Connect with us

Nacional

A fraude eleitoral que “apressou” projeto da urna eletrônica

Há 30 anos, anulação da votação para deputados federais e estaduais no Rio de Janeiro devido a evidências de manipulação colocou em xeque o sistema baseado em cédulas de papel no Brasil

Segura e inviolável, a urna eletrônica brasileira foi criada com dois objetivos muito claros: tornar o processo eleitoral mais rápido — em um país de dimensões continentais –; e acabar com fraudes. O episódio mais emblemático sobre este segundo ponto aconteceu há exatos 30 anos.

Em 19 de outubro de 1994, os sete juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro decidiram, unanimemente, anular as eleições para deputados federais e estaduais no estado, convocando nova votação para o mês de novembro.

Havia fortes evidências de fraude. O número de votos em branco havia caído de 20% para 10% de 1990 para 1994. Pelo menos uma urna não estava devidamente lacrada. Em uma seção, foram encontradas pelo menos 20 cédulas sem assinatura dos mesários. Em uma das zonas eleitorais, um juiz descobriu irregularidades em 185 cédulas. Em outra, 200 cédulas foram preenchidas com a mesma caligrafia.

No meio disso tudo, autoridades eleitorais do Rio receberam telefonemas com ameaças de morte. O então juiz eleitoral do Rio Luiz Fux, hoje ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a recontagem de 380 mil votos de uma zona eleitoral onde se acreditava que 90% das urnas tivessem sido fraudadas.

“As fraudes foram generalizadas e culminaram com a anulação geral do pleito”, afirma o jurista Henrique Neves da Silva, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Essa grave situação precipitou um processo que já estava em curso: a ideia de transformar as eleições brasileiros em um modelo eletrônico. “Havia muita intervenção humana no processo. E onde tem intervenção humana há pelo menos três atributos ligados ao humano: a lentidão, a prática de erros e muitas fraudes”, explica o analista de sistemas e matemático Giuseppe Janino, um dos cérebros por trás da criação da urna eletrônica.

“Esses problemas, identificados no processo convencional, foram efetivamente os causadores da anulação das eleições para deputado federal e estadual no Rio de Janeiro”, comenta. “Identificaram-se falhas e várias fraudes no processo. Entendeu-se que havíamos batido no fundo do poço na questão da integridade e da credibilidade do processo eleitoral brasileiro.”

Neves da Silva comenta que, diante do “péssimo exemplo” que havia ocorrido no Rio, o TSE apressou-se para “desenvolver as primeiras urnas eletrônicas”.

A criação da urna eletrônica

No rescaldo da confusão fluminense, o então ministro do STF Carlos Velloso assumiu a presidência do TSE, em dezembro de 1994. A prioridade da sua gestão era que, já em 1996, a votação fosse eletrônica ao menos em parte do país.

Foi montado um grupo de especialistas em direito eleitoral e em informática, batizado de Comissão de Informatização das Eleições Municipais de 1996. Até agosto de 1995, eles definiram as premissas do projeto. Em setembro, os gargalos técnicos já haviam sido resolvidos. A partir de então, o desafio era conseguir implantar o sistema e efetivar sua logística a tempo do pleito do ano seguinte.

A informatização era um plano antigo das autoridades eleitorais brasileiras. Tanto que o Código Eleitoral de 1932, a primeira norma brasileira específica para o tema, tinha um artigo prevendo o “uso das máquinas de votar”, após uma regulamentação feita “oportunamente pelo Tribunal Superior”.

Mas a tecnologia ainda não permitia tamanho avanço. Em 1958, o inventor brasileiro Sócrates Puntel (1917-1990) criou uma máquina de votar e chegou a apresentá-la para autoridades — mas dificuldades em transportá-la impossibilitaram sua adoção. Em 1978, o TRE de Minas Gerais também desenvolveu uma engenhoca semelhante, novamente descartada por não ser acessível, resistente e facilmente transportável. Em 1989, eleitores de um município de Santa Catarina votaram por meio de computadores, de forma experimental.

Neves da Silva lembra que desde os anos 1980, “o cadastro de eleitores no Brasil passou a ser centralizado e informatizado”. Isto já resolveu um tipo de problema: as fraudes no alistamento. A partir de então, cada eleitor seguramente só era registrado uma única vez.

Em 1996, houve a estreia do modelo atual — 57 municípios já votaram pelo sistema eletrônico. “As fraudes manuais foram eliminadas e até mesmo os erros naturais de contagem e manipulação de papéis passaram a ser evitados”, diz o jurista. “Isso porque, com o processo de votação eletrônico, a mão humana foi retirada das fases de apuração, totalização e proclamação dos resultados, que eram uns dos principais focos dos fraudadores.”

“A ideia de redemocracia, de governo aberto a partir do uso de ferramentas tecnológicas, é muito forte no Brasil, e também corroborada por uma série de tratados internacionais”, comenta a cientista política e socióloga Mayra Goulart, professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Ela explica que a urna eletrônica se insere nesse contexto, já que a ideia é “usar a tecnologia para disponibilizar informação e aumentar a participação do cidadão na política”. Tal participação vem tanto no ato de “selecionar os representantes” quanto na “participação do processo político, exercendo funções de controle”.

“No caso específico do Brasil, caracterizado por uma relação de muito poder das elites locais, que acabam tendo um domínio muito grande sobre a população que vive nos território por elas comandadas, havia a tradição do ‘voto de cabresto’, expressão que implica justamente que a ascendência dessas elites poderia ser determinante pare restringir a liberdade de voto”, contextualiza Goulart. “A urna eletrônica surge para romper com esse cenário de atraso e conferir liberdade política para esses cidadãos.”

Fraudes mais comuns

Alguns tipos de fraudes eram recorrentes nos tempos das cédulas de papel. Uma delas, conforme contam os especialistas, era o “voto formiguinha”. O fraudador chegava na fila e aliciava um eleitor para o esquema, dando a ele um papelzinho em branco e orientando-o a colocar esse papel na urna — e trazer a cédula oficial para o golpista, em troca de dinheiro.

Então essa cédula era preenchida conforme os interesses do fraudador e dada a um outro eleitor — que tinha de depositá-la na urna em vez do seu voto, trazendo uma nova cédula em branco para receber a recompensa. E assim sucessivamente.

Outro método era o da “urna emprenhada”, ou seja, já cheia de votos dentro antes mesmo do início da eleição. “Havia também fraude na mesa apuradora, quando escrutinadores de má fé, no momento em que abriam os votos, aproveitavam-se da possibilidade de subtração ou inserção de cédulas”, conta Janino. “E votos em branco, havia apuradores que colocavam grafite embaixo da unha e assim os preenchiam.”

Neves da Silva diz também que “os resultados eram modificados na fase de apuração, quando eram inseridos manualmente nos boletins e posteriormente, quando copiados para a totalização”.

“Ou seja: havia muitas fraudes dentro do processo convencional e isso foi o grande motivador para a total quebra de paradigma”, avalia Janino. “A decisão foi mitigar a mão do homem do processo, substituindo-a pela tecnologia.”

Sistema consolidado

Em 28 anos de adoção, nunca houve nenhuma comprovação de fraude no sistema eletrônico. A cientista política Goulart lembra que, depois de o modelo ter sido amplamente questionado — sobretudo por apoiadores do ex-presidente e então candidato Jair Bolsonaro, que insuflava esse discurso — nas eleições anteriores, o tema parece superado. “2024 marca um desgaste desse tipo de discurso. Foi um processo eleitoral em que o questionamento às urnas não se fez presente na maioria dos discursos”, diz ela.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca4 horas ago

Rivais tentam desacreditar Hugo Motta, lembrando ligações com Eduardo Cunha

Nacional4 horas ago

Lula teve traumatismo craniano, afirma médico do presidente

Nacional4 horas ago

STF continuará “blindado” caso Alcolumbre seja o novo presidente do Senado

Nacional4 horas ago

Governo federal prepara reforma administrativa

Nacional4 horas ago

Congresso e governo disputam divisão de emendas na discussão das novas regras de transparência

ECONOMIA5 horas ago

Imposto sobre milionários: O dilema da arrecadação e a insegurança fiscal no Brasil

Judiciário5 horas ago

Insegurança Jurídica no Brasil: A Perseguição Política e Judicial aos Aliados de Bolsonaro

Judiciário5 horas ago

Voto para Quem Completa 18 Anos Entre os Turnos é Obrigatório: Entenda as Regras

Nacional6 horas ago

Candidatos de Bolsonaro Têm 2,2 Milhões de Seguidores a Mais que os de Lula: Um Olhar Sobre as Eleições Municipais

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Salsicha Empanada

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Automatização e justiça

Judiciário6 horas ago

Legislação garante ao consumidor o direito à segunda via da nota fiscal de forma gratuita

Educação & Cultura6 horas ago

Mães destacam qualidade do ensino do Centro de Línguas Estrangeiras de João Pessoa

Saúde6 horas ago

Paraíba aplica mais de 18,5 mil doses no Dia D contra meningite, HPV e Multivacinação

Internacional6 horas ago

Forças de Defesa Israelenses destroem torre e cerca da Unifil

Internacional6 horas ago

Líder da ONU condena assassinatos em Moçambique em meio a processo eleitoral

Internacional6 horas ago

Cplp e COP30 são pontos que movem união, segundo chefe da ONU em Angola

Nacional6 horas ago

A fraude eleitoral que “apressou” projeto da urna eletrônica

Internacional6 horas ago

O que pensam Harris e Trump sobre questões-chave para os EUA

Internacional6 horas ago

Crise esquecida, guerra mata milhares e gera fome no Sudão

Internacional7 horas ago

Falha em usina elétrica deixa 10 milhões sem luz em Cuba

Internacional7 horas ago

França acusa homem por homicídio ao jogar carro em ciclista

Internacional7 horas ago

Moldávia acusa Rússia de interferir em referendo sobre UE

Internacional7 horas ago

Israel confirma ataque com drone contra casa de Netanyahu

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Concessionária de energia oferece 80 novas vagas para eletricistas na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Sine-JP inicia a semana ofertando 371 vagas de emprego

Nacional7 horas ago

Indiciamento de Bolsonaro e militares: novos desafios em um cenário político conturbado

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Projeto de produtores rurais paraibanos é habilitado para concorrer ao Prêmio Bicicleta Brasil

Segurança Pública9 horas ago

Governo da Paraíba lança edital do CFO da Polícia Militar com 30 vagas; inscrições começam dia 4 de novembro 

Educação & Cultura9 horas ago

Prefeitura instala laboratórios de Ciências e investe na alfabetização científica do ensino fundamental

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional9 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional3 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário5 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO10 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional3 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Nacional1 dia ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário1 semana ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional2 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA2 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura2 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde3 semanas ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

CONCURSO E EMPREGO3 semanas ago

DESEMPREGO ALCANÇA MENOR ÍNDICE EM 12 ANOS

Educação & Cultura3 semanas ago

UMA BREVE HISTÓRIA DO PLANETA

Nacional3 semanas ago

OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde1 mês ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura1 mês ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional1 mês ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 mês ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 mês ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 mês ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 mês ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 mês ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 meses ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 meses ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 meses ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 meses ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 meses ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 meses ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br