Connect with us

Internacional

Como menores de idade viram “sabotadores” na Rússia

Desde o início da guerra na Ucrânia, crescem os atos incendiários contra instalações militares perpetrados por jovens, em parte atraídos por promessas de dinheiro. Também se suspeita do serviço secreto como recrutador

Na Rússia acumulam-se os atos de sabotagem envolvendo menores de idade, sobretudo ataques incendiários contra instalações ferroviárias e militares. As autoridades afirmam que “curadores pró-ucranianos” teriam encomendado esses atos através das redes sociais, e agora ameaçam os jovens usando vídeos de propaganda.

Está ainda em trâmite um projeto de lei prevendo penas por “sabotagem” já a partir dos 14 anos de idade. Ativistas de direitos humanos desaconselham atos de provocação contra as forças de segurança russas.

A DW investigou diversos processos contra menores e fez contato com um canal da plataforma Telegram no qual se oferecem recompensas em dinheiro por atentados incendiários contra instalações militares.

A isca: um código QR no banheiro da escola

No vídeo filmado por agentes de segurança russos e divulgado no Telegram, um miniônibus freia num pátio dos fundos na cidade de Omsk. Dele saltam seis homens armados de uma tropa especial, que vão correndo até uma casa, derrubam a porta. Lá se encontram dois rapazes, que eles jogam chão e interrogam.

Ambos confessam ter incendiado um helicóptero militar, atendendo a uma promessa de recompensa feita pelo Telegram de 20 mil dólares pelo ato. Eles não receberam a quantia, agora respondem a um processo por terrorismo e terão que ficar pelo menos dois meses em prisão preventiva.

Segundo as autoridades russas, em 21 de setembro um helicóptero de combate Mi-8 foi incendiado com um coquetel Molotov numa base militar de Omsk. No mesmo mês, outro veículo desse tipo fora destruído pelo fogo no aeroporto de Noiabrsk, no distrito autônomo de Yamalo-Nenets.

Dois jovens foram presos ainda no local, tendo sofrido queimaduras no rosto e mãos ao cometer o atentado incendiário. Também eles admitiram ter recebido a encomenda através do Telegram, atendendo ao código QR que constava de um panfleto encontrado no banheiro de sua escola. A imprensa relata sobre panfletos semelhantes em diversas regiões russas, entre as quais Volgogrado, Voronezh e Ryazan.

“Bot para alunos que precisam de dinheiro”

Simulando tratar-se de um aluno de uma escola de São Petersburgo, a reportagem russa da DW fez contato com um desses canais do Telegram. O chat começou com a saudação automática “Bot para alunos que precisam de dinheiro”. As remunerações variam de acordo com o alvo do atentado incendiário: 10 mil dólares por avião, 5 mil dólares por helicóptero, 4 mil dólares para fiações elétricas e 3 mil dólares por um transformador.

O interlocutor perguntou imediatamente de onde o estudante vinha e que “objetos” se encontravam em suas proximidades. Pela destruição de equipamentos militares, comprovada por vídeo, ofereceu transferir até 150 mil dólares de uma carteira de criptomoedas para qualquer conta bancária.

Em seguida foram dadas instruções detalhadas sobre como destruir um alvo com um frasco de gás, sob a afirmativa de que até então apenas 10% das encomendas haviam fracassado. Em caso de detenção pela polícia, não ia haver “uma pena de verdade”, prometeu o desconhecido.

Ao fim do chat, a reportagem se apresentou pelo nome e exigiu um posicionamento. O interlocutor apenas escreveu que trabalhava para “uma certa organização” com representantes baseados em diversos países. A meta era destruir o máximo possível de equipamento militar passível de uso contra a população civil da Ucrânia. “Por que menores de idade?” “Porque só podem ser responsabilizados minimamente”, explicou o desconhecido.

Recrutar crianças: uma tática de luta desleal

É praticamente impossível identificar os administradores de tais canais do Telegram, que manipulariam menores de idade evocando uma “luta contra os invasores russos”, afirma o perito em segurança Michael Klimarev, diretor da ONG Internet Protection Society. “Eles incitam a juventude a fazer coisas a que eles próprios não se arriscariam, e assim arruínam suas vidas. Não é nenhum sinal de coragem atrelar crianças a uma guerra desse jeito.”

Sob condição de anonimato, um técnico da iniciativa russa de direitos humanos NetFreedomsProject rebate que seria possível identificar os indivíduos e suas locações com a ajuda da liderança do Telegram: “Só assim se poderá descobrir quem está por trás desses chats, se se encontram no estrangeiro ou se são agitadores na Rússia.”

O Corpo de Voluntários Russo, composto por cidadãos do país que lutam do lado da Ucrânia, exibe em seu canal do Telegram diversos vídeos de atos de sabotagem contra a ferrovia russa. Segundo um interlocutor da DW próximo à organização, que prefere permanecer anônimo, internamente é controvertida a participação de menores e amadores em atos de sabotagem.

“Um profissional é bem-preparado e sabe em que está se metendo”, porém recrutar menores é um método barato, e incêndios permitem alcançar suas metas rapidamente. Entretanto, ele não descarta que os canais do Telegram sejam organizados pelo próprio serviço secreto da Rússia, a fim de fabricar processos contra jovens “sonhadores”.

O projeto de direitos humanos Avtozak Live registra que na Rússia mais de 550 cidadãos respondem judicialmente por atos de sabotagem e incêndios contra postos de recrutamento do Exército. Por sua vez, o grupo OVD-Info estima que pelo menos 28 teriam sido condenados à prisão por sabotagem desde o início da guerra na Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022. A lei prevê penas de 10 a 12 anos para supostos autores que tenham completado 16 anos.

“Rússia não elimina a causa: sua guerra na Ucrânia”

Contra suspeitos mais jovens, atualmente ainda se aplica o artigo legal “terrorismo”, explica Aleksandr Verkhovsky, diretor do Centro de Informação e Análise (Sova). Em 2024 foram condenados em São Petersburgo dois garotos de 14 anos a dois e quatro anos de prisão, respectivamente, por atear fogo a caixa de eletricidade.

Não há estatísticas sobre tais casos, já que as atas não são acessíveis publicamente, critica o ativista russo. No momento a Duma (câmara baixa da Assembleia Federal da Rússia) estuda um projeto de lei baixando para 14 anos a menoridade penal.

Evgeny Smirnov, advogado da sociedade de ativistas de direitos humanos Perviy Otdel, destaca se possível que se acrescente a acusação de alta traição ou de participação numa organização terrorista, caso os investigadores concluam que a sabotagem foi por encomenda de uma organização proibida no país, como a legião Liberdade da Rússia. Isso implicaria penas de prisão ainda mais severas.

O jurista comenta que as autoridades endurecem as penas e baixam o limite etário, mas não fazem nada contra o próprio motivo para os atos de sabotagem, que é a guerra contra a Ucrânia. Assim, “até o fim do conflito, não conto com nenhum retrocesso das ações penais”.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ECONOMIA37 minutos ago

Câmara aprova dedução de salário-maternidade para pequenas empresas

ECONOMIA40 minutos ago

Governo prorroga por mais 6 meses prazo para brasileiros sacarem valores esquecidos em bancos

ECONOMIA42 minutos ago

Abono salarial PIS/Pasep deve ter aumento em 2025

Politíca48 minutos ago

Candidatos e partidos pagaram R$ 357 milhões por serviços de advogados nas eleições

Judiciário49 minutos ago

STF: maioria vota por repercussão geral em caso de cannabis em farmácias de manipulação

Judiciário52 minutos ago

Dino suspende norma que iguala idade de aposentadoria de homens e mulheres policiais

Politíca53 minutos ago

Operação En Passant:

Judiciário54 minutos ago

STF decide incluir o termo ‘parturiente’ na Declaração de Nascidos Vivos do SUS

Nacional57 minutos ago

Câmara aprova PL que permite às prefeituras fiscalizar serviços de distribuição de energia

Politíca59 minutos ago

Marcelo Queiroga elogia gestão de Cartaxo e espera contar com os votos dos eleitores do PT

ESTADO1 hora ago

Mais de 669,1 mil famílias da Paraíba recebem o Bolsa Família em outubro

Politíca1 hora ago

Raíssa Lacerda é afastada da função pública por determinação da Justiça Eleitoral

Educação & Cultura1 hora ago

Estudantes da ECIT Anísio Leão, de Campina Grande, estão na final nacional da Olimpíada de Empreendedorismo

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Residência médica oferta 25 oportunidades em Campina Grande

Esporte1 hora ago

Um mês para Meia Maratona de João Pessoa, considerada a mais rápida do Brasil

Judiciário1 hora ago

STJ alerta sobre tentativas de golpe com emails falsos em nome do tribunal

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Produção de laranja tangerina chama atenção de agricultores familiares em Matinhas

Saúde2 horas ago

Canabidiol se torna aliado de pacientes em tratamentos oncológicos

ESTADO2 horas ago

Cartão Alimentação: atualização prossegue nas cidades de Assunção, Tenório, Guarabira e Pirpirituba

ENTRETENIMENTO2 horas ago

‘De Repente na Estrada’ leva os poetas André Santos (PE) e Helânio Moreira (RN) ao município de Pilar

Nacional2 horas ago

Silvio Almeida é alvo de duas novas denúncias, diz Casa Civil

Esporte2 horas ago

Corrida pela Vida acontece neste domingo em Patos com apoio da Funasa Saúde

Segurança Pública2 horas ago

Comissão aprova proposta para reforçar controle sobre saidões de presos

Educação & Cultura2 horas ago

Entra em vigor lei com regras para mais transparência e controle social no ensino

Educação & Cultura2 horas ago

Projeto prevê formação específica para educadores de alunos autistas

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Comissão aprova política nacional para aumentar rebanho bovino de pequenos produtores

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Comissão aprova projeto que destina parte dos recursos de loterias para o crédito rural

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Governo estabelece parâmetros para Contrato de Opção de arroz

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Primeira estimativa para safra de grãos 2024/25 indica produção de 322,47 milhões de toneladas

Segurança Pública2 horas ago

PF deflagra operação na Prefeitura de Cabedelo e desmascara esquema brutal de aliciamento de eleitores nas eleições

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário7 dias ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO1 semana ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional1 semana ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA1 semana ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura1 semana ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde2 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional2 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO1 mês ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário1 mês ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br