composto por 15 Estados-membros, está encarregado de tomar medidas, mediante resoluções e decisões, sobre quaisquer ameaças à paz e segurança internacionais. No entanto, muitas vezes transformar uma proposta em um documento juridicamente vinculante para os 193 Estados-membros da ONU se trona um caminho com múltiplos obstáculos.

Desde o início da guerra em Gaza em outubro de 2023, por exemplo, os integrantes do Conselho redigiram, negociaram e adotaram várias resoluções relacionadas ao conflito. Ao mesmo tempo, várias outras propostas e alterações foram rejeitadas por não terem os nove votos necessários ou foram vetadas. Esse é um privilégio disponível apenas para os cinco membros permanentes, que são China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos e que foi de fato usado.

Ocasionalmente, palavras, verbos ou adjetivos isolados podem travar o processo, à medida que as nações se esforçam para que a sua posição prevaleça. No caso de algumas propostas sobre Gaza, alguns queriam o termo “cessar-fogo”, enquanto outros queriam a “cessação dos confrontos”.

Às vezes, o Conselho não consegue concordar. Sempre que um veto é emitido por um membro permanente, um novo mecanismo introduzido pelo em 2022 aciona automaticamente o Presidente da Assembleia Geral para convocar uma reunião formal dos Estados-membros da ONU ou uma sessão especial de emergência para discutir a questão controversa.

Outro caminho veio com a resolução Unindo pela Paz, adotada em 1950, que basicamente estabelece que se o Conselho de Segurança não exercer a sua responsabilidade de manter a paz e a segurança internacionais, a Assembleia Geral poderá convocar uma sessão especial de emergência.

Até à data, foram convocadas 11 sessões especiais de emergência. A resolução Unindo pela Paz foi implementada 13 vezes entre 1951 e 2022. Ela foi invocada tanto pelo Conselho de Segurança, oito vezes, como pela Assembleia Geral, cinco vezes. Onze desses casos assumiram a forma de sessões especiais de emergência.

No entanto, o processo de elaboração de resoluções permanece praticamente inalterado desde que o Conselho adotou a sua primeira resolução em 1946 para estabelecer um comitê de funcionários militares da ONU.

Aqui você vai conhecer todo o caminho de uma resolução, desde que ela surge como uma ideia até o momento em que se torna um documento juridicamente vinculante.

Membros do Conselho de Segurança (começando pelo segundo da esquerda) da Índia, Egito e Nicarágua conferem, informalmente, um projeto de resolução antes do início de uma reunião em Nova York, em 1984

Membros do Conselho de Segurança (começando pelo segundo da esquerda) da Índia, Egito e Nicarágua conferem, informalmente, um projeto de resolução antes do início de uma reunião em Nova York, em 1984

O passo inicial

O primeiro passo é produzir uma minuta inicial, que pode ser patrocinada por um ou mais membros do Conselho.

A produção de um projeto inicial sobre uma crise como a de Gaza pode ser extensa e expandir-se para muito além dos 15 membros, de acordo com Nikolai Galkin, um oficial sênior de assuntos políticos da Divisão de Assuntos do Conselho de Segurança do Secretariado da ONU.

O processo normalmente começa com conselheiros da missão permanente do país junto à ONU em Nova Iorque, especializados no assunto em questão. Estes peritos podem realizar consultas com grupos regionais, com a nação afetada e outras partes interessadas, bem como representantes das delegações de outros membros do Conselho.

O objetivo é adotar por unanimidade ou por maioria uma resolução apelando à ação para pôr fim a um conflito, aprovar uma missão de manutenção da paz, impor sanções ou encaminhar um caso para a Corte Internacional de Justiça, CIJ. Todas essas opções fazem parte do mandato do Conselho de acordo com o Carta da ONU.

Nesta fase, o patrocinador do rascunho, ou “titular da caneta”, tentará muitas vezes incluir o maior número possível de vozes.

Um ‘rascunho zero’

Em seguida, a ideia inicial é transformada em um “rascunho zero”.

Isso significa que “nem é exatamente um rascunho ainda”, disse Galkin.

Pelo contrário, trata-se de um projeto produzido para colher comentários dos membros do Conselho, que o “titular da caneta” depois pede que sua equipe de especialistas inclua em uma nova versão.

Assim que o rascunho zero fica pronto, ele é distribuído, geralmente por e-mail. O “titular da caneta” então solicita mais informações dos membros do Conselho, coletando-as por e-mail, pessoalmente ou casualmente via WhatsApp.

Antes do início da reunião do Conselho de Segurança, no Panamá, em 1973, os membros realizam discussões após receberem um segundo projeto de resolução sobre a América Latina

Antes do início da reunião do Conselho de Segurança, no Panamá, em 1973, os membros realizam discussões após receberem um segundo projeto de resolução sobre a América Latina

Em 1973, após receber um segundo projeto de resolução sobre a América Latina, membros do Conselho de Segurança da Guiné (à esquerda) e da então Iugoslávia realizam discussões antes do início da reunião no Panamá

Em 1973, após receber um segundo projeto de resolução sobre a América Latina, membros do Conselho de Segurança da Guiné (à esquerda) e da então Iugoslávia realizam discussões antes do início da reunião no Panamá

Negociações e compromisso

É importante ressaltar que existem divergências. Para o rascunho zero de Gaza redigido pelos Emirados Árabes Unidos em dezembro de 2023, houve muita discordância sobre o termo “cessar-fogo”.

Algumas delegações afirmaram que apoiariam, ou não, a inclusão desse termo.

Em geral, as negociações funcionam para resolver as diferenças. Normalmente, as conversas são realizadas fora do Conselho e apenas em raras ocasiões os membros marcam uma discussão “informal” oficial na Sala de Consultas, situada num outro lado do corredor da câmara do Conselho.

Às vezes, os comentários sobre as propostas nem sequer são feitos em Nova Iorque, mas sim nas capitais dos países de origem dos membros.

Documentos que descrevem as agendas de três reuniões do Conselho de Segurança

Documentos que descrevem as agendas de três reuniões do Conselho de Segurança

O que fica “em azul”?

Após uma ou mais rodadas de discussões, o titular da caneta distribui uma versão final. No caso dos Emirados Árabes Unidos, o projeto finalizado de Gaza foi enviado para todos os membros da ONU, o que por vezes ocorre. Em 24 horas, 97 Estados-membros da ONU decidiram copatrocinar o texto.

Neste ponto, um rascunho revisado recebe um número de documento e o texto é formatado e publicado “em azul” para circulação por e-mail aos membros do Conselho.

Antes da pandemia da Covid-19, as minutas eram impressas em tinta azul e distribuídas para cada membro do Conselho e no balcão de documentos do órgão. Em uma abordagem mais ecologicamente correta, os rascunhos deixaram de ser impressos e agora são enviados por e-mail, mas nesses arquivos o texto ainda aparece em azul.

Por que azul? A razão remonta a décadas atrás quando acidentalmente uma máquina fotocopiadora no canto dos escritórios do Conselho de Segurança imprimiu pequenas quantidades de rascunhos para os 15 membros, e a única tinta disponível era azul.

Quando um texto está “em azul”, normalmente significa que o Conselho está pronto para agir. Isso geralmente acontece dentro de 24 horas antes da votação, quando uma reunião formal é convocada.

Em 2017, delegados coletando documentos de um oficial de conferência na sala do Conselho de Segurança

Em 2017, delegados coletando documentos de um oficial de conferência na sala do Conselho de Segurança

Votar e vetar

Em uma reunião aberta formal agendada, os membros reúnem-se em torno da icónica mesa em forma de ferradura da sala do Conselho de Segurança. O presidente, que é alternado a cada mês, abre a sessão e pede votação. Alguns poderão fazer declarações antes da votação, expressando as posições ou reservas da sua delegação. Alguns podem até introduzir alterações ao texto.

Então, é hora de agir. “Todos a favor, levantem a mão”, diz o presidente do Conselho.

Levantar as mãos ao redor da mesa indica votos a favor, contra e abstenções. São necessários pelo menos nove votos para que um projeto de resolução seja adotado, a menos que seja emitido um veto, um privilégio detido pelos cinco membros permanentes do Conselho: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos.

O presidente procede então à leitura da votação final e o projeto é adotado ou rejeitado.

A embaixadora Linda Thomas-Greenfield, dos Estados Unidos, vota por abstenção no projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina

A embaixadora Linda Thomas-Greenfield, dos Estados Unidos, vota por abstenção no projeto de resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação no Oriente Médio, incluindo a questão palestina

Do azul ao preto

A última etapa é a produção e circulação do documento finalizado, que é traduzido para as seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol e publicado, em cor preta.

Todos os projetos, rejeitados ou adotados, são numerados e inseridos no sistema de documentos da ONU.

Para aqueles que procuram rascunhos do passado, Galkin disse que, nos próximos meses, novas medidas estão em andamento para tornar mais fácil encontrar todos os projetos de resolução, rejeitados ou adotados, no site do Conselho de Segurança da ONU.

Palestinos deslocados espremidos entre dois tanques aguardavam sua vez de cruzar um posto de controle israelense que leva a Rafah, no sul de Gaza, enquanto as hostilidades continuam em Khan Younis, após ordens de evacuação em fevereiro de 2024

Palestinos deslocados espremidos entre dois tanques aguardavam sua vez de cruzar um posto de controle israelense que leva a Rafah, no sul de Gaza, enquanto as hostilidades continuam em Khan Younis, após ordens de evacuação em fevereiro de 2024

A exposição "O Nascimento de um Documento das Nações Unidas", em 1948, incluiu uma exibição de registros oficiais do Conselho de Segurança

A exposição “O Nascimento de um Documento das Nações Unidas”, em 1948, incluiu uma exibição de registros oficiais do Conselho de Segurança

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura3 horas ago

Marcus Odilon Ribeiro Coutinho: uma vida de dedicação à política e à história

Internacional4 horas ago

Conheça a jornada de uma resolução do Conselho de Segurança

Segurança Pública4 horas ago

Feminismo punitivista como locomotiva do encarceramento em massa

Judiciário4 horas ago

O júri perdoa; o STF, não

Nacional5 horas ago

Uma visão sistêmica do monitoramento e da avaliação de políticas públicas

Internacional5 horas ago

FMI prevê crescimento econômico de Timor-Leste este ano e no próximo

Esporte5 horas ago

Dorival aprova ‘trio de meias’ da seleção e ganha opções sem Vini Jr.

ECONOMIA5 horas ago

Banco Central começa a receber propostas para segunda fase do Drex

Saúde5 horas ago

Nova variante de vírus que se espalha no mundo é identificada no Brasil

CIDADE5 horas ago

Cícero Lucena destaca a renovação da fé e bençãos alcançadas durante missa de despedida da imagem da Virgem de Fátima em João Pessoa

sine
CONCURSO E EMPREGO5 horas ago

Sine-JP oferta 292 vagas de emprego

Saúde5 horas ago

Secretaria de Saúde reforça importância da vacinação contra a meningite

Educação & Cultura5 horas ago

Alunos da Rede Municipal embarcam para Santa Catarina para processo seletivo da Escola de Teatro Bolshoi

Judiciário5 horas ago

UM BRASIL DEMOCRÁTICO E NÃO DE ESQUERDA

Segurança Pública7 horas ago

Crime em Pedra Lavrada: Fabinho encontrado morto após briga em festa

Nacional7 horas ago

Após Baixa nas Urnas de 2024, Lula Propõe Rediscussão do Papel do PT nas Eleições

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Deus está especialmente presente nas profundezas do seu coração

ENTRETENIMENTO7 horas ago

6 versículos da Bíblia para quando você precisa tomar uma grande decisão

ECONOMIA7 horas ago

Dólar mais perto de R$ 6? O que explica a nova alta e o que esperar até o fim do ano

Nacional8 horas ago

Genial/Quaest: 58% dos entrevistados acham que Lula não deveria se candidatar à reeleição

Judiciário8 horas ago

Quem não votou no primeiro turno e não justificou pode votar no segundo?

ENTRETENIMENTO8 horas ago

A oração mental pode ser mais poderosa do que orações formuladas

Nacional8 horas ago

Pacheco sinaliza interesse em destravar o PL do mercado de carbono após o 2º turno

ENTRETENIMENTO8 horas ago

Pudim de Pão

ESTADO8 horas ago

Mês de setembro teve mais de 50 colisões em postes registradas na Paraíba

Politíca1 dia ago

Segundo turno em João Pessoa – Cícero Lucena x Marcelo Queiroga – Propostas e perfis dos candidatos

Educação & Cultura1 dia ago

Escolas da Rede Municipal de João Pessoa vencem etapa estadual do prêmio ‘MPT na Escola’ e avançam para fase nacional

Saúde1 dia ago

Prefeitura de João Pessoa dispõe de uma rede para assistência integral ao cuidado com a saúde da criança

Educação & Cultura1 dia ago

Como ajudar seus filhos em idade universitária a sobreviver e prosperar

CIDADE1 dia ago

João Pessoa é reconhecida e premiada na área de governança e transparência pública entre as capitais do Brasil

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA3 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

Judiciário1 dia ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO4 dias ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional4 dias ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA4 dias ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura4 dias ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde2 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional2 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde4 semanas ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura4 semanas ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional4 semanas ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde1 mês ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA1 mês ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública1 mês ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br