Connect with us

Segurança Pública

O racha na carreira dos militares da Marinha: opção por voltar a ser recruta em troca de melhores condições de vida

Questionados sobre o motivo de prestar concurso público para forças de segurança mesmo após ter alcançado várias graduações na Marinha do Brasil, militares apontam como primeiro motivo os baixos salários, em segundo lugar as condições de trabalho com escalas de serviço muito apertadas e em terceiro lugar o baixo status na instituição, que dificulta direitos considerados básicos para um militar. As imagens de uam fila de militares ingressando em um quartel da Polícia carioca, divulgadas na internet, causaram forte impacto nas redes sociais de militares, que dialogam sobre as razões de sargentos e outros graduados abdicarem de suas divisas conquistadas.

Escalas de serviço extenuantes

Uma fala do ex-comandante da marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier, mencionou claramente uma questão que afeta diretamente a vida de militares de baixa patente na marinha do Brasil, a escala de serviço e jornada de trabalho. O oficial, enquanto comandante, determinou que não houvessem escalas menores que 3 x 1 na força. O oficial general mencionou que a escala de serviço tem relação com a qualidade de vida das famílias dos militares.

Para se ter uma ideia mais clara, um militar que trabalha em uma escala 2×1 passa cerca de 104 horas por semana dentro de uma instituição militar. Considerando que uma semana tem 168 horas, isso significa que esse militar dedica aproximadamente 62% de seu tempo à vida na caserna. Em comparação, especialistas em medicina do trabalho afirmam que a jornada de 40 horas semanais é o limite máximo recomendado para o ser humano, o que representa cerca de 25% das horas de uma semana.

Um artigo publicado pela Universidade de São Paulo, com base em texto da Science Direct, menciona os riscos à saúde para o ser humano que em jornadas de trabalho excessivsa: “…  Os dados foram organizados em idade, sexo, região e em grupos de duração de jornada (até 48 horas; de 49 a 54 horas; e igual ou superior a 55 horas), entre os anos de 2000, 2010 e 2016. Em 2016, 398 mil pessoas tiveram mortes relacionadas ao AVC e 347 mil a doenças cardíacas, aumento de 19% e 42%, respectivamente. O fator de risco compartilhado por essas pessoas era a exposição a jornadas de trabalho iguais ou superiores a 55 horas por semana, 11 horas por dia, sem contar os finais de semana. Esses e outros resultados foram publicados em 17 de maio deste ano, na revista científica Environment International.”

Essa diferença bastanet significativa levanta questionamentos sobre os impactos dessa carga excessiva sobre a saúde física e mental dos militares. Tempo com a família é qualidade de vida, conforme coloca o almirante Almir Garnier, na mensagem acima.

Militarem mencionam que suportariam de boa vontade qualquer escala em situações excepcionais. Mas, explicam que esse tipo de escala ocorre em situações normais, sem guerra, sem GLO, sem emergências, sem nada que justifique.

Baixo status na instituição

Um livro pouco divulgado ainda disponível na Amazon, com o nome “Casa de Agonia”, escrito por Mário Lima Júnior, ex-militar da Marinha do Brasil, narra por um prisma bastante interessante algumas situações que deixam militares extremamente insatisfeitos, principalmente por se tratarem de “obrigações” estranhas à atividade militar que se aplicam a regalias nada compatíveis com o ambiênte militar concedidas para militares de alta patente enquanto, segundo a obra, militares de baixa patente são tratados como se não merecessem a mesma alimentação, o mesmo período de descanso, o mesmo tratamento humano.

“… das relações entre senhores e servos. Oficiais-generais, no topo da hierarquia, saboreiam pratos especiais, vinhos sofisticados, uísque, queijos e frutas selecionadas. Na outra ponta, servem carne de hambúrguer …”

oficiais transformam navios de combate em hotéis com empregados dedicados a eles, gostam de ser bem servidos… um cabo arrumador me orientou a descascar as laranjas antes de servi-las e limpar as impressões digitais dos copos de vidro porque “os tenentes não gostam das marcas… Por aversão às frescuras na Força Armada mais antiga do Brasil, não por falta de compaixão, deixei a função de babá.”

O salário do militar da Marinha ou do Exército e o do policial militar no Rio de Janeiro e no Brasil, questões de segurança

A atividade policial no Brasil é considerada de alto risco, mas para quem ingressou em uma força armada por meio de concurso público isso não é problema. Militares juram dar sua vida para defender a nação e com frequência são convocados para missões arriscadas. Em cidades como o Rio de Janeiro obviamente a situação é mais complicada. Mas, “estamos preparados e a parte militar vai ser mais fácil ainda”, diz um militar da MB.

Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro confirmou à Revista Sociedade Militar que é verdadeira a fotografia que circulou nas redes sociais de militares nos últimos dias, mostrando sargentos, cabos e marinheiros entrando no centro de preparação da Polícia para verificação de documentos após aprovação no concurso para a instituição. Todos os militares aprovados no concurso sofrerão uma espécie de regressão hierárquica, voltando a ser recrutas.

Enquanto na Marinha, Exército e Força Aérea um oficial general, que passa todo o seu tempo em atividades burocráticas, pode receber um salário que equivale a 42 vezes o que ganha o soldado que está na ponta da linha, garantindo a execução da atividade fim da instituição, nas polícias militares, onde os militares de fato durante 100% do seu tempo – do comandante ao soldado – correm risco de morte – um oficial no último posto dificilmente recebe mais do que 10 vezes o salário de um soldado.

Essa situação leva a questões complicadas e que chegam a envolver a segurança das instalações, furto de armamento e divulgação de informações privilegiadas. Enquanto no Exército, por exemplo, um general mora em uma casa de alto padrão, em área nobre, fornecida pela força, com segurança particular etc. O soldado, cabo ou sargento, que faz a sua segurança, reside em uma comunidade que fica a duas ou três horas de ônibus ou trem, na periferia de algum grande centro e estão sujeitos a tido tipo de pressão por parte de membros do crime organizado que controlam algumas regiões, o que faz com que alguns até ocultem sua condição de militar.

Sociedade de Militar

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca9 minutos ago

Ruy defende mobilização da bancada paraibana para acelerar avanço das obras da BR-230 na Região Metropolitana de João Pessoa

ESTADO18 minutos ago

Governo capacita agentes de viagens do Centro-Oeste e espera incremento do turismo na alta temporada e carnaval 

Politíca41 minutos ago

João Azevêdo confirma apoio a Adriano Galdino em nova eleição na ALPB

Segurança Pública56 minutos ago

Justiça paraibana condena Facebook a indenizar ONG em R$ 10 mil por falha em rede social

Segurança Pública59 minutos ago

Polícia cumpre mandado contra suspeito de postar fotos de jornalistas em site adulto

Politíca1 hora ago

Eleições 2024: Paraíba alcança marco histórico na representatividade racial entre eleitos

Segurança Pública1 hora ago

Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa localiza e recupera veículo roubado no Bessa

Educação & Cultura1 hora ago

ONG Cicovi abre inscrições para 15 cursos gratuitos em João Pessoa

Politíca2 horas ago

Murilo Galdino atende prefeitos de vários municípios paraibanos presentes em Brasília

Internacional2 horas ago

ONU reafirma presença no Haiti, apesar de aumento de áreas controladas por gangues

Internacional2 horas ago

Mediador da ONU no Oriente Médio reflete sobre os desdobramentos da guerra em Gaza

Internacional2 horas ago

Tribunal Penal Internacional emite mandados de prisão contra líderes de Israel e do Hamas

CIDADE2 horas ago

Vereador sugere fiação no subsolo e regulamentação da inteligência artificial

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo se reúne com Luciano Cartaxo, e deputado destaca importância de diálogo com o Governo

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo recebe Michel Henrique e Edna Henrique, e deputado enaltece trabalho e diálogo com o governador

ESTADO2 horas ago

João Azevêdo recebe deputado Bosco Carneiro e prefeito de Alagoa Grande para confirmar apoio a projeto politico e administrativo

ECONOMIA2 horas ago

PNAD Contínua Trimestral: desocupação recua em 15 das 27 UFs no segundo trimestre de 2024

Nacional1 dia ago

Lula revela plano de envenenamento durante jantar com Xi Jinping e surpreende os presentes

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Justiça corrige erro e reintegra candidatos eliminados do CNU

ESTADO1 dia ago

Paraíba conquista pelo quarto ano seguido nota “A” do Tesouro Nacional e atesta equilíbrio fiscal e capacidade de investimento público

Judiciário1 dia ago

DÚVIDAS? Quanta vez Moraes se citou na Operação Contragolpe?

Judiciário1 dia ago

Operação contragolpe: o quebra-cabeça jurídico do “Golpe Verde e Amarelo”

Internacional1 dia ago

Conselho de Segurança não adota resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza

Saúde1 dia ago

Profissionais de saúde explicam importância da vacinação para os recém-nascidos prematuros

Politíca1 dia ago

Após chegar da COP 29 no Azerbaijão, Veneziano recebe quase 70 prefeitos eleitos e atuais, deputados, vereadores e lideranças em Brasília

ECONOMIA1 dia ago

Pesquisa do Procon-JP registra diferença de R$ 0,25 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE1 dia ago

Secretaria de Saúde orienta candidatos que farão provas das residências médica e multiprofissional

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Governo da Paraíba participa da 1ª Feira de Energias Renováveis em Sousa e apresenta Complexo Científico do Sertão

Judiciário1 dia ago

O Papel da OAB-PB na construção de uma Ordem “Social Justa”: reflexões sobre seu futuro e desafios

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Novo sistema prioriza pecuária sustentável e intensiva

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde3 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde3 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura3 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO3 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO3 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 semana ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 semana ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br