Connect with us

Judiciário

Demora na análise do recurso no INSS: saiba como resolver

Há tempos que o INSS vem apresentando demora para análise de recursos e revisões. O tempo médio de duração tem ultrapassado facilmente 3 anos de espera pelo segurado.

Se não bastasse a demora no julgamento do recurso, quando o segurado “ganha” o recurso ou revisão, o tempo para cumprimento da decisão é outra espera prolongada.

Vários questionamentos surgem: o INSS tem prazo para julgar? O que fazer quando o recurso do INSS demora? Onde reclamar da demora da análise do INSS? Como pedir agilidade no processo INSS? Como acelerar o recurso do INSS? Quanto tempo demora o cumprimento de acórdão do INSS?

Vamos entender e responder cada uma dessas dúvidas.


 O que é um recurso administrativo no INSS?

Quando alguém não concorda com uma decisão tomada pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), pode usar um recurso administrativo para contestar, ou seja, pedir que a decisão seja revista. O recurso pode ser total ou parcial, dependendo da discordância.
Por exemplo: fiz o pedido de aposentadoria, apresentei minha carteira de trabalho para incluir um período que não constava no INSS e ele indeferiu a inclusão deste período. É possível, então, recorrer desta decisão para que ela seja reanalisada.


 Quem julga os recursos?

As decisões do INSS podem ser revisadas pelo Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), que é um órgão independente, ou seja, não está subordinado ao INSS. O CRPS é responsável por revisar as decisões que afetam tanto os beneficiários (como aposentados e pensionistas) quanto as empresas, conforme prevê a lei.

O CRPS é composto por:

  • 29 Juntas de Recursos (JR), responsáveis pelos julgamentos de primeira instância;
  • 4 Câmaras de Julgamento (CAJ), que atuam como segunda instância.

Tipos de recursos

  1. Recurso Ordinário (primeira instância): Quando o interessado não concorda com a decisão do INSS, ele pode entrar com esse recurso, que será analisado pelas Juntas de Recursos.
  2. Recurso Especial (segunda instância): Se a pessoa ou o INSS não estiverem de acordo com o que foi decidido na Junta de Recursos, podem entrar com esse recurso, que será julgado pelas Câmaras de Julgamento.

 Existe prazo para apresentar meu recurso da decisão do INSS?

Sim, o prazo para apresentar qualquer um desses recursos é de 30 dias após tomar conhecimento da decisão do INSS. O pedido de recurso pode ser feito de forma simples, sem precisar comparecer ao INSS fisicamente. Ele pode ser feito pelo Meu INSS ou pelo 135.

Importante destacar que a apresentação do recurso no INSS não é obrigatória. Se todos os documentos foram apresentados para o INSS e este decidiu contrariamente ao pedido, em vez de recorrer ao próprio INSS, é possível entrar com o pedido na Justiça. Cada caso é um caso e sempre bom procurar uma ajuda profissional para análise da melhor estratégia.

Se eu quiser fazer o recurso administrativo, como devo proceder?

  1. Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS.
  2. Faça o login com seu CPF e senha.
  3. Vá em “Agendamentos/Requerimentos” e clique em “Novo Requerimento”.
  4. No campo de pesquisa, digite “Recurso” e escolha o tipo de recurso que deseja (Ordinário ou Especial).
  5. Preencha as informações e acompanhe o andamento no Meu INSS ou pelo site consultaprocessos.inss.gov.br.

Dicas

 É fundamental explicar os motivos que fazem você discordar da decisão. O INSS até disponibiliza um modelo de formulário para o segurado preencher e anexar ao pedido de recurso. Você pode baixar ele neste link .

Pode ser necessário anexar documentos que comprovem sua argumentação. Como dissemos acima, se todos os documentos já foram apresentados, nem sempre é viável o recurso administrativo, mas se for necessário, acrescente mais documentos que entender cabível para comprovação do seu direito;

Se for representado por alguém (advogado, por exemplo), essa pessoa precisa apresentar documentos que a autorizem a falar em seu nome. Procuração ou representação legar (tutor, curador, etc).


 O INSS tem prazo para julgar?

De acordo com a Instrução Normativa INSS/PRES nº 128/2022 e outras portarias do INSS, há prazos estabelecidos para a análise e o julgamento de processos administrativos, incluindo recursos. Esses prazos podem variar dependendo do tipo de procedimento, mas, em regra, seguem algumas diretrizes:

  1. Prazo para análise de benefícios (incluindo recursos)
    • Lei nº 9.784/1999, que regula o processo administrativo no âmbito federal, estabelece um prazo geral de 30 dias, prorrogável por mais 30 dias, para que a administração pública, incluindo o INSS, analise os pedidos de concessão de benefícios.
    • No caso de recursos, o Regimento Interno do CRPS (Conselho de Recursos da Previdência Social) menciona o prazo de 85 dias para que as Juntas de Recursos ou as Câmaras de Julgamento se manifestem sobre o recurso interposto.
  2. Demais prazos para o INSS
    • O INSS, após a apresentação de um recurso, deve seguir um fluxo para preparar o processo e encaminhá-lo às Juntas ou Câmaras, o que pode impactar o tempo de resposta.
    • No caso de cumprimento de acórdão (decisão judicial ou administrativa), o prazo geralmente é de 45 dias.

Na prática, vemos que o INSS nunca cumpre estes prazos, infelizmente. Mesmo apresentando todos os documentos necessários para concessão do benefício, muitas vezes a análise automática do sistema nega o benefício e os documentos nem chegam a ser analisados por um técnico do INSS.

Outro problema enfrentado pelos segurados é o tempo de demora na análise do requerimento de acerto de vínculos e remunerações.

Este procedimento está previsto na Instrução Normativa do INSS, mas a demora em sua análise desestimula o segurado a realizar, deixando para realizar o pedido quando da solicitação do benefício.

Este procedimento foi criado justamente para minimizar o tempo de análise da concessão do benefício, porém tem se mostrado ineficiente.

O ajuste de vínculos e remunerações pode ser realizado a qualquer momento, independentemente da solicitação de benefício. Por exemplo, um segurado pode ter um vínculo registrado na CTPS que precisa ser incluído no CNIS, mas ainda faltam dois anos para sua aposentadoria. Em vez de esperar até o pedido de aposentadoria para solicitar a inclusão desse período, a proposta do INSS era justamente permitir a regularização antecipada dos vínculos e remunerações, facilitando a concessão automática do benefício no momento da solicitação. No entanto, essa análise de ajuste de vínculos e remunerações tem demorado mais de três anos (como demonstrado por um caso verídico no escritório), tornando o processo ineficiente e desmotivador.


O que fazer quando o recurso do INSS demora?  Onde reclamar da demora da análise do INSS?

Pela Central 135 do INSS é possível registrar uma reclamação. A plataforma Fala.BR, que é o canal oficial para fazer reclamações, denúncias, sugestões ou elogios a órgãos públicos, também pode ser um canal para registrar a indignação da demora. No Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS), também é possível registrar uma reclamação.

Registrar a reclamação é um meio importante de demonstrar que tentou solucionar a questão na própria via administrativa do INSS, porém não quer dizer que irá solucionar o problema da demora.

Faça o registro da reclamação e guarde o respectivo comprovante dela. Isso servirá para eventual pedido judicial.


Como pedir agilidade no processo INSS? Como acelerar o recurso do INSS?

Infelizmente, o único meio que tem se mostrado efetivo para agilizar o processo no INSS e para acelerar o recurso no INSS é por ação judicial.

Nesta hora é de suma importância que o segurado procure ajuda profissional especializada, pois já ações judiciais que destrancam a análise do recurso na via administrativa e há ações que fazer o recurso administrativo perder o objeto e passar a responsabilidade de análise ao Poder Judiciário.


 Ações judiciais para destrancar a análise do recurso administrativo

Mandado de Segurança

É uma ação judicial usada quando há um direito líquido e certo que está sendo violado por uma autoridade pública, como o INSS. Ele pode ser utilizado para obrigar o INSS a tomar uma decisão dentro de um prazo que o juiz estipular. Para este remédio constitucional, é preciso que o tempo de análise estipulado legalmente para o INSS já tenha sido extrapolado. No caso de um recurso ou benefício que está demorando mais do que o tempo previsto, o segurado pode entrar com essa ação para forçar o INSS a emitir uma resposta rapidamente, justificável e fundamentada. O Mandado de Segurança não serve para decidir se o benefício será concedido ou não, mas sim para garantir que o INSS tome uma decisão. Isto é, o juiz não irá determinar a concessão do benefício. Ele apenas “mandará” o INSS analisar o pedido do segurado. Por isso, o mandado de segurança não gera efeitos financeiros, ou seja, não haverá determinação de pagar valores do benefício na ação judicial proposta.

  • Vantagem: O Mandado de Segurança é uma ação rápida e pode garantir uma resposta em prazos mais curtos, inclusive com pedido de liminar (determinação para o INSS cumprir antes mesmo de apresentar sua defesa no processo).Algo interessante que acontece na prática da advocacia é que, no Mandado de Segurança, havendo ou não o pedido de liminar deferida, ao tomar ciência de que o Segurado impetrou esta ação, o INSS já cumpre tudo que está pendente na via administrativa. Então, quando apresenta suas informações ao juiz, já vem logo dizendo que está tudo cumprido e analisado. Nós ficamos felizes e o segurado mais ainda! É um meio bem eficiente para muitos casos.
  • Desvantagem: dependendo do caso, para cumprir a determinação judicial, o INSS indefere o benefício, sem análise correta do que está se pedindo, prejudicando o segurado, apenas para cumprir a ordem judicial de destrancar a análise. Isso é muito comum acontecer em casos de segurados que tem pedido de análise de tempo especial.

Ação Ordinária

Esta já é uma ação mais abrangente, que não apenas visa obrigar o INSS a se manifestar sobre o recurso ou benefício, mas também pode contestar diretamente a decisão do INSS. Nesse tipo de ação, o juiz pode analisar o mérito (ou seja, o direito ao benefício) e conceder o benefício sem que o segurado tenha que esperar pelo fim do processo administrativo. Neste caso, os valores atrasados serão pagos judicialmente.

  • Vantagem Além de obrigar o INSS a se pronunciar, o juiz já pode decidir favoravelmente ao segurado sobre o benefício. Estas ações são importantes para casos que, na prática, já se sabe que o INSS irá negar o pedido e de qualquer modo precisará ir ao Judiciário.
  • Desvantagem: O juiz pode ter um entendimento contrário ao que está se pedindo, quando a Junta de Recurso do INSS possui entendimento favorável. Por isso, a ajuda de um profissional jurídico da área com conhecimento, tanto da via administrativa recursal do INSS, como do Poder Judiciário faz toda a diferença. Havendo o julgamento de mérito pelo juiz, o segurado não poderá mais pleitear o mesmo assunto na Justiça.

 Tutela de Urgência

Em ambas as ações (Mandado de Segurança ou Ação Ordinária), o segurado pode pedir uma Tutela de Urgência. Esse é um pedido de decisão provisória, solicitando ao juiz que obrigue o INSS a tomar uma ação imediata, como antecipar a análise do recurso ou liberar o benefício, antes mesmo do julgamento final. A Tutela de Urgência, geralmente, é concedida quando o segurado consegue demonstrar que a demora está causando dano irreparável, como falta de recursos para necessidades básicas.

  • Vantagem: A Tutela de Urgência pode acelerar a concessão do benefício em situações graves, como quando o segurado depende do benefício para sua subsistência.
  • Desvantagem: pode haver reforma da decisão e o segurado ser condenado a devolver valores que eventualmente possa ter recebido.

 Quanto tempo demora o cumprimento de acórdão do INSS?

O prazo para o cumprimento de um acórdão (decisão final) do INSS geralmente é de 45 dias após a decisão definitiva. Entretanto, como em muitos casos, o prazo pode variar devido à complexidade do cumprimento ou à demanda de processos. Se o INSS não cumprir o acórdão dentro desse prazo, também é possível judicializar o pedido.

Neste caso, novamente, há a saída do Mandado de Segurança para implantar o benefício concedido, porém não gerará direito a pagar os atrasados. Caso o INSS implante o benefício, mas não abra o procedimento interno administrativo para pagamento dos valores atrasados, o segurado precisará novamente acionar o Judiciário com uma Ação de Cobrança.

Sobre a autora

Imagem do autor Pâmela Francine Ribeiro da Silva

Pâmela Francine Ribeiro da Silva

Advogada especialista em direito previdenciário e cálculos previdenciários. https://rsadvocaciap… https://instagram.co… https://facebook.com…

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário6 horas ago

Ainda não recebeu a segunda parcela do 13º salário? Saiba o que fazer

Judiciário6 horas ago

Novas regras da CLT em 2025 mudam a rotina de trabalho aos domingos e feriados

Segurança Pública6 horas ago

Guarda Civil Metropolitana intensifica ações de combate à criminalidade em João Pessoa

Esporte7 horas ago

Estádios Almeidão e Amigão ganham “carrinho maca” para as partidas de futebol

CONCURSO E EMPREGO7 horas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Saúde7 horas ago

Ministério da Saúde garante abastecimento de vacinas em todo o país

ESTADO7 horas ago

Secult-PB publica resultado preliminar da análise documental para seleção de mestres das artes Canhoto da Paraíba

CIDADE7 horas ago

Prefeitura e SPU entregam certidões de regularização fundiária para famílias de pescadores da Penha

ESTADO7 horas ago

Governo entrega casas do Programa Parceiros da Habitação no Cariri paraibano

CIDADE7 horas ago

Prefeitura de Cabedelo entrega Base Descentralizada do Samu na cidade

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Pagode do Meu Agrado, Funkeria e Tracundum fazem show neste sábado na praia de Tambaú

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Sabadinho Bom se despede de 2024 com o samba da cantora Juliana Almeida

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 horas ago

Ministério das Comunicações lança edital para novas rádios educativas em 311 cidades

Judiciário7 horas ago

OAB-PB realiza posse administrativa dos eleitos para comandar a Instituição no triênio 2025/2027

ECONOMIA7 horas ago

Banco do Nordeste investe R$ 44,6 milhões em micro e pequenas empresas do setor moveleiro da Paraíba 

CIDADE7 horas ago

Cícero Lucena assina ordem de serviço para reconstrução da Praça Esperança

ENTRETENIMENTO7 horas ago

Arroz à Parisiense

Nacional8 horas ago

2025: O ano que pode explodir para Lula e Bolsonaro

Saúde8 horas ago

Controle alimentar é fundamental para pessoas com transtornos como o TEA

CIDADE8 horas ago

Ação denuncia abuso de poder e condutas vedadas em São José do Brejo do Cruz e pode resultar na cassação de prefeita 

ESTADO12 horas ago

Entre transferências ao estado, municípios e cidadãos, Paraíba recebeu mais de R$ 38,4 bilhões do Governo Federal

Esporte12 horas ago

Ex-lutador do UFC vê luta contra Logan Paul como a melhor alternativa para o retorno de Conor McGregor

Esporte12 horas ago

FPF divulga tabela detalhada das quatro primeiras rodadas do estadual

Esporte12 horas ago

Vini Jr é eleito o melhor jogador do mundo pela Globe Soccer Awards

Esporte12 horas ago

F1: Verstappen fala sobre expectativa de ser pai pela primeira vez

Esporte12 horas ago

Thiago Monteiro é dominado por Zhang e confirma derrota do Brasil para a China na United Cup

Esporte12 horas ago

Hugo Souza ‘esquece’ raízes flamenguistas e mira se consolidar como ídolo no Corinthians

Nacional12 horas ago

Concessões de transporte somam investimentos de R$ 71 bi em dois anos de Lula

Judiciário12 horas ago

Infrações de trânsito podem levar à suspensão da CNH

ECONOMIA12 horas ago

Salário mínimo subirá R$ 106 e novo valor passará a ser de R$ 1.518 a partir de 1º de janeiro

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA12 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO12 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional12 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE12 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde12 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional12 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura12 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Internacional12 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

ENTRETENIMENTO7 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Nacional12 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO1 mês ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO1 mês ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura4 dias ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde4 dias ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional4 dias ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional1 semana ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional1 semana ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA1 semana ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública1 semana ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional3 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura3 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional3 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde3 semanas ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde3 semanas ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Saúde3 semanas ago

COMER PIMENTA AJUDA A PREVENIR AVC E DOENÇAS CARDÍACAS

Saúde3 semanas ago

ESPECIALISTAS ALERTAM PARA PERIGOS DA COMIDA ULTRAPROCESSADA

ECONOMIA3 semanas ago

ECONOMIA CIRCULAR (PARTE II)

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PASSO A PASSO PARA TER PLANTAS DE FLOR EM CASA OU NO JARDIM

Educação & Cultura3 semanas ago

PROJETO NO NORDESTE ATUA NA RECUPERAÇÃO DE CORAIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br