Connect with us

Internacional

Pobreza cai, mas desigualdade persiste na América Latina

Relatório da Cepal aponta que 27% dos latino-americanos estão em situação de pobreza, enquanto o 1% mais rico concentra 33% da riqueza. Brasil responde por mais de 80% da redução da pobreza na região no ano passado

A pobreza atingiu o nível mais baixo desde 1990 na América Latina e no Caribe, enquanto a desigualdade de renda continuou alta, de acordo com o mais recente relatório da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), divulgado nesta terça-feira (12/11).

A porcentagem da população latino-americana em situação de pobreza em 2023 foi de 27,3%, o que representa uma queda de 1,5 ponto percentual em comparação ao ano anterior. Em relação a 2020, o ano mais crítico da pandemia de covid-19, essa melhora foi de 5 pontos percentuais.

Ainda assim, ainda há 172 milhões de pessoas na região sem renda o suficiente para necessidades básicas, e 66 milhões vivem de forma ainda mais precária, sem acesso a itens essenciais à sobrevivência, como água potável, comida e moradia.

A taxa de pobreza extrema correspondia a 10,6% da população da região em 2023, 0,5 ponto percentual abaixo de 2022, mas acima dos níveis de 2014.

O relatório, intitulado Panorama Social da América Latina e do Caribe 2024aponta que mais de 80% da redução da pobreza verificada na região em 2023 se deve ao desempenho do Brasil, onde vive um terço da população da América Latina. O resultado brasileiro se deve sobretudo aos programas de transferência de renda no país, diz o documento.

A Cepal observa que não houve variação significativa nos níveis de desigualdade de renda na região de 2022 a 2023, que permaneceram altos. Entre 2014 e 2023, o índice de Gini – que mede a concentração de renda e varia de 0 (igualdade máxima) a 1 (desigualdade máxima) – sofreu uma leve redução de 4%, caindo de 0,471 para 0,452.

A distribuição da riqueza é ainda mais desigual do que a de renda. Considerados os ativos financeiros e não financeiros da população latino-americana, os 10% mais ricos concentravam 66% da riqueza total, e o 1% mais rico, 33%.

Crise de desenvolvimento

O documento explica que há muitas características em comum entre os países da região em termos de desequilíbrios econômicos, sociais e ambientais, e cita “três armadilhas” que resultaram em uma crise de desenvolvimento na região:

  1. Baixa capacidade de crescimento, que deve ser combatida com uma “grande transformação” produtiva;
  2. Alta desigualdade com baixa mobilidade social e fraca coesão social, agravada por sistemas de educação precários, sistemas tributários regressivos e sistemas de proteção social com deficiências e lacunas;
  3. Políticas públicas e instituições com baixa capacidade de gerenciar as transformações necessárias.

Entre os gargalos dos países latino-americanos para combater a pobreza e a desigualdade, estão déficits de trabalho decente, incertezas associadas às mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e mudanças climáticas. 

“Muro da vergonha” tem dez quilômetros e separa bairro pobre de zona abastada em Lima, Peru

Pobreza afeta mais mulheres

O relatório anual da Cepal concluiu que as mulheres latino-americanas estão mais marginalizadas que os homens em idade ativa. A incidência de pobreza entre mulheres de 20 a 59 anos era de 22,2%, quase 4 pontos percentuais a mais do que entre homens na mesma faixa etária.

O modelo de divisão do trabalho vigente e a atual organização social do cuidado criam lacunas de gênero, explica o documento.

Em 2022, apenas um pouco mais da metade das mulheres da América Latina e do Caribe estavam inseridas no mercado de trabalho (53,5%), em contraste com um percentual de 75,9% dos homens.

Entre as pessoas fora da força de trabalho na região, 56,3% das mulheres relataram se envolver exclusivamente em trabalho doméstico e de cuidado não remunerado, em comparação com 7,3% dos homens na mesma situação.

Mulheres com 65 anos ou mais também têm níveis de pobreza mais altos que os homens, mesmo recebendo pensões. Segundo o documento, 70,3% das mulheres que não recebem nenhum tipo de pensão têm rendimentos própios abaixo da linha de pobreza, assim como 42,6% das mulheres que recebem uma pensão não contributiva.

Crianças e adolescentes

Segundo o relatório, crianças e adolescentes são o grupo mais exposto à pobreza. Em 2023, 4 em cada 10 crianças e adolescentes viviam em casas situadas abaixo da linha de pobreza, uma proporção significativamente maior do que a observada na população adulta.

A pobreza infantil é mais elevada nas zonas rurais (39,1%) em comparação às zonas urbanas (24,6%).

A Cepal chama a atenção para esse tópico, uma vez que a infância e a adolescência são janelas de oportunidade únicas no desenvolvimento humano.

“O investimento na primeira infância é uma política altamente econômica, assim como a segunda janela de oportunidade da adolescência. Portanto, investir em crianças e adolescentes é uma aposta estratégica na região”, diz o documento.

“A erradicação da pobreza entre crianças e adolescentes é um imperativo de direitos e uma questão fundamental para o progresso rumo ao desenvolvimento social inclusivo”, reforça a organização.

Programas de transferência de renda brasileiros foram o principal motor da diminuição da pobreza na América Latina e Caribe, diz Cepal

Proteção social não contributiva

“Para enfrentar a crise de desenvolvimento na região, é necessário avançar em direção a sistemas de proteção social universais, integrais, sustentáveis e resilientes. Para isso, é urgente fortalecer as instituições sociais com capacidades técnicas, operacionais, políticas e prospectivas”, observou o secretário-executivo da Cepal, José Manuel Salazar-Xirinachs.

A organização defende mecanismos de proteção social não contributivos – ou seja, que não dependem de uma contribuição – para que a região alcance um estado de bem-estar social.

“A proteção social não contributiva torna-se particularmente relevante quando se consideram os níveis persistentes de pobreza extrema e pobreza na região, juntamente com a natureza histórica e estrutural da desigualdade e os altos níveis de informalidade no trabalho e empregos de baixa qualidade que se traduzem em acesso limitado ou escasso às políticas de proteção social contributiva”, defende a organização.

De acordo com a Cepal, é necessário um nível de investimento em proteção social não contributiva entre 1,5% e 2,5% do PIB, ou entre 5% e 10% do gasto público total, para que a região avance na erradicação da pobreza, o que está distante da realidade. Em média, os 20 países da região que foram analisados gastaram em média 0,8% do PIB, ou 3% do gasto público total, em proteção social não contributiva em 2022.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

ESTADO25 minutos ago

Paraíba conquista pelo quarto ano seguido nota “A” do Tesouro Nacional e atesta equilíbrio fiscal e capacidade de investimento público

Judiciário2 horas ago

DÚVIDAS? Quanta vez Moraes se citou na Operação Contragolpe?

Judiciário3 horas ago

Operação contragolpe: o quebra-cabeça jurídico do “Golpe Verde e Amarelo”

Internacional3 horas ago

Conselho de Segurança não adota resolução exigindo cessar-fogo imediato em Gaza

Saúde3 horas ago

Profissionais de saúde explicam importância da vacinação para os recém-nascidos prematuros

Politíca3 horas ago

Após chegar da COP 29 no Azerbaijão, Veneziano recebe quase 70 prefeitos eleitos e atuais, deputados, vereadores e lideranças em Brasília

ECONOMIA3 horas ago

Pesquisa do Procon-JP registra diferença de R$ 0,25 no preço do litro da gasolina comum

CIDADE4 horas ago

Secretaria de Saúde orienta candidatos que farão provas das residências médica e multiprofissional

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 horas ago

Governo da Paraíba participa da 1ª Feira de Energias Renováveis em Sousa e apresenta Complexo Científico do Sertão

Judiciário5 horas ago

O Papel da OAB-PB na construção de uma Ordem “Social Justa”: reflexões sobre seu futuro e desafios

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 horas ago

Novo sistema prioriza pecuária sustentável e intensiva

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá competições de e-sports, matemática, robótica e HQ’s

ENTRETENIMENTO6 horas ago

Panetone de Natal Fácil

ESTADO6 horas ago

João Azevêdo participa de cerimônia de premiação de atletas e recebe homenagem pelo apoio aos Jogos da Juventude

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 horas ago

Google deve vender o Chrome para acabar com o monopólio de busca, argumentam promotores dos EUA

Internacional7 horas ago

Os mísseis ATACMS estão “muito atrasados” para ataques ucranianos à Rússia?

Internacional7 horas ago

Por que os maoris da Nova Zelândia estão protestando contra o projeto de lei do tratado da era colonial?

Judiciário7 horas ago

A suspensão de motoristas por aplicativos de transporte

Segurança Pública7 horas ago

Comissão aprova regras para planejamento de defesa de bancos e carros-fortes

Educação & Cultura7 horas ago

Câmara aprova projeto que autoriza uso de R$ 4 bi para custear o Programa Pé-de-Meia

Educação & Cultura7 horas ago

Comissão aprova permissão para cantinas escolares doarem excedente de alimentos

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Comissão aprova índice nacional para medir variação de preço dos insumos da cadeia do leite

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Comissão aprova fundo nacional para financiar ações de defesa agropecuária

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Comissão aprova projeto que veda totalmente desapropriação de terra produtiva para reforma agrária

AGRICULTURA & PECUÁRIA7 horas ago

Projeto veda completamente desapropriação de propriedade produtiva para fins de reforma agrária

Politíca7 horas ago

Após decisão do STF sobre porte de maconha, projeto do deputado Sgt Rui proíbe uso de maconha em ambientes públicos

Educação & Cultura8 horas ago

Projeto de terceirização da alimentação escolar recebe ressalvas em audiência

Segurança Pública8 horas ago

Alvo de Operação da PF e Gaeco/MPPB, prefeito eleito de Cabedelo, André Coutinho, emite nota sobre os fatos

Segurança Pública1 dia ago

Militares lamentam! Nota do Exército sobre prisão de General e Coronéis se espalha pelas redes sociais de oficiais e graduados

Segurança Pública1 dia ago

O dedo esquecido derrubou o sigilo de um Tenente-Coronel de elite do Exército Brasileiro: oficial preso teria utilizado dados de terceiros para registrar chip

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura2 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura6 dias ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde6 dias ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde1 semana ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA1 semana ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde1 semana ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional1 semana ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br