Connect with us

Nacional

Do orçamento secreto ao PLP 175: a batalha por transparência nas emendas parlamentares

Substitutivo abarca de forma mais completa os critérios de transparência e rastreabilidade estabelecidos pelo STF

Vista aérea do Congresso Nacional e da Esplanada dos Ministérios

As emendas feitas ao Orçamento Geral da União, denominado de Lei Orçamentária Anual (LOA) – enviada pelo Executivo ao Congresso anualmente –, são propostas por meio das quais os parlamentares podem opinar ou influir na alocação de recursos públicos em função de compromissos políticos que assumiram durante seu mandato, tanto junto aos estados e municípios quanto a instituições. Tais emendas podem acrescentar, suprimir ou modificar determinados itens (rubricas) do projeto de lei orçamentária enviado pelo Executivo.

Existem quatro tipos de emendas feitas ao orçamento: individual, de bancada, de comissão e do relator.

  1. Emendas individuais: nas emendas individuais, cada parlamentar tem um valor para indicar individualmente no orçamento. Desde 2015, são impositivas. Dentro dessa categoria, estão abarcadas as chamadas “emendas Pix”.
    1. Emendas Pix: são um tipo de emenda individual, com modalidade de “transferência especial” direta para estados, Distrito Federal ou municípios. Ou seja, não há necessidade de celebração de convênio ou instrumento do tipo para os repasses.
  2. Emendas de bancada: são emendas coletivas, de autoria das bancadas estaduais ou regionais. Se tornaram impositivas em 2019.
  3. Emendas de comissão: são recursos indicados por colegiados temáticos no Congresso, e não são impositivas. As comissões permanentes podem apresentar entre quatro e oito emendas, dependendo de sua relação com as áreas temáticas do orçamento. Antes pouco utilizadas, essas emendas (tecnicamente denominadas RP-8) ganharam destaque após o STF considerar as emendas do relator inconstitucionais, resultando em um aumento de quase 6.000% da modalidade em 2022.
  4. Emendas do relator (orçamento secreto): modalidade em que o parlamentar relator da LOA possui o direito de incluir emendas que precisam ser priorizadas pelo Executivo. Do ponto de vista técnico, são denominadas emendas de identificador RP-9. São impositivas e, nos anos em que esse tipo de emenda foi aplicada, foram destinados quase R$54 bilhões para a modalidade.

As emendas parlamentares sempre funcionaram como um mecanismo de barganha entre o Executivo e o Legislativo, sustentando o presidencialismo de coalizão no Brasil.

Até 2015, a liberação dessas emendas era feita de forma discricionária pelo governo federal: deputados e senadores apresentavam suas propostas, e o Executivo decidia se, quando e quanto concederia para cada uma.

Esse cenário começou a mudar durante o governo Dilma (2011-2016), quando, em meio a uma articulação política enfraquecida, o Legislativo passou a aumentar seu controle sobre o processo. Nesse contexto, foi aprovada a Emenda Constitucional 86, criada em março de 2015, que tornou as emendas individuais impositivas – isso significa que o governo é obrigado a destinar recursos para essas emendas.

Em 2019, foi aprovada a Emenda Constitucional nº 100/2019, que tornou as emendas de bancada impositivas. De 2015 a 2023, o valor das emendas impositivas triplicou, o que evidencia um aumento do poder dos parlamentares sobre a execução do orçamento. 

Já em 2020, foram readaptadas as chamadas emendas do relator, popularmente conhecidas como orçamento secreto – essas emendas já existiam, mas, antes de 2020, serviam normalmente para pequenas correções técnicas. Essa modalidade é chamada de “secreta” por não prever transparência acerca de quais parlamentares estão recebendo recursos e nem para quais fins estão sendo destinados, o que dificulta a fiscalização sobre a execução da verba.

Além disso, a partir da readaptação de 2020, as presidências das Casas Legislativas passaram a concentrar controle sobre o orçamento de forma indireta, por meio da indicação dos relatores da LOA, que decidem acerca da distribuição dos recursos das emendas de relator.

A readaptação dessa modalidade foi viabilizada pela relação entre o Congresso e Bolsonaro – eleito em 2018 com a promessa de evitar a “velha política” pautada em coalizões. Contudo, ao perceber a dificuldade de governar sem apoio parlamentar – em 2019, ele teve uma taxa de sucesso legislativo no Congresso de 31%, a menor desde a redemocratização, segundo levantamento do Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB). Bolsonaro buscou alianças com o Centrão e aprovou a nova regra das emendas de relator, originando o orçamento secreto. 

É possível dizer então que, a partir de 2020, as emendas do relator passaram a compor um elemento de barganha para o Executivo – elemento esse que havia sido perdido a partir da impositividade das emendas individuais. Para o orçamento de 2023, no entanto, o orçamento secreto se tornou também impositivo, demonstrando mais uma vez a força do Poder Legislativo no Brasil.

Contudo, em dezembro de 2022, o STF declarou que o orçamento secreto era inconstitucional, e, a partir dessa disputa, deputados e senadores articularam o remanejamento dessas verbas para outros mecanismos. Uma das alternativas encontradas foi turbinar o montante das emendas de comissão. 

A partir da percepção de que o Legislativo faria de tudo para manter a dinâmica da falta de transparência e da concentração de poder sobre as emendas, o ministro Flávio Dino, que assumiu a relatoria do processo acerca do orçamento secreto e emendas parlamentares após a aposentadoria da ministra Rosa Weber, decidiu por manter suspensa a inconstitucionalidade do orçamento secreto e, também, suspender as emendas de comissão e as chamadas emendas Pix até que fossem estabelecidos critérios de transparência e rastreabilidade para os recursos mobilizados por essa modalidade. 

Percebendo que o Legislativo buscaria manter a falta de transparência e concentração de poder sobre as emendas, o ministro Flávio Dino, relator do caso desde a aposentadoria de Rosa Weber, decidiu manter a inconstitucionalidade das emendas do orçamento secreto, e suspender também as emendas de comissão e as emendas Pix até que fossem estabelecidos critérios de transparência e rastreabilidade.

O Legislativo entendeu que o STF não cederia com facilidade, e começou a se articular em duas frentes: a tramitação do chamado “pacote anti-STF” – propostas em tramitação no Congresso que limitam poderes da Corte – e a elaboração de um projeto de lei que garantisse transparência e rastreabilidade para as emendas parlamentares, visando liberá-las. 

A frente de atuação que visava construir um projeto de lei que garantisse transparência e rastreabilidade para as emendas culminou, em última instância, no lançamento do PLP 175/2024

De autoria do vice-líder do governo Rubens Pereira Jr (PT-MA), e relatoria do candidato à presidência da Câmara, Elmar Nascimento (União-BA), esse PLP veio como atualização de um primeiro projeto, o PLP 172/2024, do senador Angelo Coronel (PSD-BA). O PLP 172 não era aprovado pelo STF, que afirmava que o texto não garantia rastreabilidade e transparência para as emendas. 

A partir de novas conversas entre os Poderes, foi protocolado, então, o PLP 175. Em 6/11/2024, o projeto foi votado no Plenário da Câmara dos Deputados, sendo aprovado com folga no formato do substitutivo do relator. Ainda se têm dúvidas sobre o apoio do STF à proposta. Entretanto, há a expectativa de aval da Suprema Corte, dado que Pereira Jr. e Dino são aliados, além do fato de que o novo texto abarca de forma mais completa os critérios do Judiciário, em comparação com o PLP 172.

O senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), líder do governo, informou que o governo planeja modificar o projeto sobre emendas parlamentares para incluir, além do contingenciamento (suspensão temporária), a possibilidade de bloqueio definitivo das emendas, excluindo-as do cálculo do arcabouço fiscal e possibilitando o cumprimento da meta fiscal. O governo defende que as emendas, como outras dotações orçamentárias, devem seguir a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A previsão é que o PLP seja votado no Senado antes do feriado do dia 15/11. 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário22 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE22 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE23 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE23 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde23 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde23 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde23 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura23 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO23 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública23 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO23 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE23 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO24 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte24 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO24 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO1 dia ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura1 dia ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura1 dia ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte1 dia ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário1 dia ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE1 dia ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE1 dia ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde1 dia ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO1 dia ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA1 dia ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública1 dia ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca1 dia ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca1 dia ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca1 dia ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca1 dia ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br