Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Melhoramento de plantas é tema de Simpósio

O IV Simpósio de Melhoramento de Plantas, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas (regional DF) e organizado pela Embrapa e UnB, foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no auditório Irineu Cabral, na Embrapa Sede. O evento reuniu estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento com professores e pesquisadores da área de melhoramento genético vegetal.

O simpósio foi considerado pela professora da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (FAV/UnB) Nara Souza, presidente do evento, um grande sucesso, com mais de 270 inscritos. “Por se tratar do melhoramento de plantas, que é um segmento específico da agronomia, ficamos muito felizes com o resultado. Tivemos mais resumos enviados que todas as outras edições e conseguimos a premiação para os 10 (melhores), que foram apresentados de forma oral pelos alunos de graduação e pós-graduação. Isso permitiu a eles a oportunidade de demonstrarem sua pesquisa e treinarem a apresentação oral”, afirmou a docente.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Cerrados, Fábio Faleiro, esteve presente e participou da abertura do evento. Segundo ele, o fato de hoje o Brasil ser um grande exportador de alimentos e produzir cinco vezes mais alimentos do que seria necessário para abastecer o mercado interno, em comparação com a década de 70, quando importava alimentos, se deve em grande parte ao melhoramento genético de plantas, que contribuiu em muito para essa revolução que aconteceu na agricultura brasileira nos últimos anos.

Da Embrapa Cerrados, participaram como palestrantes os pesquisadores Ailton Pereira e Walter Quadros Ribeiro Júnior. O pesquisador Ailton Pereira fez parte do painel sobre melhoramento de espécies nativas e tratou dos resultados do projeto de melhoramento do pequizeiro, desenvolvido em parceria com a Emater-GO e iniciado em 1999. Após mais de 20 anos de pesquisa, em 2022 foram lançadas as primeiras cultivares de pequi (sendo três com espinhos e três sem espinhos).

Em sua palestra, o pesquisador contou um pouco como foi realizada a pesquisa que resultou no lançamento dessas primeiras cultivares de pequi. “Iniciamos com os estudos de propagação não só do pequi, mas também da cagaita, mangaba, araticum, baru. Depois de dominar a propagação dessas espécies, tivemos que delimitar nossa pesquisa. Não daria para continuar trabalhando com todas. Foi aí que elegemos o pequi como nosso carro-chefe”, contou. 

O trabalho relacionado à propagação do pequi seguiu até 2005, sendo a enxertia a técnica escolhida para ser utilizada. Essa fase da pesquisa serviu de base para o que viria depois. “Uma vez dominada a técnica de propagação, nos tornamos aptos a garimpar o Cerrado em busca de matrizes de pequizeiros nobres para clonar e montar uma coleção de trabalho com fins de melhoramento genético e, também, de conservação da espécie. Percorremos mais de oito mil quilômetros, especialmente nos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais”, contou.

As coleções foram implantadas em áreas da Emater-GO (Goiânia e Anápolis) e da Embrapa Cerrados (Planaltina-DF), contendo pequis de várias procedências e alta variabilidade genética quanto ao porte, forma de copa, época de floração e maturação, potencial de produção de frutos, tamanho de frutos e caroços, espessura e cor da polpa, espessura e resistência da casca, resistência e tolerância a doenças, dentre outras.

Montada a coleção, foram iniciadas as avaliações que levaram em conta aspectos quanto ao crescimento das plantas, arquitetura da copa, incidência de doenças, época de floração e maturação dos frutos, produção de frutos e caroços e relação peso de caroços e frutos. “A partir dessas avaliações, iniciamos a seleção e clonagem das plantas mais promissoras de acordo com nossos objetivos”, explicou o pesquisador.

Depois disso, segundo ele, foram feitos os clones que foram avaliados posteriormente em diferentes ambientes. Por fim, foram selecionadas e registradas as três cultivares de pequi sem espinhos (GOBRS 101, GOBRS 102 e GOBRS 103) e três cultivares de pequi com espinhos (GOBRS 201, GOBRS 202, GOBRS 203). Para auxiliar o produtor, também foi lançada na ocasião uma publicação com orientação para o cultivo do pequizeiro – acesse aqui.

“Celebramos muito esses lançamentos, mas eles foram apenas o primeiro degrau da escada”, afirmou o especialista. Segundo ele, assim que esse ciclo de melhoramento foi encerrado, um outro foi iniciado com o cruzamento entre plantas e a avaliação das progênies – trabalho que deve durar cerca de seis anos. “Se tudo der certo, pretendemos lançar em 2027 e 2032 mais cinco cultivares de pequi visando à diversificação clonal”, adiantou.

O painel também contou com a palestra do professor Lázaro Chaves, da Universidade Federal de Goiás, que tratou do melhoramento de espécies nativas. A mediação foi feita pelo professor do programa de pós-graduação em Agronomia e da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (FAV/UnB), Ricardo Carmona.

Assista ao vídeo de lançamento das cultivares de pequi: https://www.youtube.com/watch?v=SJGBPjSFHOw

Melhoramento de plantas anuais

O pesquisador Walter Quadros participou do painel sobre melhoramento de plantas anuais, apresentando a palestra “Fenotipagem no melhoramento de plantas”. Ele mostrou os resultados mais recentes dos trabalhos desenvolvidos na Embrapa Cerrados em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e o Forschungszentrum Jülich, da Alemanha.

Quadros citou a domesticação do milho, realizada nos primórdios da humanidade, como exemplo de sucesso de fenotipagem. “Para muitas espécies, a fenotipagem modificou drasticamente o fenótipo das plantas na domesticação. Ou seja, o material silvestre é muito diferente do material domesticado”, afirmou.

Segundo o pesquisador, a fenotipagem tradicional, com o auxílio da  intuição, é realizada muitas vezes a partir de características facilmente mensuráveis (peso, tamanho, formato dos frutos e estruturas vegetais), sendo responsável pela quase totalidade dos resultados de melhoramento genético e sempre será de grande importância. “A fenotipagem moderna não vai, em hipótese alguma, substituir a intuição e o esforço do melhorista”.

A fenômica, ferramenta constituída por uma plataforma (campo ou casa de vegetação) e processamento de imagens, tem como vantagens a caracterização rápida, precisa, não invasiva e automatizada, proporcionando a caracterização de inúmeros genótipos. Envolve robótica, drones, aviões e satélites e é usada na predição de produtividade e qualidade de forma não destrutiva e automatizada, podendo auxiliar na genômica e avaliar a tolerância a fatores bióticos (doenças e pragas) e abióticos (como tolerância à seca, salinidade, temperatura, pesticidas e eficiência no uso de fertilizantes).

Quadros apresentou a plataforma de fenotipagem instalada nos campos experimentais da Embrapa Cerrados ao lado da estação meteorológica e utilizada desde 2004. São avaliadas culturas como quinoa, cafés arábica e canéfora, soja, cana tradicional e cana energia, forrageiras (Andropogon spp., Panicum spp., braquiárias e estilosantes), biótipos de trigo sequeiro e irrigado, plantas de cobertura (milheto, quinoa e amaranto) e diversas espécies de safrinha. Em 2024, está sendo iniciado um projeto com milho e Panicum spp.

O período seco no Cerrado (maio a outubro) é ao mesmo tempo problema e solução, segundo Quadros, pois permite o trabalho de fenotipagem para seca a céu aberto. A plataforma de fenotipagem envolve um carretel autopropelido e uma barra com aspersores na qual a água circula do centro (excesso de água) para as extremidades (menores quantidades de água), gerando um gradiente de irrigação. O gradiente também pode ser gerado conforme a velocidade – mais velocidade, menos água e menos velocidade, mais água.

A plataforma permite a comparação entre diferentes espécies (triticale, trigo, milho, feijão, quinoa e amaranto) quanto à responsividade à irrigação (produtividade). Também podem ser usados diferentes genótipos de uma mesma espécie, como o trigo, permitindo a identificação de materiais mais tolerantes à seca ou eficientes no uso de água.

O pesquisador mostrou resultados de experimentos realizados na plataforma nos últimos dois anos, em que foram analisadas as respostas aos diferentes níveis de irrigação (lâminas d’água de pouco mais de 100 mm a 600 mm), destacando o desempenho, em comparação com outros materiais, de cultivares desenvolvidas pelos programas de melhoramento da Embrapa como o trigo irrigado BRS 394 e o trigo sequeiro BRS 404. Também está sendo feita uma análise conjunta, com dados de 2005 a 2024, comparando diversos materiais de trigo e de uma mistura de genótipos.

Também foram apresentados resultados de avaliações complementares de características associadas à sensibilidade das plantas de trigo à seca para validação da plataforma de fenotipagem, como o potencial hídrico, níveis de prolina (reguladora da osmose da planta), cerosidade das folhas; bem como de experimentos de manejo de solo e planta que consideram a interação entre genética e ambiente, como Plantio Direto (mais produtivo) e plantio convencional sob diferentes níveis de água; plantios em linha (mais produtivo) e distribuído com matraca na parcela; e o uso do redutor de crescimento (o produto não afetou a tolerância das plantas à seca).

Quadros lembrou que anteriormente a fenotipagem na plataforma era demorada, trabalhosa e destrutiva, realidade que foi alterada com o uso de sensores terrestres e embarcados em drones (termais e multiespectrais). Ele mostrou um equipamento móvel que acopla sensores que medem os diferentes níveis de água. Para validar os sensores, foram utilizados parâmetros de crescimento, produtividade e qualidade, bem como fisiológicos, como fotossíntese condutância estomática, prolina, cerosidade e potencial hídrico.

O pesquisador apresentou exemplos de culturas avaliadas por sensores multiespectrais e termais embarcados em drone quanto à responsividade à irrigação e à tolerância à seca, como a soja. Os sensores também são usados na modelagem para estimar a evapotranspiração das plantas em função do estresse hídrico, bem como para realizar, em parceria com a UnB, uma modelagem da reação bioquímica dos metabólitos.

O pesquisador citou experimentos de avaliação da tolerância à seca de culturas como soja (materiais transgênicos) e variedades de café (uniformidade da floração e avaliação dos atributos químicos dos grãos); de cana-de-açúcar tradicional; (produtividade e avaliações fisiológicas); de cana para energia e biomassa (vigor híbrido do cruzamento entre S. spontaneum, espécie rústica, e S. officinarum, com maior teor de açúcar, profundidade do sistema radicular, níveis de reposição da evapotranspiração e consumo animal); de quinoa; de amaranto como planta de cobertura; de espécies de forrageiras; de espécies de safrinha (feijão, quinoa, amaranto, triticale, trigo sarraceno e canola); e, mais recentemente, de milho.

Ao final da palestra, Quadros apontou as seguintes perspectivas de resultados da pesquisa: protocolos aperfeiçoados; mecanismos de tolerância à seca identificados; manejos que minimizem a seca; modelagem; novas cultivares estáveis mesmo com veranicos (safrinha) ou irrigadas; fenotipagem com sensores automatizados (terrestres ou embarcados em drones), não invasivos e em larga escala; e novos genes prospectados e validados.

O painel foi mediado pelo professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (FAV/UnB), Marcelo Fagioli, e também teve a palestra do professor José Airton Nunes, da Universidade Federal de Lavras, que abordou as questões da biometria aplicadas ao melhoramento genético de culturas anuais. Após as apresentações, os palestrantes responderam a perguntas dos participantes do evento.

Trabalhos de bolsistas da Unidade são destaque

Dos cerca de 50 trabalhos acadêmicos submetidos ao simpósio, 36 foram selecionados para avaliação por duplas de avaliadores. Os 10 trabalhos com as melhores notas (todas acima de 9,5) foram selecionados para apresentação oral durante o evento – destes, sete são de orientandos de pesquisadores da Embrapa Cerrados, abrangendo as culturas de girassol, café, pitaya, cevada e maracujá:

– Análise morfoagronômica de híbridos simples de girassol no Cerrado do Distrito Federal – 1ª autora: Carolaini Campos da Silva. Orientador: Renato Amabile.

– Desempenho morfoagronômico e composição química de grãos de café conilon cultivados em sistema irrigado no Cerrado – 1ª autora: Arlini Rodrigues Fialho. Orientador: Renato Amabile.

– Caracterização físico-química de frutos de acessos de pitaya do Banco Ativo de Germoplasma da Embrapa – 1ª autora: Ianny Marcelly Gomes Siqueira. Orientador: Fábio Faleiro.

– Adaptabilidade e estabilidade de genótipos de cevada irrigada no Cerrado do Distrito Federal – 1º autor: Rodolfo Dias Thomé (apresentado por Ricardo Meneses Sayd). Orientador: Renato Amabile.

– Diversidade genética de Banco Ativo de Germoplasma de Passiflora spp. Com base em SNPs obtidos por genotipagem por sequenciamento DArT-seq – 1ª autora: Taís Barbosa. Orientador: Fábio Faleiro.

– Análise decomponentes principais como ferramenta do melhoramento genético de girassol no Cerrado do Planalto Central – Kelly Cristina dos Santos Soares (apresentado por João Victor Melo). Orientador: Renato Amabile

– Seleção de híbridos de girassol no Cerrado via análise de componentes principais – 1ª autora: Mariana Alves Santos. Orientador: Renato Amabile.

“Acreditamos ser muito importante o reconhecimento, pela Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, dos trabalhos que a Embrapa desenvolve na área. Os sete destaques entre os 10 melhores trabalhos científicos submetidos no evento são frutos desse esforço”, comentou o pesquisador Renato Amabile.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário16 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE16 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE16 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE17 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde17 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde17 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde17 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura17 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO17 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública17 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO17 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE17 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO18 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte18 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO18 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO18 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura18 horas ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura18 horas ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte18 horas ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário18 horas ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE18 horas ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE19 horas ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde19 horas ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO19 horas ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA19 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública19 horas ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca19 horas ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca19 horas ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca19 horas ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca19 horas ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br