CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Transcrição de áudio do WhatsApp deve chegar para todos nos próximos dias

O WhatsApp confirmou que realiza testes para a ferramenta nativa de transcrição de áudio. A ideia é que o usuário possa rapidamente saber por texto o que está escrito numa mensagem gravada por um contato. No entanto, ao contrário de relatos publicados na internet, a função não foi liberada oficialmente.
A expectativa é de que a transcrição de áudio seja anunciada aos consumidores “em breve”. Quando? Não se sabe, mas deve ser questão de dias ou semanas, segundo apuramos com fontes do mercado.

Testes em andamento
Os testes estão sendo realizados há meses. Alguns adeptos do WhatsApp já tiveram e depois ficaram sem, enquanto outros recentemente receberam a transcrição. Os experimentos ocorrem em aparelhos da Apple, Motorola e Samsung, entre outras fabricantes, já que a função deve chegar simultaneamente ao Android e ao iOS.
Em nota, o WhatsApp nos explicou que as mensagens de voz continuam protegidas pela criptografia de ponta a ponta. A função foi concebida de modo a converter os áudios em textos diretamente nos dispositivos das pessoas, o que significa que “o WhatsApp não consegue vê-las ou lê-las”.

É possível transcrever as gravações de voz no WhatsApp com ferramentas de terceiros. A empresa de mensageria Blip oferece, por exemplo, o ViraTexto, que utiliza computação em nuvem para realizar a renderização. Já a futura ferramenta oficial da Meta deverá conferir mais privacidade às comunicações.