Connect with us

Educação & Cultura

Manuel Congo e o maior motim de escravos do Vale do Paraíba

Ferreiro mobilizou cerca de 400 escravizados, e parte deles conseguiu criar um quilombo. O líder acabou condenado à forca e executado em praça pública, há 185 anos

Gravura mostra punição de escravizados em praça pública, semelhante à que foi aplicada a envolvidos na rebelião de Manuel Congo

Camilo Sapateiro decidiu ir sem autorização da fazenda Freguesia, onde era escravizado, para a fazenda Maravilha, na mesma região de Paty do Alferes, no Rio de Janeiro. Era a noite de 5 de novembro de 1838. O feitor surpreendeu Camilo e não teve dúvidas: matou-o a tiros.

A situação foi o estopim de uma revolta entre os demais escravizados da fazenda. Eles tentaram linchar o feitor. Foram contidos, mas começaram a se organizar para uma fuga. Para tal, se aproveitaram de uma instabilidade política regional.

“O ano de 1838 é sintomático de um momento de fratura dentro da classe senhorial de Vassouras e Paty do Alferes”, comenta o historiador Vitor Hugo Monteiro Franco, pesquisador da Biblioteca Nacional e integrante do grupo de pesquisa A Cor da Baixada.

O dono da fazenda, o capitão-mor Manuel Francisco Xavier, estava no centro de uma rixa com oligarcas da região. Alguns escravizados, que trabalhavam próximos a seus senhores, sabiam disso. Eles viviam à espera de um gatilho para uma revolta, e este gatilho foi o assassinato de Camilo.

Leia mais conteúdos relacionados ao Dia da Consciência Negra

O líder da rebelião foi Manuel Congo, que tinha se tornado um dos homens de confiança de Xavier. Era ferreiro, uma habilidade muito valorizada entre escravizados, pois ele podia fazer ferramentas e armas. Descrito como homem forte e habilidoso, geralmente quieto e sério, ele provavelmente adotou o prenome português em homenagem ao seu proprietário. Congo, como era costume, denotava sua nação de origem.

Manuel Congo era tido como astuto. “Teve conhecimento, na própria África, da ilegalidade do tráfico internacional de escravos. De alguma forma que os documentos não aludem, este africano já se relacionava com o universo lusitano atlântico”, comenta a historiadora Lucimar Felisberto dos Santos, membro da Rede de Historiadorxs Negrxs e autora de Entre a Escravidão e a Liberdade: africanos e crioulos nos tempos da Abolição, entre outros livros.

A fuga

Monteiro Franco explica que a morte de Camilo Sapateiro criou comoção na senzala. “Geralmente a gente imagina a escravidão como a ausência de negociação, a permanente violência”, mas o que acontecia no Brasil é que primeiramente os escravizados tentavam negociar. A escravidão era negociação e conflito. Não só conflito”, aponta.

O historiador conta que alguns escravizados tentaram argumentar com Xavier que o feitor havia extrapolado os limites, “cometido uma infração dentro da lógica senhorial e deveria ser punido”. Como o proprietário não acatou a reclamação, veio a revolta.

Por volta da meia-noite do dia em que Camilo Sapateiro foi morto, um grupo de cerca de 80 escravizados arrombou as portas das senzalas da fazenda Freguesia. Eles invadiram o pátio, chamaram as escravas domésticas que dormiam no sobrado da casa grande. Também foram aos paióis, onde puderam pegar suprimentos, facões e uma garrucha (arma de fogo de cano curto).

Esconderam-se, então, nas matas da fazenda Santa Catarina, que era de outro proprietário. Na noite seguinte, foram até a fazenda Maravilha, também possessão de Xavier. E lá expandiram o motim.

Renderam o feitor e ameaçaram matá-lo — e ele acabou fugindo. Então, abriram as senzalas e convocaram outros escravizados a se juntarem a eles. Arrombaram todos os depósitos e levaram comida, ferramentas e armas. Até porcos conseguiram carregar.

No caminho, passaram pela fazenda Pau Grande, de outro proprietário, e lá também libertaram cativos. A essa altura, o grupo já congregava mais de cem revoltosos.

Quando a notícia se espalhou por outras fazendas, rebeliões começaram a ocorrer em série na região. Todos seguiam em direção à Serra da Taquara, o que indica que havia algum combinado prévio. Calcula-se que cerca de 400 pessoas tenham sido reunidas. Não houve registro de violência contra os brancos.

O ferreiro e o místico

“Era uma luta contra o sistema da escravidão, que pressupunha um processo de liberdade para aqueles escravizados da região do Vale do Paraíba. Mas no fim das contas estava integrado com várias outras ações de fuga desde o período colonial”, analisa o historiador Phillippe Arthur dos Reis, pesquisador na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A insurreição quilombola de Manoel Congo e Marianna Crioula foi a maior revolta negra do meio rural brasileiro, causando grande repercussão na corte, a ponto de ter deixado indignados os fazendeiros da província, surpreendidos com o fato de um bando de escravos maltrapilhos desafiar o modelo econômico e social pré-estabelecido pelos donos do poder da época”, afirma Santos.

Marianna Crioula era da mesma fazenda. Manuel Congo se juntou a ela e foram aclamados como rei e rainha da comunidade. “Isso ocorreu nesse processo de formação do quilombo”, pontua Reis.

Para especialistas, a liderança de Manuel Congo pode ter sido consequência de seu trabalho como ferreiro. “Na lógica centro-africana, a forja é ligada aos deuses. Então ser um ferreiro o colocava em conexão com os espíritos ancestrais, que, para eles, são o que balanceia a vida”, explica Monteiro Franco. “Provavelmente a liderança [de Manuel Congo] vinha desde a ocupação na fazenda. Não é trivial que o líder da revolta fosse um africano como ele.”

Captura e julgamento

No dia 11 de novembro, 160 homens da Guarda Nacional, sob o comando de Luís Alves de Lima e Silva (1803-1880), mais tarde Duque de Caxias, se embrenharam na mata com a missão de recapturar os fugitivos — de preferência, sem matá-los, pois eram mão de obra importante para seus senhores. Como os escravizados foram abrindo uma picada na mata fechada, foi fácil rastreá-los: em algumas horas, já haviam cercado o grupo.

Nem todos foram recapturados. “Houve repressão, prisão e mortes, mas alguns desses escravizados conseguiram de fato formar um quilombo”, afirma Monteiro Franco. 

“[Este é] considerado o maior quilombo do Vale do Paraíba. Mas foi uma experiência efêmera”, diz o historiador Petrônio Domingues, professor na Universidade Federal de Sergipe (UFS). “Cerca de um mês depois, o quilombo foi debelado pelas forças de repressão.”

Dezesseis dentre os líderes foram levados a julgamento. Todos das fazendas de Xavier. Foram condenados a 650 chibatadas cada um, 50 por dia. E obrigados a usar um gonzo de ferro no pescoço por três anos, de acordo com informações trazidas pelo sociólogo Clovis Moura (1925-2003) em seu Dicionário da Escravidão Negra no Brasil.

Manuel Congo, apontado como líder do grupo, foi condenado à forca e executado no dia 4 de setembro de 1839, em praça pública na cidade de Vassouras.

“Vítima, como milhões de outros africanos na diáspora, desta experiência de desterritorialização, Manuel Congo foi obrigado a refazer sua vida em cativeiro, frente ao campo de possibilidades que lhe era possível ter acesso, tendo de levar em conta, na conformação de sua experiência e projetos, os limites impostos pelo arranjo social no qual estava inserido”, pontua a historiadora Santos.

“Assim, acredito que sua luta limita-se à aquisição da liberdade do seu grupo ou, em última instância, daqueles que como ele eram escravizados ilegalmente por ter sido traficados após a lei de 1831 [que proibia o tráfico internacional de escravos]. Nesse sentido, a vivência de Manuel Congo expressa muito sobre a normalidade da experiência de africanos livres no Brasil”, conclui.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIDADE4 minutos ago

Nova Palmeira, na Paraíba, obtém o reconhecimento federal de emergência devido à estiagem

Esporte7 minutos ago

Brasil tenta, mas não sai do empate com o Uruguai em Salvador

ECONOMIA16 minutos ago

Câmbio: Dólar sobe antes do feriado; mercado espera pacote fiscal

Educação & Cultura19 minutos ago

Brasil terá programa Pé-de-Meia para incentivar futuros professores

ECONOMIA21 minutos ago

Haddad diz que pacote ‘está fechado’ com Lula, será anunciado em breve e que só espera a Defesa

CIDADE3 horas ago

Baía da Traição: ministro disponibiliza recursos para conter avanço do mar na PB

Judiciário3 horas ago

Harrison vence Paulo Maia por larga vantagem e obtém a maior votação da história da OAB

Saúde4 horas ago

Fitoterápico chinês trata demência e ainda rejuvenesce cobaias

Saúde4 horas ago

Curativo bioeletrônico combate infecções sem usar antibióticos

Saúde4 horas ago

Estudo revela ligações entre vários pesticidas e câncer de próstata

Saúde4 horas ago

Microbiota intestinal: Microrganismos influenciam o corpo e a mente

Saúde4 horas ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 horas ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 horas ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 horas ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Internacional4 horas ago

Força da ONU no Líbano alerta para escalada de tensão ao longo da Linha Azul

Educação & Cultura4 horas ago

Manuel Congo e o maior motim de escravos do Vale do Paraíba

Internacional4 horas ago

Praga luta contra os problemas do turismo em excesso

Internacional4 horas ago

“Palácio maldito” de Veneza é vendido a comprador anônimo

Internacional4 horas ago

Líbia cria “polícia da moralidade” para impor uso do véu

Internacional4 horas ago

Ataques mortais por leopardos: problema crescente na Índia

Internacional4 horas ago

Biden autoriza Kiev a usar mísseis contra território russo

Internacional4 horas ago

Argentina de Milei ameaça consenso no G20

Internacional5 horas ago

ONU soa alarme com ação de gangues ganhando terreno na capital do Haiti

Internacional5 horas ago

Unicef apoia acesso ao saneamento rural até 2030 em Moçambique

Politíca6 horas ago

Aposta alta no sertão: Hospital Infantil de Cajazeiras sai do papel? 

Judiciário6 horas ago

Procura-se o prefeito Panta, de SR, para assinar um mandado em uma ação judicial de simples vigilantes que querem receber o adicional noturno

Politíca6 horas ago

Chico Mendes mantém confiança em base governista e minimiza desentendimentos na Assembleia Legislativa

Politíca12 horas ago

CCJ aprova projeto que cria Programa de Atendimento Geriátrico da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública3 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 horas ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 horas ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 horas ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 horas ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura5 dias ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde5 dias ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

O que é CLT?

Saúde6 dias ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional6 dias ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO6 dias ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura6 dias ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO6 dias ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura7 dias ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde7 dias ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO7 dias ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA7 dias ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde1 semana ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura1 semana ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional1 semana ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br