Connect with us

ESTADO

48% dos municípios da Paraíba tinham Plano Municipal pela Primeira Infância; e 14% estavam em fase de elaboração do PMPI, em 2023

O tema da primeira infância é investigado pela primeira vez pelas Pesquisas de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic)

Na Paraíba, em 2023, cerca de 48% dos 223 municípios do estado, perfazendo um total de 107 municípios, informaram possuir um Plano Municipal pela Primeira Infância. Em outros 14% (31 municípios), o PMPI se encontrava em processo de elaboração. No Brasil e no Nordeste, os percentuais de municípios com PMPI eram, respectivamente, de 26,6% e 50,8%; enquanto os daqueles com PMPI em elaboração eram de 14,7% e 15,2%. Entre todas as unidades da federação, a Paraíba tinha o 6º maior percentual de municípios com PMPI, atrás apenas dos estados do Ceará (97,8%), Rio Grande do Norte (59,3%), Maranhão (54,4%), Pernambuco (61,9%) e Pará (48,6%).

Essas informações fazem parte do capítulo sobre Primeira Infância da Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC 2023, divulgada nesta quinta-feira (31), pelo IBGE. Nesta edição da MUNIC e da Pesquisa de Informações Básicas Estaduais (ESTADIC), foram investigados oito temas: primeira infância, segurança alimentar, trabalho e inclusão produtiva, recursos humanos, políticas para mulheres, segurança pública, direitos humanos e assistência social.

O Plano Municipal pela Primeira Infância – PMPI é um instrumento de Estado, intersetorial, que visa ao atendimento aos direitos das crianças na primeira infância (até os 6 anos de idade) no âmbito municipal, sua elaboração sendo recomendada pelo Marco Legal da Primeira Infância (Lei n. 13.257, de 08/03/2016).

“As diferenças regionais enfatizam os maiores percentuais nas regiões Nordeste e Norte. Esse destaque pode ser influenciado diretamente pela participação dos municípios na iniciativa do Selo Unicef que objetiva apoiar cidades do Semiárido Brasileiro e da Amazônia Legal a fortalecer as políticas públicas municipais voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Essa iniciativa estimula os participantes a elaborarem os Planos Municipais pela Primeira Infância com base na cartilha disponibilizada pelo Unicef em 2021”, destaca José Eduardo Trindade, autor dos capítulos sobre Primeira Infância da MUNIC e da ESTADIC 2023.

Dos 107 municípios da Paraíba que dispunham do PMPI, 61 já estavam regulamentados por instrumento legal, sendo 36 por meio de lei; 11 por decreto; 5 por portaria e 9 por outro tipo de instrumento legal. Nos demais 46 municípios, os PMPIs ainda não haviam sido regulamentados.

A MUNIC investigou também a existência de Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para a Primeira Infância, responsável por coordenar e articular ações e políticas voltadas para a primeira infância, garantindo a integração e sinergia entre os diversos setores envolvidos; bem como por acompanhar a implementação do PMPI, monitorando os resultados e avaliando o impacto das políticas na promoção dos direitos da primeira infância, permitindo ajustes e melhorias contínuas.

Na Paraíba, 99 municípios declararam possuir um comitê, dos quais 90 realizaram reunião nos últimos 12 meses anteriores à data de aplicação do questionário da pesquisa. Quanto à composição desses comitês paraibanos, predominava a participação das áreas de assistência social, educação, saúde e da sociedade civil, presentes em 96, 95, 92 e 90 comitês, respectivamente. Os conselhos tutelares (66) e os conselhos municipais dos direitos da criança e do adolescente (66), embora com menor representatividade, também compunham os Comitês Intersetoriais de Políticas Públicas para a Primeira Infância.

Educação infantil e acesso a serviços de saúde são as ações mais ofertadas nos municípios

A MUNIC constatou ainda que, em 2023, na Paraíba, dos 188 municípios que declararam ter políticas ou programas de promoção e defesa dos direitos das crianças de 0 a 6 anos de idade, todos tinham pelo menos uma ação ou medida específica para essa faixa etária. Entre tais ações ou medidas, destacam-se o acesso a serviços de saúde, a oferta de educação infantil e o incentivo ao aleitamento materno, adotadas por 95,2%, 85,1% e 82,4% desses 188 municípios, respectivamente. As ações menos frequentes eram a proteção a crianças em situação de rua (17,0%), o acolhimento institucional (26,1%) e a prevenção de acidentes (26,6%).

Outra questão respondida pelos municípios diz respeito à oferta de algum tipo de auxílio creche às famílias com crianças em idade de educação infantil e que não encontrem vaga em creches públicas, para que matriculem suas crianças em centros de educação infantil privados. Na Paraíba, em 2023, apenas 14 municípios responderam positivamente a essa questão, sendo que 2 declararam ofertar esse auxílio em dinheiro, 2 na forma de bolsa de estudo e 7 por meio de vaga adquirida pelo governo, enquanto outros 5 buscaram outra forma de oferecer tal benefício para educação infantil.

A existência de regulamentação específica de espaços públicos voltados para a primeira infância, com características e condições que atendam às especificidades das crianças de 0 a 6 anos de idade, incluindo a oferta de atividades que visem ao seu desenvolvimento, foi outro aspecto investigado pela MUNIC 2023. 65 municípios paraibanos informaram que possuíam tal norma.

Finalmente, 55 municípios do estado responderam afirmativamente à questão relativa à existência de legislação municipal específica estendendo a licença-maternidade e/ou licença-paternidade para os servidores da gestão municipal; enquanto apenas 42 municípios informaram ter instituído sistema próprio de ensino da educação infantil.

Quase todos os municípios paraibanos realizaram ações na área de segurança alimentar e nutricional, em 2023

Do total de 223 municípios paraibanos, 220 informaram ter executado, no ano de 2023, pelo menos uma das 15 ações de segurança alimentar e nutricional investigadas pela Munic 2023, o que corresponde a 98,6% das municipalidades do estado. A segurança alimentar e nutricional – SAN se refere à garantia do direito humano ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente.

Entre as ações realizadas com maior frequência, merecem destaque as compras públicas da agricultura familiar, mencionadas por 220 municípios do estado, por meio de programas diversos, sobretudo o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE (203 municípios) e o Programa de Aquisição de Alimentos – PAA (139). Para tanto, foram utilizados recursos financeiros do próprio município (125) ou repassados governo federal (194) ou estadual (88).

Também se destacam o programa de alimentação escolar, executado por 218 municípios, com recursos principalmente do governo federal e dos próprios municípios; e as ações de caráter educativo, desenvolvidas dentro ou fora do ambiente escolar, tais como: atividades de educação alimentar e nutricional (187); serviços de assistência técnica e extensão rural (ATER) para agricultores familiares e povos e comunidades tradicionais (186); atividades de capacitação, fomento ou incentivo à produção orgânica e/ou agroecológica (121); e o programa de hortas escolares (114). Com exceção das ações de ATER, financiadas sobretudo por recursos do governo estadual, as demais ações educativas foram realizadas majoritariamente com recursos do próprio município ou do governo federal.

O programa de cisternas, incluindo água para consumo e produção, também foi executado por grande número de municípios paraibanos (183); assim como as atividades direcionadas ao público do Cadastro Único e/ou do Programa Bolsa Família (203), entre as quais: encaminhamento a outras redes de serviço (167), cursos de capacitação e/ou educação alimentar e nutricional (60) e atividades relacionadas à geração de trabalho e renda (88).

A realização dessas ações na área de segurança alimentar e nutricional, por grande número de municípios paraibanos, ocorreu apesar do elevado número dos que informaram não possuir: estrutura organizacional nessa área (106); lei municipal de SAN (127); Conselho Municipal de SAN – COMSEA (117); Plano Municipal de SAN (185); nem recursos orçamentários municipais (148) previstos para o financiamento de políticas de SAN, excetuando contrapartidas de convênios com os governos estadual e federal.

Três em cada quatro municípios paraibanos desenvolveram alguma ação de inclusão produtiva

Em 75,3% (168) dos municípios da Paraíba foi desenvolvida pelo menos uma das ações de inclusão produtiva investigadas pela MUNIC 2023, quais sejam, ações, programas ou projetos de: inclusão produtiva rural; qualificação profissional e intermediação de mão de obra; inclusão produtiva urbana; crédito, microcrédito e segura; e geração de trabalho e renda.

“O conjunto de políticas de inclusão produtiva se destina a proporcionar aos indivíduos, em situação de vulnerabilidade econômica e social, habilidades e conhecimentos que possibilitem sua inserção na produção de bens e serviços, ou seja, que promovam sua inserção no mundo do trabalho e renda, para a superação da pobreza e da desigualdade econômica”, explica Kátia Cilene, autora do capítulo sobre Trabalho de Inclusão Produtiva na MUNIC e ESTADIC 2023.

Em 90,6% (202) das municipalidades da Paraíba foi desenvolvida, em 2023, pelo menos uma ação de inclusão produtiva rural, cujo objetivo é fortalecer as atividades realizadas pelas famílias da agricultura familiar em vulnerabilidade social, de forma a aumentar a sua capacidade produtiva e a entrada de seus produtos nos mercados consumidores.

Entre os projetos de inclusão produtiva rural executados, em 2023, por esses 202 municípios paraibanos, a aquisição de alimentos no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ou do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi a mais frequente (191), seguida pelas ações de assistência técnica e extensão rural (173) e de doação de sementes ou matrizes de pequenos animais (160).

Em 48,9% (109) dos municípios do estado foi desenvolvida, em 2023, pelo menos uma ação de inclusão produtiva urbana, que articula ações e programas que favorecem a inserção no mundo do trabalho por meio de emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da economia solidária.

Em 56,9% (127) dos municípios paraibanos foram desenvolvidas ações de geração de trabalho e renda em 2023, enquanto 41,25% (92) desenvolveram pelo menos uma ação de crédito, microcrédito e seguro.

“Ações de concessão de crédito, microcrédito e seguro, além de projetos de geração de trabalho e renda, têm como objetivo colaborar com a diversidade de soluções, já colocadas em prática pelos indivíduos em situação de vulnerabilidade econômica e social, como forma de garantir renda”, desenvolve Kátia.

Recursos humanos da administração pública municipal

Na Paraíba, em 2023, havia 184.616 pessoas ocupadas na administração pública municipal, sendo 170.206 pessoas (92,2%) na administração direta dos 223 municípios do estado; e 14.410 pessoas (7,8%) na administração indireta dos 70 municípios paraibanos dotados desse tipo de administração pública.

Considerando as diversas modalidades de vínculo empregatício, a administração direta municipal do estado era majoritariamente (51,9%) composta por estatutários (servidores regidos pelo Regime Jurídico Único – RJU), que formavam um contingente de 88.325 servidores. O segundo grupo mais representativo era o daqueles que não tinham vínculo permanente (cedidos por outros órgãos públicos, prestadores de serviços autônomos, voluntários, entre outros), totalizando 53.952 servidores (31,7%). Havia ainda 25.936 (15,2%) servidores somente comissionados (que não possuem cargo efetivo); 1.248 (0,7%) celetistas (regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT); e 745 estagiários (0,4%).

Já na administração indireta, os sem vínculo permanente estavam em maior proporção, representando 53,2% do total (7.667 pessoas), seguidos pelos 5.638 estatutários, cuja participação (39,1%) era bem menor que na administração direta. Os somente comissionados eram 7,5% (1.087), enquanto havia apenas 17 celetistas e 1 estagiário.

Fonte: IBGE

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE7 minutos ago

Primeira-dama de Campina Grande visita o IBP-AMA e elogia terapias para autistas desenvolvidas no instituto

CIDADE9 minutos ago

Prefeitura instala câmeras nos cemitérios públicos para coibir furtos e ações de vândalos

CIDADE13 minutos ago

Saúde suspende ação preventiva com vacinação e retoma as ações na próxima segunda-feira

ECONOMIA17 minutos ago

PROCON-PB realiza pesquisa de preços de velas em João Pessoa, devido à proximidade do “Dia de Finados”

ESTADO33 minutos ago

Governo da Paraíba lança site voltado a investidores e apresenta resultados positivos da gestão fiscal em seminário em São Paulo

ESTADO35 minutos ago

Nota Cidadã divulga os 31 ganhadores do sorteio do mês de outubro

Educação & Cultura40 minutos ago

Tudo pronto para o Enem? Veja as dicas de professores para arrasar nas provas

Esporte42 minutos ago

Sem Endrick, Dorival convoca Seleção Brasileira. Veja lista

ECONOMIA47 minutos ago

Preocupação com inflação leva dólar a R$ 5,78, o maior valor em 3 anos

Judiciário55 minutos ago

Juíza do caso Deolane e Gusttavo Lima foi tirada à força de imóvel

ECONOMIA1 hora ago

Reforma Tributária avança: Câmara aprova novo marco para o IBS e regras do ITCMD

ECONOMIA1 hora ago

13º salário: cronograma de pagamentos começa em novembro, fique por dentro das datas e programe-se

Nacional1 hora ago

Feriados de novembro e datas importantes: mês tem 3 feriados nacionais e data contábil

Judiciário1 hora ago

TST determina aplicação de nova lei de correção monetária para a Justiça do Trabalho

Judiciário1 hora ago

Emprego simultâneo como CLT e PJ é fraude trabalhista, decide TST

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Intercâmbio internacional alavanca melhoramento genético de pastagens

Nacional1 hora ago

Quem tem medo de Gilberto Kassab?

Nacional1 hora ago

Itamaraty vai ignorar provocação de Maduro?

Nacional1 hora ago

Projeto que flexibiliza regras para veículos autorizados em rodovias é aprovado em comissão do Senado

ENTRETENIMENTO1 hora ago

LULU SANTOS VOLTA A JOÃO PESSOA COM TURNÊ BARÍTONO

Segurança Pública3 horas ago

Mapear: nova edição do projeto identifica 807 pontos de maior risco para exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais

Politíca3 horas ago

Léa conhece Clínica Escola do Autismo e programa ‘Colo Pra Mãe’; experiências serão levadas para Guarabira

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 horas ago

PL que assegura pagamento de CBios a produtores é aprovado na Câmara e segue agora para Senado

ESTADO3 horas ago

Governo destaca investimentos em rodovias, recursos hídricos e energias renováveis em seminário voltado a investidores em São Paulo 

Politíca4 horas ago

Parceria que deu certo: Júnior Araújo recebe o prefeito eleito de Vieirópolis, Thially Aristóteles, e reafirma aliança para 2025

ENTRETENIMENTO4 horas ago

João Pessoa sedia 6ª edição do  Cine Miau – Mostra Internacional Infantil de Audiovisual – no mês de novembro, com programação gratuita

ESTADO4 horas ago

Cartão Alimentação prossegue com atualização cadastral em mais sete municípios do Estado

Segurança Pública4 horas ago

Justiça condena associação criminosa que usava a Sudema para aplicar golpes financeiros na Capital

CIDADE4 horas ago

Prefeitura de João Pessoa mantém serviços essenciais nesta sexta-feira e sábado

Saúde4 horas ago

SES realiza campanha Novembro Azul para estimular o cuidado integral da saúde do homem

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte5 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Internacional7 meses ago

China

Segurança Pública4 dias ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

ENTRETENIMENTO22 horas ago

DICAS DE CUIDADOS COM A PLANTAÇÃO DE ROSAS

Educação & Cultura22 horas ago

‘ESSÊNCIA DA INTELIGÊNCIA NÃO É SABER DAS COISAS, É VER O FUTURO’

ENTRETENIMENTO22 horas ago

PASTOR AUSTRALIANO: O MELHOR AMIGO PARA QUEM AMA AVENTURA E ATIVIDADES

ECONOMIA22 horas ago

BANCOS MUNDIAIS PREVEEM QUEDA NOS PREÇOS DO PETRÓLEO NOS PRÓXIMOS ANOS

Internacional22 horas ago

CINCO PAÍSES VÃO PAGAR PARA MANTER FLORESTAS

Saúde4 dias ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde4 dias ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura4 dias ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde4 dias ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO4 dias ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura7 dias ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde7 dias ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

ECONOMIA7 dias ago

EMPRESA DE LIMPEZA VERDE ABRE FÁBRICA NO BRASIL

Nacional1 semana ago

Eleições: 51 municípios terão segundo turno neste domingo

ENTRETENIMENTO1 semana ago

O MESTRE DOS DISFARCES: O POLVO QUE SE TRANSFORMOU DIANTE DOS MEUS OLHOS

ECONOMIA1 semana ago

BRICS EQUIVALE A 31,5% DO PIB DO MUNDO

Saúde1 semana ago

COMO MANTER O CORPO HIDRATADO?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

NOVA BATERIA PARA CARROS ELÉTRICOS PROMETE 300 KM COM CARGA DE 5 MINUTOS

Internacional1 semana ago

FLUXO DE ÁGUA DA TERRA ENTRA EM COLAPSO

Nacional2 semanas ago

Senado Aprova: porte de arma para agentes de segurança socioeducativos

Judiciário3 semanas ago

Em série de vídeos, ativistas explicam conceitos ligados à luta por direitos

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

FLORES COMESTÍVEIS

Internacional3 semanas ago

REINO UNIDO PARA DE PRODUZIR ENERGIA COM CARVÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS ELÉTRICOS AJUDAM A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE?

ECONOMIA3 semanas ago

GOVERNO SANCIONA LEI DO COMBUSTÍVEL DO FUTURO

Educação & Cultura3 semanas ago

A CARTA QUe EINSTEIN CHAMOU DE ‘GRANDE ERRO’

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PESQUISADORES ESTUDAM CAROÇO DE AÇAÍ PARA CRIAR CARVÃO VEGETAL

Saúde1 mês ago

ARRITMIA CARDÍACA MATA 320 MIL BRASILEIROS POR ANO

ENTRETENIMENTO1 mês ago

TIPOS DE ORA-PRO-NÓBIS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br