Educação & Cultura
Como criar seus filhos para terem esperança no futuro
Quando os tempos são difíceis, podemos ajudar nossos filhos a crescerem e se tornarem pessoas esperançosas e com propósito
Recentemente, uma das minhas filhas me disse que não queria viver até os 100 anos. “Até lá”, ela disse, “a Inteligência Artificial terá assumido o controle, grande parte do mundo natural estará destruída, e eu não quero ter que viver no espaço sideral!”
Ela é uma criança educada em casa, não assiste às TVs e não é exposta às duras realidades da vida, mas aos 13 anos ela conhece muitos dos problemas que assolam o mundo hoje e não está muito animada com o que está por vir.
Como mãe, isso me fez pensar mais sobre como incutir esperança em meus filhos, que estão crescendo em tempos difíceis, e certamente continuarão sendo.
Como cristãos, sabemos que nossa esperança máxima está no céu. Este mundo está passando e nosso tempo na terra é curto. Nossa esperança está no Senhor e na vida eterna que Ele prometeu àqueles que creem nele. Mas nunca devemos esquecer que esta vida, por mais tempo que cada um de nós consiga vivê-la, é um presente. Quero que meus filhos saibam que este não é seu lar permanente, mas que a vida aqui ainda é bela e boa. Quero que eles olhem para o futuro.
Nós fomos feitos para momentos como estes
Mesmo que você esteja tentado a pensar que teria sido mais adequado há uma era anterior, não foi isso que Deus quis para você. Em Seu plano misterioso, Ele queria que você nascesse neste momento da história, neste lugar. O que significa que você tem um propósito adequado às necessidades do mundo agora.
É importante incutir essa ideia em nossos filhos. Eles foram feitos para nascer neste momento , com todos os desafios e benefícios particulares que vêm com isso.
Cada uma de nossas crianças tem uma missão especial que somente elas podem trazer ao mundo. Elas devem se doar e seus talentos a serviço de Deus e dos outros para brilhar mais luz neste mundo.
Então, quando as questões difíceis surgirem, que seja uma oportunidade de falar com seus filhos sobre como eles estão sendo chamados por Deus para melhorar as coisas. Quais são seus talentos e interesses? Quais necessidades ou problemas no mundo os estão chamando? Se nossos filhos crescerem entendendo que suas vidas são destinadas a ser um presente para este mundo, isso proporcionará um senso de propósito, o que por sua vez fomenta a esperança.
Tomando medidas
Os problemas que vemos ao nosso redor podem nos fazer sentir pequenos e desamparados. Muitos jovens sentem isso hoje em dia — os desafios podem parecer intransponíveis e é fácil ficar cínico e pessimista. Mas agir nos ajuda a sair do desespero e dá esperança à vida. Nenhuma ação é pequena demais para fazer a mudança — na verdade, a maioria das mudanças acontece ao tomar uma pequena ação e depois outra.
Podemos mostrar aos nossos filhos, por meio do exemplo e do encorajamento, que as ações importam. Como tratamos o próximo, defendemos a verdade, servimos os pobres e marginalizados, levamos nossos deveres cívicos a sério — há muitas maneiras de as crianças aprenderem que ações – grandes e pequenas – fazem a diferença.
E não vamos esquecer a ação mais poderosa de todas: a oração. Quando ensinamos nossos filhos a orar, damos a eles não apenas uma ferramenta, mas uma maneira de viver que não apenas afeta a mudança no mundo, mas também muda seus próprios corações. Sem a conversão constante de nossos próprios corações, nenhum de nós pode se tornar quem fomos feitos para ser.
Apontando a beleza e a bondade
Quando as crianças são bem pequenas, elas notam as pequenas coisas: o caracol caminhando lentamente pela calçada, as margaridas brotando na grama pouco verde, o sorriso desdentado de um homem pedindo dinheiro na rua.
As crianças pequenas percebem o que é bom e o que é belo. Mas, à medida que crescem, elas se tornam mais conscientes da escuridão do mundo, das preocupações dos adultos, dos problemas e males ao redor delas. Como pais, podemos fazer da nossa missão continuar apontando a beleza e a bondade. Pode haver guerras, doenças e desastres naturais, mas o nascer e o pôr do sol nunca decepcionam, e há pessoas gentis e corajosas em todos os lugares, e tantos lugares para testemunhar a bondade de Deus.
A esperança é uma virtude a cultivar
Assim como a fé e o amor, a esperança deve ser cultivada. Começa na infância. A esperança repousa em parte na crença de que nada é impossível para Deus, e a vitória já foi conquistada, não importa quão confusas as coisas possam ser deste lado do véu. À medida que você cultiva a virtude da esperança em si como pai, seus filhos a verão no que você diz e faz. E certifique-se de recorrer às Escrituras para refletir sobre algumas das passagens edificantes que nos chamam à esperança. Uma que vem à mente e é tão útil para os nossos tempos é esta promessa de Jeremias 29:1 —
Porque eu bem sei os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar mal, planos de dar-lhes um futuro e uma esperança.