Connect with us

Segurança Pública

Prisões: uma defesa racional

A relação entre prisão de criminosos e diminuição de crimes parece bastante direta

Ao fazer uma rápida pesquisa na internet, é muito simples enxergar o quão comum é ler frases como: “o sistema penitenciário é falido” ou “prisões são escolas do crime”. A intelectualidade brasileira e ocidental adora clamar por uma “inovadora” reforma do sistema, que, aos olhos de quem lê, gera a sensação de um mundo desenvolvido, moderno e dinâmico, capaz de fornecer práticas ou teorias de referência que embasem essa nova forma, pretensamente mais humana e eficiente, de fazer as coisas.

A verdade é que as prisões são o melhor meio de combater criminosos reincidentes e que análises excessivamente individualizantes, que mostram uma baixa conscientização dos bandidos como demonstrações de uma realidade caótica, excluem os inúmeros benefícios psicológicos, sociais e econômicos de quem diminui seu contato com criminosos, graças a medidas de encarceramento.

O professor David Fraser demonstra em seu livro A Land Fit for Criminals (uma análise detalhada sobre a criminalidade no Reino Unido) que, em 2003, a quantidade de criminosos reincidentes nas prisões do Reino Unido era de aproximadamente 40 mil (45 mil incluindo mulheres), enquanto o número aproximado de criminosos reincidentes nos quatro países do Reino chegava a 155 mil. No Brasil, não é diferente: segundo dados do Instituto Sou da Paz, fonte insuspeita, apenas 35% dos homicídios são esclarecidos no Brasil. A média global é de 63%. Em 2021, o estado do Rio Grande do Norte esclareceu só 9% de seus homicídios. Até processar, julgar e condenar é mais um caminho enorme; a quantidade de criminosos fora da cadeia deveria gerar atenção enormemente maior do que a do suposto “encarceramento em massa”, tema que será abordado mais à frente.

Um estudo publicado pelo Home Office (ministério do interior), acerca de estatísticas criminais em Inglaterra e Gales, mostra que, a cada 1.000 criminosos presos, evita-se aproximadamente 4 homicídios, 53 estupros, 1.200 agressões (do inglês “assault”, sem tipificação específica na legislação brasileira), 2.600 invasões, 1.100 assaltos à mão armada e 9.200 roubos sem uso de violências adicionais (do inglês “theft”). Em outras palavras, de acordo com o estudo, um criminoso na cadeia equivale a 15 crimes a menos nas ruas.

E quanto custa esse investimento? Um estudo feito por Daniel Seligman e Joyce E. Davis e publicado na Fortune em 1996 aponta que, na época, o custo do encarceramento era, no mínimo, 10 mil dólares por ano menor do que manter o criminoso na rua. Fraser aponta em seu livro que os gastos com o sistema prisional entre 1998 e 1999 foram de 1,9 bilhões de euros por ano e que um estudo publicado alguns anos antes estimava o custo da criminalidade em 60 bilhões de euros por ano. Os gastos do National Health System visando solucionar os problemas psicológicos e físicos causados às vítimas estavam estimados em 1,1 bilhão de euros anuais; caro é deixar o criminoso na rua.

A “escola do crime”: muito se argumenta que os presídios brasileiros são verdadeiras escolas do crime. Com certeza, dentro dos presídios, os criminosos conseguem ampliar seus laços, mas isso é muito mais um tema que versa sobre a organização dos presídios do que sobre o “prender ou não”. Outro ponto interessante está nessa visão que vende os criminosos de primeira viagem como inocentes ingênuos em meio aos malvados professores, experientes na arte da vileza. Dados obtidos em 2020 pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ apontam que a taxa de retorno ao sistema prisional é de 42% (o que deixa claro que 4 a cada 10 presos já passaram por ali antes, sendo já versados na arte do crime), um número de professores por aluno jamais visto em qualquer rede de ensino do mundo.

Intelectuais progressistas costumam sempre apelar para penas alternativas, apontando taxas de ressocialização estrondosas se comparadas aos meios convencionais. Como o mundo trata seus criminosos? A prisão perpétua existe em quase todos os países do mundo, incluindo boa parte dos ditos “desenvolvidos”: Áustria, Bélgica, República Tcheca, Estônia, Alemanha, Lituânia, Luxemburgo, Reino Unido, Países Baixos (a pena é aprovada pela Corte Europeia de Direitos Humanos) e Canadá. Japão e EUA possuem pena de morte. De acordo com o professor Adriano Gianturco, os países que mais evitam a prisão perpétua estão na América do Sul ou na América Central, regiões que concentram alguns dos países mais violentos do mundo. Algum nível de penalidade alternativa pode e deve ser discutido, mas isso não pode, de forma alguma, envolver pedófilos, estupradores, homicidas, latrocidas e assim por diante. A regra, por todo o mundo, para crimes graves é: penas duras, sem possibilidade de progressão.

O professor David Green demonstra que a relação entre prisão de criminosos e diminuição de crimes parece bastante direta, como demonstrado pelo British Crime Survey (BCS), em dados que vão de 1981 a 2003.

Um estudo publicado na revista Choice in Welfare em 1997 analisou dados de Inglaterra, Escócia, Irlanda, França, Áustria, Países Baixos e Dinamarca, buscando confrontar a possibilidade de encarceramento e o aumento da quantidade de crimes registrados, encontrando uma relação positiva entre as duas variáveis (quanto mais chance de prender o criminoso, menor o índice de crimes registrados).

No Brasil, o Estado que concentra mais presos é São Paulo, com aproximadamente 200 mil encarcerados. Em compensação, as taxas de homicídios são inferiores a 10 por 100 mil habitantes, sendo a menor taxa do Brasil, muito distante dos 23,6 por 100 mil que são a média nacional. Claro que a intenção não é encontrar uma causalidade tão direta; obviamente, a questão dos homicídios é multifatorial. A questão do encarceramento não define, mas auxilia na diminuição dos números alarmantes de homicídios.

Como diria o jurista clássico italiano Cesare Beccaria: “A certeza da pena vale mais do que a intensidade da punição.” Mas a intensidade da punição também vale alguma coisa. Estudos do Home Office, citados por David Fraser em sua obra, reforçam isso:

“As taxas de reincidência, que para aqueles liberados após uma sentença de até um ano são de 60%, caem drasticamente para 33% para aqueles liberados após uma sentença de quatro a dez anos, e para ainda mais baixo, 27%, para aqueles que cumpriram penas de dez anos ou mais.” (Fraser, 2008)

O último tema a ser tratado é sobre a “superpopulação carcerária.” Esse tópico sempre vem como pano de fundo de discursos sustentados em movimentos anti-prisão, nunca dispostos sobre bases de “precisamos construir novos presídios.”

Esse argumento tem ao menos três falhas graves: o Brasil é o sétimo país mais populoso do mundo; óbvio que seria uma das maiores populações carcerárias em números absolutos. Em termos relativos, o Brasil é apenas o vigésimo sexto (com penas brandas e progressão facilitada). O segundo ponto é que ele exclui os presos no regime semiaberto, que, de acordo com os dados mais recentes do governo federal, é de 112.980; os presos em regime fechado são apenas 360 mil. O terceiro é acerca da taxa de ocupação de acordo com a capacidade, que, de acordo com o World Prison Brief, coloca o Brasil como septuagésimo quarto 74 país do mundo, à frente de países como Paraguai 38 e Peru 18, muito próximo de países como França 79 e Uruguai 76.Mesmo que o Brasil possuísse verdadeiramente um encarceramento em massa(o que, como mostram os dados, está longe de ser verdade),isso não deveria ser motivo suficiente para liberar os presos mas sim construir novos presídios, o que pode ser politicamente impopular(principalmente no nível local, ninguém quer um presidio perto de casa),segundo a ONU o Brasil é o decimo quarto país com mais mortes por 100 mil habitantes(em termos relativos, nos dados absolutos o Brasil é o primeiro).

Esse artigo não visa, de maneira reducionista, estabelecer o aumento de prisões como uma espécie de panaceia, capaz de solucionar todos os problemas de segurança pública. A função principal da cadeia é afastar o criminoso da sociedade. Para evitar a formação de criminosos, a celeridade e a força da punição também são fatores importantes, mas deve-se também avaliar questões de base, como moralidade social, educação e renda. A intenção aqui é tão somente expor verdades bem fundamentadas e combater aqueles que acham que tudo o que foi apresentado se resolve com “pena alternativa” e ressocialização.

Referências bibliográficas

Beccaria, C. (1764). On Crimes and Punishments. [Texto clássico sobre a eficácia das penas].

Fraser, D. (2008). A Land Fit for Criminals: The Crime Policy of the New Labour Government. [Análise detalhada da criminalidade no Reino Unido].

Gianturco, A. (2023). Em defesa da prisão perpétua. Gazeta do Povo. Recuperado de https://www.gazetadopovo.com.br/vozes/adriano-gianturco/em-defesa-da-prisao-perpetua/

Green, D. (n.d.). Crime is falling because prison works. Civitas. Recuperado de https://www.civitas.org.uk/research/crime/facts-comments/crime-is-falling-crime-because-prison-works-david-green/

Instituto Sou da Paz. (2021). Estatísticas de Homicídios no Brasil. [Dados sobre homicídios e segurança pública no Brasil]. Disponível em: sou-dapaz.org

JusBrasil. (2023). Europa aprova prisão perpétua desde que com revisão. Recuperado de https://www.jusbrasil.com.br/noticias/europa-aprova-prisao-perpetua-desde-que-com-revisao/100599270

Mello, R. (2023). O excesso de prisões no Brasil: um outro ângulo. Consultor Jurídico. Recuperado de https://www.conjur.com.br/2023-dez-14/o-excesso-de-prisoes-no-brasil-um-outro-angulo/

World Prison Brief. (2023). Data on Prison Populations and Conditions Globally. Disponível em: prisonstudies.org

British Crime Survey. (2003). Statistical Bulletin. [Dados sobre a relação entre encarceramento e criminalidade].

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional19 horas ago

Lula revela plano de envenenamento durante jantar com Xi Jinping e surpreende os presentes

CONCURSO E EMPREGO20 horas ago

Justiça corrige erro e reintegra candidatos eliminados do CNU

ESTADO20 horas ago

Paraíba conquista pelo quarto ano seguido nota “A” do Tesouro Nacional e atesta equilíbrio fiscal e capacidade de investimento público

Judiciário22 horas ago

DÚVIDAS? Quanta vez Moraes se citou na Operação Contragolpe?

Judiciário23 horas ago

Operação contragolpe: o quebra-cabeça jurídico do “Golpe Verde e Amarelo”

Internacional23 horas ago

Conselho de Segurança não adota resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza

Saúde23 horas ago

Profissionais de saúde explicam importância da vacinação para os recém-nascidos prematuros

Politíca23 horas ago

Após chegar da COP 29 no Azerbaijão, Veneziano recebe quase 70 prefeitos eleitos e atuais, deputados, vereadores e lideranças em Brasília

ECONOMIA23 horas ago

Pesquisa do Procon-JP registra diferença de R$ 0,25 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE24 horas ago

Secretaria de Saúde orienta candidatos que farão provas das residências médica e multiprofissional

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 horas ago

Governo da Paraíba participa da 1ª Feira de Energias Renováveis em Sousa e apresenta Complexo Científico do Sertão

Judiciário1 dia ago

O Papel da OAB-PB na construção de uma Ordem “Social Justa”: reflexões sobre seu futuro e desafios

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Novo sistema prioriza pecuária sustentável e intensiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá competições de e-sports, matemática, robótica e HQ’s

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Panetone de Natal Fácil

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo participa de cerimônia de premiação de atletas e recebe homenagem pelo apoio aos Jogos da Juventude

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Google deve vender o Chrome para acabar com o monopólio de busca, argumentam promotores dos EUA

Internacional1 dia ago

Os mísseis ATACMS estão “muito atrasados” para ataques ucranianos à Rússia?

Internacional1 dia ago

Por que os maoris da Nova Zelândia estão protestando contra o projeto de lei do tratado da era colonial?

Judiciário1 dia ago

A suspensão de motoristas por aplicativos de transporte

Segurança Pública1 dia ago

Comissão aprova regras para planejamento de defesa de bancos e carros-fortes

Educação & Cultura1 dia ago

Câmara aprova projeto que autoriza uso de R$ 4 bi para custear o Programa Pé-de-Meia

Educação & Cultura1 dia ago

Comissão aprova permissão para cantinas escolares doarem excedente de alimentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Comissão aprova índice nacional para medir variação de preço dos insumos da cadeia do leite

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Comissão aprova fundo nacional para financiar ações de defesa agropecuária

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Comissão aprova projeto que veda totalmente desapropriação de terra produtiva para reforma agrária

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Projeto veda completamente desapropriação de propriedade produtiva para fins de reforma agrária

Politíca1 dia ago

Após decisão do STF sobre porte de maconha, projeto do deputado Sgt Rui proíbe uso de maconha em ambientes públicos

Educação & Cultura1 dia ago

Projeto de terceirização da alimentação escolar recebe ressalvas em audiência

Segurança Pública1 dia ago

Alvo de Operação da PF e Gaeco/MPPB, prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho, emite nota sobre os fatos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 semana ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 semana ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br