CIDADE
Cabedelo inscreve equipes para IV Torneio Municipal de Robótica
Evento vai acontecer em novembro e é voltado para alunos das redes municipais, estaduais, privadas e também para escolas da região metropolitana
No dia 23 de novembro, Cabedelo realiza o IV Torneio Municipal de Robótica (TMR), promovido pelo Setor de Tecnologia Educacional (STE) da Secretaria de Educação (Seduc). A Competição será destinada para alunos da rede municipal e também para o público externo (rede estadual e privada de Cabedelo e Região Metropolitana de João Pessoa).
As inscrições para quem deseja participar do Torneio estão abertas até o dia 11 de novembro, por meio de um link disponível nos canaisoficiais da PMC.
O IV TMR vai acontecer no Cabedelo Clube, das 8h às 13h, e visa motivar alunos e professores no uso da Robótica Educacional, estimulando a criatividade, o espírito de colaboração, o espírito esportivo e o domínio das ferramentas tecnológicas como características fundamentais para o bom desempenho das equipes nesta competição. Além de promover o desenvolvimento pessoal, tecnológico e curricular que deve ser compartilhado entre todos os participantes da competição, inclusive na vida
Dinâmica do evento – A competição contará com duas modalidades, “Entrega de Suprimento” e “Operação Limpeza”, nas quais os alunos precisam programar um robô para executar os desafios de forma autônoma, além da exposição de tecnologia por instituições de ensino superior e técnico.
Estão sendo oferecidas 04 vagas para escolas da rede estadual, 02 para unidades da Região Metropolitana, 02 para a rede privada de Cabedelo e 08 para escolas municipais.
Cada escola que se enquadre tanto no público externo como no público interno só poderá inscrever 02 equipes, que devem conter, no mínimo, 02 e, no máximo, 04 participantes.
O resultado da homologação será divulgado no dia 14 de novembro, através dos canais oficias da PMC e do site do Torneio.
O torneio – O III TMR se passará em um cenário hipotético, em que uma das regiões de Cabedelo foi atingida por um acidente natural devastador, prejudicando a infraestrutura básica de transporte, comunicação e de energia.
A primeira equipe de resgate a chegar no local será formada por dois robôs autônomos, cada um com uma missão específica: 1. limpar uma região para que os helicópteros das equipes de resgate possam pousa; e 2. transportar uma carga de medicamentos da área de pouso até um hospital em um povoado isolado. Em seguida transportar para a área de pouso dois feridos graves, que necessitam de remoção imediata.
A competição será dividida em duas modalidades. Na 1ª, intitulada “Entrega de suprimento”, o robô deverá percorrer um caminho tortuoso, transportando uma importante carga. Ao chegar no seu destino, o robô deverá descarregar automaticamente, e em seguida carregar vítimas ao ponto de origem.
Na 2ª modalidade, “Operação Limpeza”, cada robô deve remover de uma arena, uma série de objetos. No entanto, entre os objetos, existem aqueles que não podem ser removidos pelo robô. É importante identificar quais são eles e saber como evitá-los.
Todos os detalhes da inscrição e da competição estão disponíveis no site oficial da PMC.